Acompanhe seu colunista favorito direto no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

México atrai visitantes associando viagens de luxo e sustentabilidade

Regiões no litoral do Caribe, do Pacífico e do Mar de Cortés priorizam o turismo responsável

ODS 11 • Publicada em 12 de outubro de 2022 - 09:11 • Atualizada em 12 de outubro de 2022 - 09:16

A feira International Luxury Travel Market North America (ILTM NA) reúne produtos de turismo de luxo em um ambiente único no litoral caribenho do México: Mayakoba. Neste complexo com quatro hotéis, residências de alto padrão e campo de golfe, o desenvolvimento sustentável vem em primeiro lugar. Tudo ali foi pensando levando em conta um ecossistema privilegiado, entre o azul do Mar do Caribe e o verde da floresta de Yucatán.

Leu essa? Na Riviera Maya, o luxo é aliado da preservação ambiental

A ILTM NA é realizada há dez neste cenário onde soluções sustentáveis se sobressaem naturalmente. Em 2023 a feira se muda para a Bahamas. Mas por enquanto vamos ficar em 2022. Na edição deste ano, mês passado, além do ambiente sempre inspirador para quem prioriza a sustentabilidade nos roteiros de viagem, diversos hotéis de outros pontos do mundo fizeram questão de valorizar seus atrativos sustentáveis. Quando o tema é sustentabilidade, o mundo das viagens de luxo está mudando (para melhor), e rapidamente.

Acompanhe seu colunista favorito direto no seu e-mail.

Veja o que já enviamos
Fairmont Mayakoba, destino de luxo no México
Fairmont Mayakoba, no litoral caribenho do México: destino de luxo e de turismo sustentável / Foto: Carla Lencastre

Los Cabos, um destino de alto luxo no Pacífico mexicano, conhecido por receber celebridades de Hollywood, apresentou uma pesquisa sobre a mudança do perfil do viajante de luxo na região. O estudo mostra que 65% dos visitantes têm a percepção de que há uma forte preocupação com o meio ambiente e as comunidades locais. Mas este índice ainda pode crescer, e para isso o Visit Los Cabos, escritório de promoção turística da região, está investindo na promoção do turismo responsável.

Uma das maiores apostas é Cabo Pulmo. Endereço de um parque nacional marítimo protegido desde 1995, com um dos maiores recifes de corais da América do Norte, Cabo Pulmo fica a cerca de 100 km ao norte de San José del Cabo, onde está o aeroporto internacional de Los Cabos. O parque marítimo no Mar de Cortés pretende se estabelecer como destino de ecoturismo oferecendo apenas atividades aquáticos de baixo impacto ambiental. Sai a pesca esportiva por exemplo, atividade popular em Los Cabos, e entra o snorkeling. Cabo Pulmo tem mais de 800 espécies marinhas, incluindo tubarões, tartarugas, golfinhos e baleias. O Visit Los Cabos aproveitou a visibilidade da ILTM NA para lançar um guia de turismo sustentável. A publicação reúne boas práticas para o viajante, incluindo não pechinchar no comércio local e valorizar o trabalho de quem depende do turismo para viver.

Apoie o #Colabora

Queremos seguir apostando em grandes reportagens, mostrando o Brasil invisível, que se esconde atrás de suas mazelas. Contamos com você para seguir investindo em um jornalismo independente e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile