Leão completa 120 anos de criatividade e inovação

Nova campanha da marca celebra a inovação e o frescor que acompanham sua história

Por Vinicius Barros | Conteúdo de marcaODS 9 • Publicada em 13 de setembro de 2021 - 08:30

Você consegue imaginar o que o moletom, a hidromassagem e o ASMR têm em comum? A Leão tem uma teoria! E se essas invenções tiverem surgido após um gole de Chá Leão? Só assim mesmo para serem algumas das criações mais “de boa” da história! Em comemoração aos 120 anos da marca, celebrados em maio, a campanha “120 anos mais de boa com Leão” brinca com a hipótese de que invenções bem relax, como o tie-dye e a futmesa, surgiram após um gole da bebida. A campanha conta com ilustrações coloridas e bem-humoradas, reforçando como a marca Leão sempre esteve ligada a momentos de relaxamento.

Cocriação com influenciadores
Personalidades criativas como Bruna Vieira, Magá Moura e Josy Ramos estão dentro dessa celebração, compartilhando com o público como as bebidas Leão tornam suas rotinas mais leves. Mas a colaboração vai além disso: os influenciadores digitais também ajudaram a criar o projeto, relatando suas próprias histórias sobre como as pausas diárias são importantes para as suas rotinas.

Criada no Paraná e tradição no Rio
De origem paranaense, Leão hoje é sucesso em todo o país. Mas o Rio de Janeiro é um dos principais pontos consumidores da bebida, que tornou-se parte da cultura local e é praticamente uma tradição entre os banhistas que desejam se refrescar no calor das praias cariocas. O costume de beber à beira do mar surgiu na década de 1950: a bebida era muito vendida nas praias e no Maracanã. Demorou cerca de 30 anos para que a empresa lançasse o chá em copos selados. Reconhecendo e valorizando o hábito na cultura do estado, o Matte Leão virou pioneiro no ramo de chás prontos para consumo.

Primos distantes
O famoso mate gelado do Rio de Janeiro tem um parente que não se parece muito com ele no sabor nem na aparência: o chimarrão. A bebida símbolo do Sul do país também é feita a partir da erva-mate, que cresce em maior quantidade e qualidade na região. As diferenças estão em como fazer e como consumir. Enquanto Matte Leão é feito a partir da erva-mate tostada, responsável pelo tom acobreado da bebida, o chimarrão utiliza erva-mate verde moída, precisando também de uma cuia e de uma bomba. Além disso, é bebido quente, tem sabor amargo e não há adição de açúcar.

120 anos atrás…
Agostinho Ermelino de Leão Junior fundou a “Leão Junior” em 8 de maio de 1901, uma companhia de industrialização de erva-mate localizada em Fazenda Rio Grande, interior do Paraná. A empresa ganhou o nome de Leão Alimentos e Bebidas em 2012, após concluir oficialmente sua integração no Sistema Coca-Cola Brasil.

Conteúdo publicado originalmente no site da Coca-Cola Brasil.

Vinicius Barros

Estudante de Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. Tem experiência em jornalismo cultural e cobertura de eventos pelo Senta Aí, portal de cultura digital. Em 2020, entrou como estagiário para a equipe do #Colabora e do #Colabora Marcas.

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