Agnes Nunes e Tássia Reis: encontro de cantoras pretas em série no Youtube

Agnes Nunes e Tássia Reis no segundo episódio da série ‘Abre Alas’, no Youtube (Foto: Divulgação)

Segundo episódio de 'Abre Alas' mostra conversa entre jovem baiana que conduz o programa com a rapper paulista

Por #Colabora | ODS 10 • Publicada em 30 de dezembro de 2021 - 10:47 • Atualizada em 16 de janeiro de 2022 - 09:58

Compartilhe

Agnes Nunes e Tássia Reis no segundo episódio da série ‘Abre Alas’, no Youtube (Foto: Divulgação)

Ser mulher preta no Brasil é saber que, qualquer que seja o passo a ser dado, outra mulher preta esteve ali antes de nós para permitir que aquele caminho fosse aberto. E é também abrir alas para que outras venham depois ou junto com a gente.

Leu essa? O que você precisa entender sobre as vitórias negras em realities shows

Para conhecer um pouco mais sobre os caminhos que trilharam as mulheres que a antecederam e também em deixar as portas abertas para as que virão que a cantora baiana Agnes Nunes, de 19 anos, viajou o Brasil para conversar com 6 mulheres pretas e trocar experiências sobre suas histórias.

Essas andanças renderam a série do YouTube Originals “Abre Alas”, criada pela Hysteria e produzida pela Conspiração, que coloca mulheres pretas de diferentes gêneros musicais em foco. Para além de contar suas histórias em primeira pessoa, essas cantoras encontram os pesos e as levezas de fazer música pelo Brasil.

Abre Alas já começa fugindo do eixo Rio – São Paulo que ainda é comum quando pensamos em produções audiovisuais brasileiras. Com uma apresentadora direto da Bahia, as entrevistas passam por Liniker, Tássia Reis, Elza Soares, Margareth Menezes, Preta Gil e Sandra Sá, fazendo uma ponte entre diversas gerações da música popular brasileira, também já renomeada de música preta brasileira.

Além destas vozes e personalidades potentes, o primeiro episódio, por exemplo, já contou com Ana Paula Xongani se referindo a Liniker dizendo: “a Liniker abre alas pro meu afeto, pra minha existência, pras minhas reflexões”. Fica evidente que o convite ao afeto é o que podemos esperar dos próximos episódios desta produção.

O segundo episódio reúne entre Agnes Nunes e Tássia Reis. Tássia é uma cantora e compositora versátil, que já é um nome de destaque no cenário musical brasileiro há alguns anos e flutua entre diferentes camadas dos apreciadores de uma boa música.

É possível reviver os tempos dos primeiros amores com “No Seu Radinho”, que já teve mais de 500 mil views no YouTube e 2 milhões de plays nos streamings musicais, pensar nas potências produzidas por nomes como Shonda Rhimes, refletir sobre o lugar e a importância do dinheiro na vida de pessoas pretas ou ainda olhar um pouco mais para dentro com “Se Avexe Não”, que aliás, ganha uma nova versão depois do encontro delas que hoje em dia seriam definidas como “brabas” da indústria musical.

Esse encontro promete e você pode acompanhar este e os próximos episódios, lançados toda quinta-feira pelo canal da cantora Agnes Nunes. Esta é uma série do YouTube Originals, que sempre traz conteúdos criativos e originais para destacar os criadores da plataforma.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.