ODS 1
Desenvolvimento sustentável em pauta
Novo site ajuda educadores a descomplicarem o debate sobre sustentabilidade
O lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em setembro de 2015, reforçam claramente o desejo das nações signatárias pela busca por novos modelos de desenvolvimento mais inclusivos, socialmente justos e menos impactantes ao ambiente. A chamada Agenda 2030 traz em seu bojo 17 ODS e uma série de metas a serem perseguidas nos próximos 15 anos.
Entre esses 17 ODS, o de número 4, “Educação de Qualidade” prevê que, até 2030, as nações devem “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
[g1_quote author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”solid” template=”01″]O “Sustentáculos” vai muito além de entrevistas. Ele apresenta ao visitante uma série de vídeos, textos de apoio e sugestões de questões para discussão sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e os 17 ODS recém-lançados.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosApesar da dimensão e da importância da agenda nos níveis local, regional, subnacional, nacional e mundial, pode-se afirmar que a discussão sobre o tema do desenvolvimento sustentável – e seus inúmeros desdobramentos e conexões – tem sido literalmente esquecida dentro dos Ensinos Básico e Universitário, com raríssimas exceções.
Essa constatação é bem mais antiga que os ODS e, há 8 anos, José Eli da Veiga, em parceria com a escritora e filósofa, Lia Zats, lançou o livro “Desenvolvimento Sustentável: que bicho é esse?” (Editora Autores Associados – esgotado), com o foco nos jovens entre 14 e 16 anos.
Em meados de 2013 a editora solicitou aos autores que atualizassem o texto para uma segunda edição. Baseados na impressão de que o livro tinha servido mais aos professores do que diretamente aos jovens, José Eli e Lia começaram a pensar em outro livro. E logo se deram conta de que professores têm, infelizmente, pouco tempo para consultar livros. Surgiu assim a ideia de produzir uma série de vídeos com entrevistas sobre o tema do desenvolvimento sustentável voltados a educadores, com o propósito de aumentar o interesse pelo tema nas instituições de ensino.
Em março de 2016, nasce o site Sustentáculos, que vai muito além de entrevistas e apresenta ao visitante uma série de vídeos, textos de apoio e sugestões de questões para discussão sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e os 17 ODS recém-lançados.
A linguagem simples e acessível do Sustentáculos é capaz de atrair educadores e estudantes de todos os níveis e estimular a curiosidade e o debate sobre temas que dizem respeito à vida de todos e, por isso mesmo, devem fazer parte do repertório de todas as instituições de ensino e organizações do terceiro setor.
A repercussão do Sustentáculos em seus primeiros dias de vida tem sido extremamente positiva e espera-se que essa ferramenta abra novas possibilidades na realização de um trabalho embasado, competente e que realmente ajude a ampliar a compreensão sobre o que é desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Após visitar o site, você ainda pode entrar em contato direto com os autores fazendo comentários, críticas, sugestões e tirando dúvidas por meio da ferramenta “Caixa de Diálogo”.
Relacionadas
É doutorando em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM-USP) e colaborou como consultor convidado na construção do site Sustentáculos.