Perguntamos para LGBTI+: ‘Qual é o seu orgulho?’; respostas emocionam

Orgulho de amar, de lutar, de ser livre, de ter vencido os preconceitos e os medos. Confira no vídeo os relatos da comunidade no Dia Mundial do Orgulho LGBTI+

Por Yuri Fernandes | ODS 16 • Publicada em 28 de junho de 2020 - 00:38 • Atualizada em 29 de junho de 2020 - 09:39

Compartilhe

O dia 28 de junho de 1969 foi marcado pelo primeiro protesto de grande repercussão pelos direitos da população LGBTI+: a revolta de Stonewall. Liderados por Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, frequentantes do bar que deu nome ao movimento, em Nova York, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali constantemente. Agora, todo ano, a data é relembrada e celebrada pela comunidade como uma forma de autoafirmação do orgulho.

Leia também: Idosos LGBT+ ‘se reúnem’ em vídeo e passam mensagem aos mais jovens sobre a quarentena

Nós, do Projeto #Colabora, reunimos dezenas de pessoas, entre gays, lésbicas, trans, bissexuais e travestis – ouvintes e surdos -, e perguntamos sobre o orgulho de cada um. O resultado está no vídeo abaixo, repleto de diversidade e com a representatividade que é tão característica da população LGBTI+. Assista e orgulhe-se!

Perguntamos para LGBTI+: ‘Qual é o seu orgulho?”

Yuri Fernandes

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é mineiro de Ipatinga. Sempre sonhou em morar no Rio de Janeiro e realizou seu desejo em 2014 ao passar para o programa de estágio da TV Globo. Trabalhou nas redações do "Bom Dia Brasil", do "Jornal Nacional" e do "EGO". Tem grande interesse em pautas de inclusão social e diversidade de gênero. Acredita que o jornalismo pode e deve ser usado como forma de combater a opressão a minorias. Cresceu vendo novelas e sempre manteve essa paixão viva.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *