#Colabora anuncia vencedores de bolsa de reportagem

Jornalistas de 21 estados e do Distrito Federal apresentaram mais de 200 pautas com temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Por #Colabora | ODS 17 • Publicada em 30 de janeiro de 2024 - 08:25 • Atualizada em 5 de fevereiro de 2024 - 09:44

Foram 223 pautas, enviadas por jornalistas e estudantes de jornalismo de 21 estados e do Distrito Federal para disputar a Bolsa #Colabora de Reportagem – 8 anos. Como na edição de 2019, as pautas mostraram a vitalidade, a qualidade e a diversidade do jornalismo brasileiro. Os responsáveis pela seleção – editores do #Colabora – tiveram um trabalho árduo para escolher as três vencedoras: Ariane Susui, Camila Saccomori, e Nathallia Fonseca foram as colegas selecionadas para receber R$ 8 mil, cada e desenvolver suas pautas nos próximos meses.

Leu essa? #Colabora #8anos: o que estamos fazendo aqui?

Ariene Susui, 27 anos, ativista indígena do povo Wapichana, atua desde os 14 anos no movimento indígena pela participação dos jovens e das mulheres nas discussões políticas, ambientais e educação. Cofundadora da Rede de Comunicadores Indígenas de Roraima Wakywai, é graduada em Comunicação Social-Jornalismo e Mestre em Comunicação pela UFRR. Foi assessora de comunicação do Conselho indígena de Roraima, atuou como técnica de comunicação na Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e hoje atua como jornalista independente com foco na Amazônia.

Camila Saccomori é jornalista, com mais de 20 anos de experiência no mercado em veículos de comunicação – inclusive como colunista e produtora de conteúdos em texto, vídeos e redes sociais. Especializada em Primeira Infância (bolsista do workshop Early Childhood Reporting, do Dart Center/Columbia, Nova York), é formada em Jornalismo pela Unisinos (São Leopoldo/RS), mestre em Comunicação e Novas Mídias (PUC-RS) e professora da disciplina Comportamento e Consumo em cursos de pós-graduação. É a criadora e editora da plataforma Vamos Criar, reunindo conteúdo e serviços sobre a infância.

Nathallia Fonseca é repórter, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2017: nascida no Sertão baiano, criada em Pernambuco e residente hoje em São Paulo. Em 2019, venceu o prêmio Vladimir Herzog na categoria Arte com o livro-reportagem em quadrinhos TIRA, realizado em parceria com o jornalista Eduardo Nascimento e artista visual Berta V, que conta as histórias reais de três mulheres pernambucanas que realizaram abortos clandestinos. Foi repórter do Diário de Pernambuco, do portal iG e da Agência Pública e redatora da CNN Brasil.

Pela qualidade das pautas apresentadas, os editores do #Colabora vão entrar em contato com jornalistas não selecionados para avaliar a possibilidade de outras reportagens propostas serem aproveitadas para publicação no site. A Bolsa #Colabora de Reportagem – 8 anos foi lançada em novembro no oitavo aniversário do #Colabora, Jornalismo Sustentável com objetivo de buscar novos olhares e novos colaboradores para reafirmar nossa meta de informar sobre sustentabilidade em seu sentido mais amplo.

Além de incentivar o jornalismo de qualidade, o #Colabora quer também, com a bolsa de reportagem, divulgar e valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta e ainda pouco conhecidas, principalmente pelos brasileiros. As pautas concorrentes às bolsas – que, naturalmente, só serão divulgados na publicação – abordam um ou mais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *