Os ODS em pauta

O #Colabora nasceu e cresceu como um projeto de jornalismo independente para trabalhar por um mundo mais criativo, mais justo, mais tolerante e, principalmente, sustentável.  Acreditamos que a informação é instrumento fundamental para alcançar este objetivo e que esse planeta melhor passa por um país melhor. É essa a principal – mas não única – inspiração do programa Bolsa #Colabora de Reportagem, uma convocação a jornalistas de todo o Brasil, que estamos lançando, não por acaso, neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.  Além de incentivar o jornalismo de qualidade, com a distribuição de bolsas de R$ 5 mil (regulamento aqui), o #Colabora pretende também valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta e ainda pouco conhecidas, principalmente pelos brasileiros.

Essas bolsas estão sendo financiadas pelos nossos leitores, dentro do espírito que vem movendo o #Colabora desde o começo. Buscamos colaborar com os jornalistas para produzir melhor conteúdo o que, por sua vez, colabora para termos um produto de melhor qualidade. Com a colaboração dos nossos leitores, através de suas doações, colaboramos todos com a democracia e um mundo – e um Brasil – mais sustentável.

INSCREVA-SE

Regulamento

Regras gerais para a seleção das pautas para concessão da Bolsa # Colabora de Reportagem

Objetivos

O programa Bolsa #Colabora de Reportagem tem como objetivo incentivar o jornalismo de qualidade e divulgar e valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta. O #Colabora é um projeto jornalístico que aposta na sustentabilidade muito além do meio ambiente. Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais.

As bolsas

O programa Bolsa #Colabora de Reportagem vai distribuir quatro bolsas de R$ 5 mil (cinco mil reais), cada, valor que será administrado pelos jornalistas selecionados para a produção da pauta.

As inscrições

O prazo para inscrição vai de 5 de junho a 5 de julho. No formulário, constarão, além da pauta e do formato da reportagem, minibio(s) do(s) jornalista(s) em no máximo cinco linhas com links para matérias publicadas e dados pessoais e de contato.

As pautas

As pautas devem abordar pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os jornalistas devem apresentar a pauta em texto de até 15 linhas com seu escopo, contexto e possíveis fontes. Também deve ser informado o formato (texto+foto, ensaio fotográfico, vídeo, infografia, podcast, animação, etc…) no qual a reportagem pretende ser realizada. O #Colabora se compromete a não utilizar as pautas enviadas e não selecionadas.

A seleção

O anúncio das pautas selecionadas para a Bolsa #Colabora de Reportagem será feito até 31 de julho de 2019. Os critérios para a seleção das bolsas serão o ineditismo, originalidade e importância da pauta e sua viabilidade de produção. A comissão de seleção será formada pelos jornalistas do #Colabora.

Os inscritos

Podem se inscrever jornalistas e estudantes de jornalismo, cursando a partir do sétimo período, brasileiros ou moradores no Brasil. Não há limite de inscritos por pauta: o valor da bolsa, entretanto, não muda. Não há limite de pautas por inscrito.

As reportagens

As reportagens terão prazo de dois meses para serem concluídas e entregues. Cada pauta terá acompanhamento de um jornalista do #Colabora. As reportagens serão publicadas nas plataformas do #Colabora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O #Colabora pretende facilitar o entendimento sobre os ODS – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta e ainda pouco conhecidas, principalmente pelos brasileiros.

CONHEÇA

Logo Colabora

Apoie o Colabora e a produção de jornalismo independente e de qualidade.

COLABORE

Conheça nossas reportagens especiais