Precisamos mesmo de mais usinas nucleares no Brasil?

Agostinho Vieira

Agostinho Vieira, editor do #Colabora, busca respostas sobre o plano do governo de Jair Bolsonaro de construir até oito novas usinas no Brasil: ‘Quem sairá ganhando?’

Por Agostinho Vieira | ODS 15ODS 7 • Publicada em 18 de abril de 2019 - 09:33 • Atualizada em 18 de abril de 2019 - 15:24

Agostinho Vieira

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou no início do ano que pretende construir até oito novas usinas nucleares no Brasil. Em quase 50 anos, o país conseguiu erguer duas: Angra 1 e Angra 2. Mas a pergunta que interessa é: o Brasil precisa mesmo de novas usinas nucleares? Estamos sem outras alternativas? E do ponto de vista ambiental, é viável? Talvez porque essa seja uma tendência mundial, tudo mundo está fazendo isso e nós não podemos ficar de fora. Certo? Errado.

Então, por que será? Agostinho Vieira, editor do Projeto #Colabora, tenta responder a essas e outras questões no vídeo acima. É a volta da websérie #Colabora, que provoca reflexões sobre os assuntos do momento. Confira!

Veja também: Carro é o cigarro do futuro

Agostinho Vieira

Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ. Foi repórter de Cidade e de Política, editor, editor-executivo e diretor executivo do jornal O Globo. Também foi diretor do Sistema Globo de Rádio e da Rádio CBN. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design, em 1998 e 1999. Tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Insead (Instituto Europeu de Administração de Negócios) e em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ. É um dos criadores do Projeto #Colabora.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

2 comentários “Precisamos mesmo de mais usinas nucleares no Brasil?

  1. Flavio Rodrigues disse:

    resíduos nucleares os países que tem já estão desenvolvendo PILHAS ATÔMICAS, a Russia quer fazer uma usina atômica na Bolivia, a Turquia esta fazendo a sua, INVESTIR EM SEGURANÇA na viabilização de usinas Atômicas analisando o Erros dos outros é essencial, no Japão foi a natureza que mostrou seu poder, TEMOS TERREMOTOS, TEMOS FURACÕES, TSUNAMIS…HA TEMOS um pais tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Ele é nosso? Quanto tempo resta que combustível fóssil? vai diminuir e aumentar o custo de obtenção. Quantos aparelhos que usam um elemento radioativos nos hospitais no Brasil e que precisam desses elementos e nós TROUXAS pagamos alto para obte-los. Temos uma Amazônia Verde e uma Azul, quem vai protege-las? Uma coisa é obtenção de Conhecimento e saber usar esse conhecimento aqui em casa. Ou continuaremos Tupiniquins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *