Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Conheça os vencedores da Bolsa #Colabora de Reportagem

Jornalistas de 17 estados e do Distrito Federal inscreveram 125 pautas com temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU


bolsa colabora de reportagem
Maíra Streit, Marcio Pimenta, Joana Suarez e Henrique Kluger são os quatro vencedores da Bolsa #Colabora de Reportagem (Fotos arquivo pessoal com arte de Fernando Alvarus)

Foram 125 pautas, enviadas por jornalistas e estudantes de jornalismo de 17 estados, do Distrito Federal e até da Colômbia: em sua primeira edição, a Bolsa #Colabora de Reportagem foi um exemplo da qualidade e diversidade do jornalismo brasileiro. Tanto que foi difícil escolher os quatro vencedores: Henrique Kluger, Joana Suarez, Maíra Streit e Márcio Pimenta são os colegas que vão receber R$ 5 mil, cada, para desenvolver suas pautas nos próximos meses.

A Bolsa #Colabora de Reportagem, além de incentivar o jornalismo de qualidade, quer também divulgar e valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta e ainda pouco conhecidas, principalmente pelos brasileiros. As pautas concorrentes às bolsas – que, naturalmente, só serão divulgados na publicação – abordam um ou mais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Henrique Kluger: Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Environment & Development pela University of Edinburgh (Reino Unido) – já teve reportagens publicadas na Folha de S. Paulo e nas revistas Ciência Hoje (Brasil), Science & Development Network (Reino Unido), Physics World (Reino Unido), SciArt (Hungria), entre outros veículos. Ganhou o Prêmio Imprensa Embratel: Categoria Reportagem Socioambiental, o Prêmio Jornalistas&Cia HSBC de Imprensa e Sustentabilidade e o Prêmio Allianz de Jornalismo, na Categoria Webjornalismo.

Joana Suarez: Pernambucana de Recife,  trabalhou por oito anos em mídia impressa e rádio em Belo Horizonte e agora divide-se entre as duas cidades como repórter freelancer, focada em direitos humanos, saúde, questões de gênero e socioambientais. É colaboradora da Folha de S. Paulo e da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e já teve reportagens publicadas também na Repórter Brasil, The Intercept, Revista Piauí, Época, site El País, Carta Capital. Durante a campanha eleitoral de 2018, liderou um projeto jornalístico independente e colaborativo focado nas candidaturas femininas. 

Maíra Streit: Nascida em Rondônia,  foi editora da revista Fórum, produtora do SBT, chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Criança do Distrito Federal, e repórter freelancer no Correio Braziliense, Agência Pública e revista Caros Amigos. Ganhou o prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e foi, por duas vezes, finalista do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. 

Marcio Pimenta: É fotógrafo e jornalista freelancer baseado no Sul do Brasil e trabalha com temas sociais e de meio ambiente. Já teve trabalhos publicados na National Geographic, Rolling Stone, The Guardian, The Wall Street Journal e El País. Em 2015, ganhou o Prêmio Petrobras de Jornalismo. Em 2016 e 2017, esteve no Iraque para cobrir a guerra contra o Estado Islâmico e o renascimento das mulheres Yazidis.


Escrito por Oscar Valporto

Oscar Valporto é carioca e jornalista – carioca de mar e bar, de samba e futebol; jornalista, desde 1981, no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, no Governo do Rio, no Viva Rio, no Comitê Olímpico Brasileiro. Está de volta ao Rio após oito anos no Correio* (Salvador, Bahia), onde foi editor executivo e editor-chefe. É criador da página no Facebook #RioéRua, onde publica crônicas sobre suas andanças pela cidade.

94 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *