O #Colabora – Jornalismo Sustentável aposta numa visão de sustentabilidade que vai muito além do meio ambiente. Educação, saúde, desigualdade, saneamento, diversidade, consumo, paz e justiça também são alguns dos nossos temas: nossas editorias passaram a ser guiadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais. Você também pode acompanhar o #Colabora pela nossa newsletter, pelo YouTube, pelo Twitter, pelo Facebook, pelo Instagram e pelo LinkedIn

Nossas reportagens são produzidas por um time de mais de 500 jornalistas, fotógrafos, designers, videomakers e especialistas nas nossas áreas de cobertura espalhados por todo o Brasil e até em outros países. Não temos qualquer vinculação partidária e somos uma iniciativa sem fins lucrativos. Qualquer um pode colaborar com a gente, enviando sua sugestão de pauta pelo e-mail – contato@projetocolabora.com.br – ou mesmo com críticas e comentários que possam nos ajudar a permanecer no rumo que traçamos e que aqui compartilhamos com vocês. Nossa rede de colaboradores é remunerada e, por isso, doações também são bem-vindas. Não é barato produzir um jornalismo que se propõe a cobrir boas histórias, independentemente do lugar onde elas aconteçam.

Para ajudar a espalhar os valores que defendemos e sustentar o jornalismo em que acreditamos, criamos também o #Colabora Marcas. A proposta é produzir conteúdo multimídia para empresas que queiram contar suas histórias e se relacionar com seu público, seja em suas revistas, seus sites, redes sociais ou outras plataformas digitais.

Desde seu lançamento, em novembro de 2015, o #Colabora recebeu mais de 10 premiações. Vencemos o 41ª Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Produção Jornalística em Multimídia, com a série de reportagens “Sem Direitos – O Rosto da Exclusão Social no Brasil”, que também conquistou Menção Honrosa no Prêmio Patrícia Acioly de Direitos Humanos. Ganhamos o Prêmio Petrobras 2017, na categoria Sustentabilidade, com uma série de reportagens sobre a Usina de Belo Monte. Fomos agraciados, em 2019, com o Prêmio Longevidade Bradesco, com a série “LGBT+60: Corpos que resistem”. A mesma série conquistou, no ano seguinte, o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas.

Em 2021, mais prêmios. A série do #Colabora ‘Refugiados encurralados no inferno da Bósnia’ venceu o 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Reportagem. O especial ‘Hanseníase: internação à força e filhos separados dos pais’ conquistou Menção Honrosa no Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos – o mesmo trabalho também venceu o Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. A cartilha publicada pelo #Colabora para orientar moradores de favelas no combate ao coronavírus foi uma das premiadas pelo Centro Internacional para Jornalistas (International Center for Journalists – ICFJ) ficando com o terceiro lugar na categoria Desigualdade, Negócios e Economia. E o #Colabora foi novamente finalista do Vladimir Herzog com reportagem especial sobre a luta dos indígenas Xakriabás contra a seca e a fome no sertão de Minas Gerais.

Nesta trajetória desde 2015, também recebemos prêmios da WAN-IFRA (Associação Mundial de Jornais), do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Mas, para além dos prêmios, a razão de existir do #Colabora – Jornalismo Sustentável continua sendo o legado, o propósito, a capacidade que acreditamos ter para contribuir com a transformação do mundo em que vivemos. E a certeza de que ele pode ser cada vez mais economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justo.

E-mail de contato: contato@projetocolabora.com.br