Receba nossas notícias por e-mail. É de graça.

O que podemos fazer para manter a Amazônia de pé?

ODS 15 • Publicada em 8 de agosto de 2022 - 10:12 • Atualizada em 8 de agosto de 2022 - 13:48

E ei pessoal, tudo bem? Vocês já se perguntaram de que maneira aí no seu estado pode manter a Amazônia de pé? Não? Tenho uma notícia para você.

Temos uma iniciativa incrível que a visa a criação de um projeto de lei de iniciativa popular para destinar áreas da Amazônia para terras indígenas e unidades de conservação, mantendo essas regiões protegidas do avanço de indústrias destrutivas como o garimpo, a caça e pesca ilegal, a grilagem que traz desmatamento.

Karina Penha, Greta Thunberg e Samela Sateré Mawé: Amazônia de Pé
Karina Penha, Greta Thunberg e Samela Sateré Mawé: Amazônia de Pé

Historicamente, vemos que grande parte da biodiversidade do Brasil vem se perdendo, principalmente em ações de desmatamento com o avanço das cidades; há poucas partes ainda preservadas e a sua maioria estão na Amazônia. De onde vos falo.

Leu essa? Terras indígenas perderam apenas 1% de sua vegetação nativa em 30 anos

É de responsabilidade de todos lutar pela preservação dos nossos biomas e não somente dos povos indígenas. Nós indígenas estamos e sempre estivemos na luta pela demarcação dos nossos territórios, que há muitos anos sofrem violências e violações. E, muitas das vezes, essa luta tem nos custado a vida e a liberdade.

Dados científicos mostram que as terras indígenas e unidades de conservação são as porções onde se tem as menores taxas de desmatamento e onde se tem a maior preservação da biodiversidade no país.

Indígenas em defesa de projeto de lei para destinar áreas da União na Amazônia para unidades de preservação ou Terras Indígenas
Indígenas em defesa de projeto de lei para destinar áreas da União na Amazônia para unidades de preservação ou Terras Indígenas

Existem na Amazônia áreas sem destinação, áreas que pertencem a União e a todos nós: são 57 milhões de hectares de florestas públicas, que sofrem com ações de garimpeiros, madeireiros e grileiros. Para que essas áreas sejam protegidas por lei, a iniciativa Amazônia de Pé visa criar um PLIP, que é um projeto de lei de iniciativa popular. Só que não é tão fácil, precisamos de 1 milhão e meio de assinaturas de pessoas e organizações de todos os estados do país, para que nosso projeto de lei seja validado.

Para isso, voluntários estão se mobilizando para coletar essas assinaturas em várias iniciativas e você também pode participar, uma dessas iniciativas pela Amazônia de pé vai acontecer Entre os dias 03 e 10 de setembro, de aldeias à beira do rio a grandes centros urbanos, estaremos espalhados pelo Brasil na Virada Cultural Amazônia de Pé celebrando a diversidade cultural da região pedindo justiça para a Amazônia e seus povos.

Txai Suruí, Karina Penha e Samela Sateré Mawé: Amazônia de Pé
Txai Suruí, Karina Penha e Samela Sateré Mawé: Amazônia de Pé

Para estar por dentro, basta seguir o perfil da Amazônia de Pé nas redes sociais, e assim ter parte ativa na preservação da Amazônia ajudando povos indígenas e comunidades ribeirinhas que vivem do nosso bioma.

Apoie o #Colabora

Queremos seguir apostando em grandes reportagens, mostrando o Brasil invisível, que se esconde atrás de suas mazelas. Contamos com você para seguir investindo em um jornalismo independente e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *