Festivais em oito cidades celebram Dia da Amazônia de 3 a 10 de setembro

Dia da Amazônia, 5 de setembro, será celebrado em grande estilo em eventos culturais gratuitos por todo o país (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Eventos com artistas como Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo e Bayana System têm o objetivo de homenagear e colocar o bioma no centro do debate público e político

Por #Colabora | ODS 14ODS 15 • Publicada em 30 de agosto de 2022 - 08:56 • Atualizada em 2 de setembro de 2022 - 09:52

Dia da Amazônia, 5 de setembro, será celebrado em grande estilo em eventos culturais gratuitos por todo o país (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Pela primeira vez desde que a data foi instituída por lei, em 2007, o Dia da Amazônia, 5 de setembro, será celebrado em grande estilo em eventos culturais gratuitos por todo o país. Para marcar a data no calendário de brasileiras e brasileiros, oito cidades vão comandar a comemoração em 2022. Nomes como Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, BaianaSystem, BK’, MC Carol e MC Rapadura se apresentarão a partir do sábado, dia 3 de setembro. Os shows gratuitos vão homenagear o bioma Amazônia, centro das atenções mundiais tanto por seu papel vital na regulação do clima e na manutenção da vida de suas populações como pela escalada de ataques que têm comprometido sua integridade – de desmatamento e queimadas à violência crescente.

Leu essa? Samela Sateré Mawé: O que podemos fazer para manter a Amazônia de pé?

Motivados pela importância que a sociedade brasileira enxerga na floresta, diversos movimentos e organizações socioambientais decidiram sair às ruas para comemorar o Dia da Amazônia como um alerta para o Brasil e o mundo sobre o que está acontecendo na região. “As ações e homenagens à Amazônia pretendem colocá-la no centro do debate público e político do país, por tudo o que a região representa, do enfrentamento às mudanças climáticas à sua importância para o desenvolvimento sustentável”, explica Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), uma das entidades envolvidas na organização dos Festivais Dia da Amazônia 2022. “A ideia é que os Festivais Dia da Amazônia passem, a partir de então, a fazer parte do calendário anual de brasileiras e brasileiros”, acrescenta.

A mobilização pretende atrair públicos diversos ao longo das programações de cada cidade, levando a mensagem de que a Amazônia, que ocupa 52% do território brasileiro, está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e merece ser comemorada. “Reverberar a força que vem das matas, ouvir a voz dos povos e fortalecer em coletivo defensores da floresta são eixos que movimentam os Festivais Dia da Amazônia. Nosso objetivo é reunir diversas pessoas, lugares, coletivos com festa, cura e amor”, afirma Deuza Brabo, produtora cultural e coordenadora do coletivo Reocupa, que faz parte das produções dos palcos.

Os Festivais Dia da Amazônia 2022 (programação completa no site) estão sendo produzidos por organizações socioambientais: além do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e do Reocupa, participam da inicaitiva Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, NOSSAS, Ja.Ca, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia, Engajamundo, Mapinguari, LabExperimental, Megafone Ativismo e Utopia Negra, com o apoio de outras dezenas de instituições.

O show de abertura será em São Paulo, dia 3 de setembro, com Gaby Amarantos, Anelis Assumpção, Suraras do Tapajós, Bloco do Água Preta e outros convidados. “A gente quer trazer para as pessoas um pouco da sensação de estar na floresta. Mas a floresta a partir do nosso ponto de vista. Uma floresta que é tecnológica, cheia de alegria, cheia de luz, uma floresta muito eufórica que vai fazer as pessoas se divertirem e, a partir da diversão e da contemplação de toda essa beleza, se envolverem mais com toda natureza da Amazônia”, conta Gaby Amarantos sobre o show #PURAKÊTOUR em São Paulo.

Em Belém, no mesmo dia, também iniciando as celebrações, será realizada a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. Os eventos se estendem até o dia 10 de setembro, finalizando com o Festival Maní(Festar), em Santarém (PA). No domingo, 4 de setembro, haverá festivais em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em cada local haverá atividades gratuitas para todas as idades. A agenda completa, com os horários, pode ser acessada no endereço http://festivaisdiadaamazonia.com.br/. Cada evento celebra e respeita as diversidades regionais e culturais, e isso se reflete nos nomes e identidades diferentes de cada palco em cada cidade.

Virada Cultural Amazônia de Pé

Além dos festivais nas oito cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé, conduzida pela campanha Amazônia de Pé. A programação da Virada reúne mais de 400 ações descentralizadas por todo o país, como oficinas, cine-debates, rodas de conversa e outras atividades organizadas de maneira autogestionada por seus proponentes, e demonstram que em todas as regiões do país os brasileiros estão atentos ao tema e querem participar dessa comemoração em defesa da Amazônia.

A Amazônia de Pé é um projeto de lei de iniciativa popular que busca combater a crise climática através da proteção de florestas públicas da Amazônia. Mas, para conseguir apresentar esse projeto no Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas físicas de brasileiros e brasileiras comprometidos com a preservação da nossa floresta. Nos eventos da Virada Amazônia de Pé, estarão disponíveis fichas para quem desejar subscrever o projeto de lei.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile