Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Hollywood olha para a Terra

Dicas de 14 filmes que mostram a preocupação do cinema com o futuro do planeta


Escrevi recentemente aqui um texto sobre os documentários cujo tema é meio ambiente, ou assuntos de alguma forma ligados a ele. Agora é a vez dos filmes de ficção, que por serem frutos da imaginação, podem ter mais impacto e causar maior envolvimento emocional.

Filmes não faltam, desde o início dos anos 1970, (Corrida Silenciosa, 1972) até o desconcertante Interestelar, de 2014. Alguns assombram mais por sua proximidade com o real, outros são baseados em histórias reais, mas todos carregam a mesma mensagem: o planeta corre riscos.

1) Corrida Silenciosa (clip legendado) dirigido por Douglas Trumbull, o homem por trás dos efeitos especiais de 2001 – Uma Odisséia no Espaço, traz Bruce Dern como um astronauta encarregado da última reserva da natureza, uma estufa que circunda a Terra. O que ele fará quando lhe ordenarem que a destrua?

2) No Mundo de 2020 (1973, trailer em inglês, com Charlton Heston) mostra uma Nova York de pesadelo, com 40 milhões de habitantes, aos quais só se pode alimentar com tabletes feitos de alga. Comida normal, mesmo, só sobrou para os ricos.

3) O terceiro filme da lista figuraria na verdade em qualquer ranking de melhores películas de todos os tempos. É Chinatown (1973, 11 indicações ao Oscar, trailer em inglês), de Roman Polanski. Jack Nicholson vive o detetive J. J. Gittes, apanhado em uma rede de corrupção em torno do fornecimento de água em Los Angeles. Trailer em inglês.

4) O que foi um fracasso de bilheteria acabou se consagrando graças ao surgimento do videocassete. Blade Runner (Ridley Scott, 1982, com Harrison Ford e Daryl Hanna, trailer em inglês) tornou-se um cult movie. O cenário é um mundo tomado por chuva ácida, poluição e engenharia genética. Os que podiam fugir deste inferno iam habitar paraísos construídos em outros planetas. Quem ficava vivia em um cenário de pesadelo.

5) O consagrado diretor de cinema japonês Akira Kurosawa filmou a obra-prima Dersu Uzala (1975, trailer em inglês), um retrato de um homem vivendo em harmonia com a natureza, lutando contra as forças da modernidade e do “progresso”.

6) Apesar de sua relativa segurança e sua forma de produzir energia limpa, usinas nucleares sempre pareceram uma séria ameaça. Em Síndrome da China (1979, de James Bridges, com Jane Fonda, Jack Lemmon e Michael Douglas, trailer em inglês), dois jornalistas investigam operações encobertas de uma delas. O filme se baseia no derretimento real de uma usina.

7) A Montanha dos Gorilas (1988, trailer em inglês) conta a história da naturalista Dian Fossey (Sigourney Weaver) e sua convivência com gorilas das montanhas em Ruanda. Estudando-os de perto, ela desenvolve um modo de se comunicar com os macacos e se preocupar com seu bem estar.

8) Há também desenhos animados e filmes de animação para divertir e ajudar a educar as crianças a cuidar do planeta. Caso de FernGully – As Aventuras de Zack e Crysta na Floresta Tropical (1992, trailer em inglês). Homem que pretende derrubar árvores com um trator é reduzido a um tamanho pequeno para ter o ponto de vista das criaturas que perdem suas casas.

9) Princesa Mononoke (1997, trailer em inglês, do gênio japonês Hayao Miyazaki (de A Viagem de Shihiro) fala dos espíritos da floresta e da destruição de habitats. Para gente grande também, com imensa beleza.

10) Erin Brockovich (2000, de  Steven Soderberg, dublado completo) é mãe divorciada duas vezes, com três filhos para criar e sem emprego. Com trabalho em um pequena escritório de advocacia, ela (Julia Roberts) começa por contra própria uma investigação sobre sérios danos à saúde humana causados pela gigante de energia Pacific Gas & Electric. A empresa pagou indenizações no valor de R$ 333 milhões. Erin existe e é hoje presidente da Brockovich Research & Consulting.

 11) Em O Dia Depois de Amanhã (2004, completo dublado, com Dennis Quaid e Jack Gyllenhaal), Nova York é congelada por efeito de um derretimento súbito do Ártico, e o assombro vem do fato de esta ser uma possibilidade real, ainda que remota.

12) Wall-E (2008, trailer em inglês) é um dos melhores ecofilmes de todos os tempos, e se passa em um futuro no qual a Terra se tornou um imenso aterro de lixo e a humanidade vive em estações espaciais. Um robô movido a energia solar é encarregado de limpar a sujeira.

13) James Cameron, diretor que prega a sustentabilidade mas possui diversas lanchas e carros de luxo, além de helicóptero e jatinho, criou um dos maiores sucessos do cinema com Avatar (2009, trailer em inglês). Mineiros humanos lutam contra alienígenas pelo controle dos recursos naturais da Terra.

14) Por último, e mais intrigante, está Interestelar (2014, de Christopher Nolan, com Matthew McConaughey e Anne Hathaway, trailer legendado). A produção agrícola mingua com o aquecimento global e uma equipe de astronautas viaja em busca de um novo lar para a humanidade.


Escrito por José Eduardo Mendonça

É jornalista, com passagens por publicações como Exame, Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, e criador da revista Bizz e do suplemento Folha Informática. Vem nos últimos anos se dedicando aos temas ligados à sustentabilidade e foi pioneiro ao fazer, para o Jornal da Tarde, em 1976, uma série de matérias sobre energia limpa.

69 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *