‘Circulando pelo Rio’: uma viagem pela cidade imperial no terceiro episódio

Edu Carvalho topa o desafio de conhecer o Rio de Janeiro de transporte público. (Foto: Rai do Vale: Fotoart_cenas)

Jardim Botânico, Paço Imperial e Quinta da Boa Vista são alguns dos roteiros da websérie que revela a história e o turismo da cidade de transporte público.

Por #Colabora | ODS 11 • Publicada em 19 de dezembro de 2023 - 08:00 • Atualizada em 21 de dezembro de 2023 - 09:52

Edu Carvalho topa o desafio de conhecer o Rio de Janeiro de transporte público. (Foto: Rai do Vale: Fotoart_cenas)

O período da história que marca a chegada da corte portuguesa, em 1808, e a instauração do Império do Brasil, em 1822, deixou uma herança que pode ser, além de estudada, visitada no Rio de Janeiro. No terceiro episódio de “Circulando pelo Rio”, nova websérie do #Colabora, o apresentador Edu Carvalho segue viagem por algumas dessas construções que carregam em seus pilares muita história, ciência e natureza. Um passeio por três preciosidades cariocas nascidas ainda no tempo do Império: Jardim Botânico, Paço Imperial e a Quinta da Boa Vista.

Temporada completa disponível: clique aqui e assista a todos os episódios

Episódio 3: O Rio Imperial  

Confira os lugares que fazem parte da roteiro do 3º episódio:

Jardim Botânico: com uma coleção de plantas do Brasil e do exterior espalhadas por mais de 50 hectares, o Jardim Botânico prova que a luta ambiental vem de longe. A instituição foi criada em 1808, antes da independência, por Dom João VI. Sua exuberância está ligada à preocupação científica, da preservação de flores e plantas raras. O orquidário, o bromeliário, o Museu Sítio Arqueológico e a Casa dos Pilões e o Museu do Meio Ambiente são alguns dos pontos visitados neste episódio. 

Paço Imperial: na Praça XV, fica um desses prédios que abriga a história do Rio e do Brasil. Hoje, é um Centro Cultural, com restaurantes e exposições, mas foi a sede administrativa do Império, onde Dom Pedro I e Dom Pedro II despachavam como imperadores. Em 1822, serviu de palco do Dia do Fico, marco no processo de independência do Brasil. E em 1888, onde a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. 

Quinta Boa Vista: com 155 mil metros quadrados, o local é o mais democrático ponto de visitação do Rio. Seu jardins estão preservados como no projeto original, do francês Auguste Glaziou. O nome tem a ver com a construção, no topo de uma colina que permitia ter a “boa vista” da Baía de Guanabara. 

Museu Nacional: a Quinta também é o endereço do Museu Nacional, um ícone carioca. O museu já abrigou tanto a família real portuguesa quanto a família imperial brasileira. Um grande incêndio destruiu o museu, em 2018, mas ele está sendo reconstruído e uma parte do acervo foi recuperado. 

Feira de São Cristóvão: o ponto final do episódio é o mercado animado e colorido que celebra a cultura nordestina, oferecendo comidas típicas, artesanato, música ao vivo e danças tradicionais. 

Circulando pelo Rio: uma viagem pela cidade imperial no terceiro episódio
Terceiro episódio termina na Feira de São Cristóvão, próxima à Quinta da Boa Vista (Foto: Rai do Vale: Fotoart_cenas)

“Circulando pelo Rio”: a websérie  

“Circulando pelo Rio” é uma websérie em seis episódios que viaja pelos pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro de transporte público. O jornalista e apresentador Edu Carvalho é quem comanda o tour e faz o convite para você embarcar junto de carona: seja de metrô, ônibus, barca, VLT ou trem. Por trilhos, asfaltos ou até mesmo pela Baía de Guanabara. Além de ser bom para o bolso, faz bem para o meio ambiente. Com um bilhete eletrônico em mãos, são inúmeras as possibilidades de destinos. Clique aqui e assista a todos os episódios. 

A websérie “Circulando pelo Rio” tem patrocínio da RioCard Mais e da Prefeitura do Rio de Janeiro/Secretaria de Cultura. A coordenação-geral é da Valquíria Daher e a direção-geral de Yuri Alves Fernandes. Aydano André Motta e Walmor Pamplona são os roteiristas e Oscar Valporto o responsável pela pesquisa. A produção é da Vintepoucos, com Giulia da Graça e Gab Meinberg na direção de fotografia. 

Ficha Técnica: Circulando pelo Rio

Coordenação-Geral: Valquíria Daher
Direção-Geral: Yuri Alves Fernandes
Apresentador: Edu Carvalho
Roteiro: Aydano André Motta e Walmor Pamplona
Pesquisa: Oscar Valporto
Produtora: Vintepoucos Produtora de Vídeo
Produção: Giulia da Graça
Assistente de Produção: João Lucas Medeiros
Diretor de Fotografia: Gab Meinberg
Operador de Câmera e Drone: Vinicius Meirelles e Lucas Lussac
Assistente de Câmera: Rai do Vale
Técnico de Som: Felipe Gali e Pedro Morares
Making Of: Guilherme Maia
Montagem e Edição: Giulia da Graça e Rafaela Barreto
Assistente de Edição: Rafaela Barreto
Identidade Visual: Helo Obrecht
Motion: André Helal
Finalização: Gab Meinberg
Assistente de Administração: Bianca Calcagni
Gestão Financeira: Elizabeth Clemente
Mídias Sociais: Allana Gama e Pablo Candeia
Intérprete de libras: Rubem Fernandes
Motorista: Maurício Francisco dos Santos
Realização: #Colabora – Jornalismo Sustentável
Patrocínio: RioCard Mais e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. 

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *