#Colabora estreia espaço para colunistas

Andréia Coutinho Louback, Winnie Bueno, Bruna Benevides, Samela Sateré Mawé, Edu Carvalho, Oscar Valporto, Agostinho Vieira, Yuri Fernandes, Aydano André Motta e Carla Lencastre: time de colunistas do #Colabora

Winnie Bueno, Samela Sateré Mawé, Bruna Benevides, Andréia Coutinho Louback e Edu Carvalho fazem parte do nosso time

Por #Colabora | ODS 17 • Publicada em 29 de junho de 2022 - 18:02 • Atualizada em 29 de junho de 2022 - 18:40

Compartilhe

Andréia Coutinho Louback, Winnie Bueno, Bruna Benevides, Samela Sateré Mawé, Edu Carvalho, Oscar Valporto, Agostinho Vieira, Yuri Fernandes, Aydano André Motta e Carla Lencastre: time de colunistas do #Colabora

Com um novo time de colunistas convidados, o #Colabora estreia novos espaços no seu site, sempre em busca de ampliar e diversificar olhares e opiniões sobre temas conectados aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Nele, Winnie Bueno, pesquisadora, iyalorixá e consultora em Raça, Gênero e Diversidade; Samela Sateré Mawé, comunicadora indígena, ativista ambiental e apresentadora do Canal Reload; Bruna Benevides, ativista trans e defensora dos direitos humanos LGBTQIA+; Andréia Coutinho Louback, jornalista e especialista em justiça climática e racional; e Edu Carvalho, jovem jornalista, apresentador e escritor carioca.

Além dos convidados, também terão colunas jornalistas do próprio #Colabora: Agostinho Vieira, um dos criadores do site, ex-diretor de O Globo e da Rádio CBN, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ; Aydano André Motta, escritor, pesquisador de Carnaval e comentarista do SporTV; Carla Lencastre, jornalista especializada em Turismo, editora por 10 anos do caderno Boa Viagem, de O Globo; Oscar Valporto, carioca, com experiência de editor nos principais jornais do Rio; e Yuri Fernandes, roteirista, coordenador de jornalismo do Canal Reload e, no #Colabora, autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora do Prêmio Longevidade Bradesco e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+.

As colunas do #Colabora estreiam esta semana. E você já pode conferir as primeiras clicando aqui. Conheça mais sobre os colunistas.

Andréia Coutinho Louback

Carioca, mulher negra e jornalista pela PUC-Rio, Andréia é mestra em Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ e reconhecida por duas temáticas de paixão e especialidade: justiça climática e racial. Atualmente, é fellow do programa Humphrey Fellowship, na Universidade da Califórnia, Davis, e faz residência profissional na United Nations Population Fund (UNFPA), nos Estados Unidos.

Bruna Benevides

Diretora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Bruna Benevides – travesti cearense, femininista e militar antifascita – é consultora de gênero e sexualidade, ativista e defensora dos direitos humanos LGBTQIA+. Autora do Dossiê Trans, pesquisa anual sobre violência contra pessoas trans brasileiras e pessoas trans na política, foi eleita umas das 100 mulheres pioneiras na categoria Leadership, Power and Polítics pel Women of the World fundation. Também foi vencedora do prêmio Faz Diferença do Jornal o Globo e condecorada com a Medalha Marielle Franco por sua luta pela igualdade de gênero e defesa dos direitos das mulheres.

Edu Carvalho

Morador da Rocinha e cria do mundo, é jornalista e apresentador, com passagens pela TV Globo, CNN e Revista Época. Fez parte da equipe do #Colabora que ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo. Autor do livro de contas ‘Curva do S – Histórias da Rocinha, atua como colunista também no UOL Ecoa e no Maré de Notícias.

Samela Sateré Mawé

Indígena do povo Sateré Mawé, Samela, estudante de Biologia na Universidade do Estado do Amazonas, é ativista ambiental no @fridaysforfuturebrasil, comunicadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e da ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade). Apresentadora no @canalreload, integra ainda a Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé (Amism) e o Movimento de Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam)

Winnie Bueno

Iyalorixá, doutoranda em Sociologia pela UFRGS, ativista e apaixonada pela potência da negritude brasileira, Winnie assinará a coluna ‘Prosa Preta’, que ela define como chamado para conversa. “São ideias e ações de uma mulher negra, nascida e criada no terreiro que gosta muito de tudo que a escrita proporciona”. Pesquisadora e consultora em em Raça, Gênero e Diversidade, tem mestrado em Direito Internacional. É criadora da criadora da @winnieteca uma iniciativa que promove a conexão de pessoas negras com a literatura. Faço a ponte entre pessoas dispostas a doarem livros a quem precisa de leituras específicas, porém, não possui meios de acessá-las e autora do do livro Imagens de Controle – Um conceito do Pensamento de Patricia Hill Collins.

Agostinho Vieira

Um dos fundadores do #Colabora, Agostinho, formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ, foi repórter de Cidade e de Política, editor, editor-executivo e diretor executivo do jornal O Globo. Também foi diretor do Sistema Globo de Rádio e da Rádio CBN. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design, em 1998 e 1999. Tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Insead (Instituto Europeu de Administração de Negócios) e em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ.

Aydano André Motta

Niteroiense, Aydano é jornalista desde 1986. Especializou-se na cobertura de Cidade, em veículos como “Jornal do Brasil”, “O Dia”, “O Globo”, “Veja” e “Istoé”. É editor no #Colabora e comentarista do canal SporTV. Conquistou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2012. Pesquisador de carnaval, é autor de “Maravilhosa e soberana – Histórias da Beija-Flor” e “Onze mulheres incríveis do carnaval carioca”, da coleção Cadernos de Samba (Verso Brasil). Escreveu o roteiro do documentário “Mulatas! Um tufão nos quadris”.

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década. Anda pelo Brasil e pelo mundo em busca de boas histórias desde sempre. Especializada em Turismo, tem vários prêmios no setor e é colunista do portal Panrotas.

Oscar Valporto

Formado pela Escola de Comunicação da URFJ e editor do #Colabora desde 2019, Oscar Valporto é carioca e jornalista – carioca de mar e bar, de samba e futebol; jornalista, desde 1981, no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, no Governo do Rio, no Viva Rio, no Comitê Olímpico Brasileiro. Passou oito anos no jornal Correio* (Salvador, Bahia), onde foi editor executivo e editor-chefe. Apaixonado pela cidade, vai assinar a coluna #RioéRua e muito mais.

Yuri Fernandes

Jornalista e roteirista do #Colabora e especializado em pautas sobre Diversidade, é autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora do Prêmio Longevidade Bradesco e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. Fez parte da equipe ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série “Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”. É coordenador de jornalismo do Canal Reload e diretor do podcast “DáUmReload”, da Amazon Music. Já passou pelas redações do EGO, Bom Dia Brasil e do Fantástico. Por meio da comunicação humanizada, busca ecoar vozes de minorias sociais, sobretudo, da comunidade LGBT+.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile