Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

#Colabora lança bolsa de reportagem

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável serão o tema principal dos trabalhos e escolhidos receberão R$ 5 mil cada um


Os candidatos terão um prazo de 30 dias para apresentarem as suas sugestões. Arte Fernando Alvarus
Os candidatos terão um prazo de 30 dias para apresentarem as suas sugestões. Arte Fernando Alvarus

Há três anos e meio o Projeto #Colabora vem acompanhando diariamente, em seu site e nas redes sociais, o tema da sustentabilidade. Sempre no sentido mais abrangente, tentando desmistificar a ideia de que o assunto é uma bandeira exclusiva dos “ecochatos” e das pessoas “biodesagradáveis”. Para nós, sustentabilidade sempre foi um conceito que vai muito além de falar de bichinhos e de plantinhas. Apesar dos bichinhos e das plantinhas continuarem sendo extremamente importantes. Por isso, questões como a enorme desigualdade existente no Brasil, a perseguição contra a população LGBT, o corte de verbas das universidades públicas, o drama da saúde e a liberação irresponsável de agrotóxicos são presença obrigatória nas nossas reuniões de pauta. Assim como a urgência climática, o desmatamento da Amazônia e a crise hídrica. Todas faces de uma mesma moeda.

LEIA MAIS: Inscreva-se para a Bolsa #Colabora aqui

O Brasil é um dos 193 países signatários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, com compromissos como o fim do desmatamento ilegal em todos os biomas, a eliminação das desigualdades de gênero e raça na educação, o acesso de TODAS as pessoas a uma alimentação saudável e muitas outras

Agora, para tornar essa escolha ainda mais evidente, estamos adotando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norte da nossa cobertura diária. Não muda tanto, mas explica melhor: a desigualdade brasileira está no ODS 10, a perseguição contra os LGBTs é o ODS 5, o corte de verbas das universidades aparece no ODS 4, e assim por diante. Serve também para lembrar que o Brasil é um dos 193 países signatários dos Objetivos da ONU, que inclui compromissos como o fim do desmatamento ilegal em todos os biomas, a eliminação das desigualdades de gênero e raça na educação, o acesso de TODAS as pessoas a uma alimentação saudável e muitas outras. Ao todo, são 169 metas que devem ser cumpridas até 2030

E o primeiro grande movimento do #Colabora em direção a uma divulgação e valorização ainda maiores dos ODS é o lançamento hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, da Bolsa #Colabora de Reportagem. Serão quatro bolsas de R$ 5 mil cada uma, oferecidas para jornalistas e estudantes de jornalismo em todo o Brasil. Leia o regulamento aqui. O tema, obviamente, serão os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  Cada candidato deverá apresentar uma sugestão de reportagem, em texto, foto, vídeo ou qualquer outro meio, que aborde pelo menos um dos 17 ODSs. Eles terão um prazo de 30 dias para apresentarem as suas propostas.

Além de promover uma enorme reunião de pauta, envolvendo profissionais do país todo, e de ajudar a divulgar os ODSs, o #Colabora espera contribuir, mesmo que de forma singela, para reduzir o apagão de informação que assola o Brasil. Hoje, 30 milhões de brasileiros vivem nos chamados desertos de notícias, regiões onde não existe sequer um meio de comunicação. Outros 34 milhões moram em lugares com apenas um ou dois veículos.  Este é um dos maiores desafios de mídias independentes e digitais como o #Colabora: povoar este deserto, levar informação a estes lugares e sobre estes lugares.

Essas bolsas estão sendo financiadas pelos nossos leitores, dentro do espírito que vem movendo o #Colabora desde o seu lançamento. Buscamos colaborar com os jornalistas para produzir melhor conteúdo o que, por sua vez, colabora para termos um produto de melhor qualidade. Com a colaboração dos nossos leitores, através de suas doações, colaboramos todos com a democracia e um mundo – e um Brasil – um pouco mais sustentáveis.


2 Comentários

Deixe uma mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *