Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Greta no clima do Brasil

Ativista sueca manda mensagem aos jovens brasileiros e anima líderes do movimento de mobilização pelo rconhecimento da emergência climática no país


A sueca Greta Thunberg discursando na Assembleia Nacional da França: 'Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual' (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)
A sueca Greta Thunberg discursando na Assembleia Nacional da França: ‘Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual’ (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)

Convidada especial para participar de sessão esta semana na Assembleia Nacional Francesa, a sueca Greta Thunberg, 16 anos, hoje mundialmente conhecida por ter iniciado o movimento das greves estudantis pelo clima mandou uma mensagem especial aos jovens brasileiros que foi recebida aqui como um gás extra para a mobilização. “A gente ficou muito feliz com a declaração da Greta. Acredito que foi um gás para o movimento; um recado pra gente continuar na luta. Inclusive estamos fazendo em conjunto um texto pra responder ela pelas redes sociais”, disse a estudante Milena Batista, uma das líderes da greve pelo clima no Rio de Janeiro.

LEIA MAIS: Emergência climática: jovens brasileiros escrevem a Bolsonaro

LEIA MAIS: Jovens matam aula pelo clima: menos no Brasil

Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual. Porque apenas quando entendermos, principalmente os jovens, que nosso futuro está em perigo, eles vão reagir

Greta Thunberg
Estudante e ativista sueca

Na mensagem ao Brasil, a sueca reforçou a necessidade de multiplicar a mensagem de que o planeta está em perigo. “Há muitas coisas incríveis que podem ser feitas. Muitos jovens e crianças estão se mobilizando no Brasil. Minha mensagem para os jovens no Brasil é que precisamos nos conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências de nosso sistema atual. Porque apenas quando entendermos, principalmente os jovens, que nosso futuro está em perigo, eles vão reagir”, afirmou Greta Thunberg que participou da sessão da Assembleia Nacional da França com outros seis adolescentes do movimento Juventude pelo Clima.

Foi um reconhecimento pro nosso movimento. E cada vez mais nosso movimento cresce. Dia 20 de setembro acontecerá outra Greve Pelo Clima Global e estamos nos organizando pra isso

Milena Batista
Estudante e ativista brasileira

Para Milena, o movimento no Brasil está crescendo e as palavras de Greta serão importantes. “Foi um reconhecimento pro nosso movimento. E cada vez mais nosso movimento cresce. Principalmente nas sextas-feiras, quando sempre há manifestações em vários lugares. Então espero que mais pessoas nos procurem. Porque dia 20 de setembro acontecerá outra Greve Pelo Clima Global e estamos nos organizando pra isso”, contou a estudante brasileira.

A brasileira Milena Batista: mensagem de Greta dá um gás para organização da greve pelo clima de 20 de setembro (Reprodução)
A brasileira Milena Batista: mensagem de Greta dá um gás para organização da greve pelo clima de 20 de setembro (Reprodução)

A opinião é compartilhada pelos universitários Maria Luiza Kovalski, 24, e Daniel Assis Carneiro, 25, organizadores da Juventude pelo Clima de Ponta Grossa, Paraná. “Estamos passando por um momento péssimo em que não há políticas climáticas e existe muita desinformação sobre a real situação alarmante de crise climática em que vivemos e acredito que o chamado da Greta pode acabar alcançando mais jovens e fortalecer os ânimos dos que já fazem parte do movimento. Pensamos que mais esforços devem ser feitos para informar os jovens e as crianças “, afirmaram os estudantes em nota conjunta.

No seu discurso em Paris, Greta Thunberg utilizou dados científicos e o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que, dentre outras coisas, afirma que a reduzir em 1,5 grau a temperatura do planeta seria suficiente para reduzir o impacto climático e salvar vidas.  “Quando você se dá conta de que quase ninguém sequer sabe que existe um crédito de carbono, então me diga, o que você faz e como você faz sem parecer alarmista? A ciência é clara. Tudo o que nós, crianças, estamos fazendo, é comunicar e agir unidas com a ciência”.

Participação de Greta Thunberg na Assembleia Nacional da França: teve protesto da direita e recado aos adultos "Vocês estão me dizendo: ‘Obrigada, você me dá esperança para o futuro’. Parece que vocês não entenderam o que estamos dizendo. Em vez de nos parabenizarem, tentem fazer algo"' (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)
Participação de Greta Thunberg na Assembleia Nacional da França: teve protesto da direita e recado aos adultos “Vocês estão me dizendo: ‘Obrigada, você me dá esperança para o futuro’. Parece que vocês não entenderam o que estamos dizendo. Em vez de nos parabenizarem, tentem fazer algo”‘ (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)

Para Marco Tulio Ribeiro, 28, que faz parte do movimento Fridays For Future Brasil, a fala de Greta faz todo o sentido: “É importante o despertar da geração que será pragmaticamente afetada pelas mudanças climáticas, alterações nas estações e nos ecossistemas. Estou alinhado com a Greta em entender que o sistema em que estamos inseridos hoje, não é suficiente e não traz para curto prazo a resposta que seria suficiente para que a crise climática seja evitada. Na minha opinião, não existe nenhuma outra urgência a ser discutida antes da crise climática, porque sem a solução desse problema climático, não faz sentido se estudar mais nada em um mundo que não vai existir mais, ou não nos dará mais a estabilidade para outros desenvolvimentos, a não ser sobreviver”, afirmou Marco Túlio

A participação de Greta na Assembleia Nacional não foi aceita por todos e políticos mais conservadores decidiram boicotar a sessão por serem contrários à presença da jovem, que chegou a ser chamada de “Justin Bieber da ecologia”. Conhecida por seu discurso direto e contundente, no final do seu discurso, Greta mandou um recado para os adultos: “Vocês estão me dizendo: ‘Obrigada, você me dá esperança para o futuro’. Parece que vocês não entenderam o que estamos dizendo. Em vez de nos parabenizarem, tentem fazer algo”.


Escrito por Barbara Lopes

Formada em Letras/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense, carioca que não vai à praia, mas vive na floresta e na selva da cidade. Cursando graduação em Jornalismo na UFRJ. Acredita que a leitura e o diálogo transformam o mundo.

17 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *