ODS 1
Instituição de superdotados
Instituto Rogerio Steinberg
No Jardim Botânico, bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro, funciona uma instituição que se destaca, principalmente, pelo trabalho que faz fora da sala de aula: descobrir nas classes sociais mais carentes da sociedade, crianças e adolescentes superdotados. Atualmente com 201 alunos, o Instituto Rogerio Steinberg (IRS) é uma organização sem fins lucrativos que atua tanto na identificação, quanto no desenvolvimento de crianças e jovens socialmente vulneráveis, mas com altas habilidades e superdotação. Uma garotada fora do comum que vive sob as mesmas condições socioambientais, tem a mesma faixa etária de tantas outras e, às vezes são filhos dos mesmos pais, mas que nascem com uma capacidade intelectual acima da média.
O Ministério da Educação define esses meninos e meninas como “aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade”. Suspeita-se que no Brasil sejam muitos, algo entre 3% e 5% da população. Mas, na vida real, a grande maioria dessas “pessoinhas extraordinárias” acaba não desenvolvendo todo o seu potencial, que pode ser interpretado como uma coisa ruim. Afinal, por não terem seu talento reconhecido, muitos superdotados têm problemas de convívio com os colegas e até professores, já que acham as aulas comuns entediantes. E sofrem com isso. “Temos vários casos”, afirma a assistente social do IRS, Flávia Goober, explicando que nem todo professor é preparado para trabalhar com esse tipo de criança. E o resultado de toda essa incompreensão é que muitos talentos são desperdiçados, por falta de orientação e oportunidade. Um dos últimos censos escolares realizados pelo MEC detectou entre 55,9 milhões de estudantes do ensino básico (da educação infantil ao ensino médio), das escolas públicas e particulares, apenas 2.769 alunos com altas habilidades ou 0,005% do total.
Para chegar a essas crianças, o IRS possui um programa chamado Despertando Talentos, responsável por essa identificação e encaminhamento das crianças com indicadores de AH/SD, da rede municipal do Rio de Janeiro e instituições beneficientes de ensino. Os professores ficam atentos aos alunos que se destacam e encaminham ao instituto. Desde sua fundação, em 1998, cerca de 33 mil jovens foram atendidos pelo IRS, através do Programa Despertando Talentos. Destes, 960 foram selecionados e ingressaram no Programa Desenvolvendo Talentos, que tem como foco o aprimoramento das suas altas habilidades. O IRS adota em sua metodologia as inteligências múltiplas de H. Gardner. E oferece aos alunos Oficinas de Criação, Codificação, Empreendedorismo, Robótica e Oficinas Complementares: Desenho, Jornal, Teatro e Xadrez. Dependendo do desempenho do jovem, ele ainda pode ganhar bolsas de estudo de Inglês. O IRS também ajuda na inserção no mercado de trabalho.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosApós a saída, os beneficiários são monitorados pela equipe do IRS na sua trajetória educacional
[/g1_quote]
Segundo Flávia, o processo de seleção é iniciado entre outubro e novembro. As atividades, em fevereiro. “Fazemos uma entrevista social com a família. Como foi o desenvolvimento da precocidade das crianças e o comportamento na escola e em casa?”. Os critérios básicos são a habilidade e a condição econômica. “Atendemos crianças de famílias carentes, com perfil econômico de até um salário mínimo de renda per capta”. O tempo de permanência varia de acordo com a idade da criança. “Após a saída, os beneficiários são monitorados pela equipe do IRS na sua trajetória educacional”, diz. O convênio com as escolas municipais da 2ªCRE não impede que o IRS aceite participantes de outras áreas da cidade. Um dos orgulhos do instituto, Gabriel Santana Cutrim, que ingressou no renomado Instituto de Tecnologia ORT, quando tinha 16 anos, é de Guadalupe. Atualmente, 95 ex-participantes do IRS estão matriculados em renomadas universidades, sendo 23 públicas e 18 particulares, com bolsa. Fora os alunos de nível fundamental e médio que ingressaram em instituições de primeira linha e os medalhistas nas Olimpíadas de Matemática.
Para cumprir a missão, o IRS mantém convênios com outras instituições de educação e conta com a ajuda de muitos parceiros, que contribuem não apenas com dinheiro, mas com produtos e serviços também. E tem ainda o valioso auxílio de ex-participantes, como o graduando em Matemática na Universidade Federal do Rio (UFRJ), Ciro de Souza da Silva Monteiro, 22 anos. Ele ficou seis anos no IRS. Entrou com 13 anos devido ao bom aproveitamento acadêmico, com destaque para matemática. “Meu período no IRS foi muito produtivo. Fiz parte das oficinas de criação, desenvolvi poesia e leitura, além das oportunidades que tive fora, através das bolsas de estudos”, lembra Ciro, que decidiu, em meados de 2015, voltar ao IRS como voluntário. “Dou reforço escolar de matemática, programação e robótica. Acho muito importante ajudar as pessoas. Sou muito grato e quero que outros tenham acesso às oportunidades que tive”. Mais do que desenvolver um grande cérebro, o IRS aprimora grandes corações. Isso é genial.
Relacionadas
Wilson Aquino é repórter e autor do livro Verão da Lata (editora Leya)
Muito interessante esta matéria.
Gostaria também de salientar a importância de descobrir mais qualidades (dotes) acima do normal nas crianças e adolescentes, já que é um momento muito importante em seu periodo de crescimento e desenvolvimento…sendo o período ideal de explorar esses dotes. Meu nome é Paulo Lopes, sou fisiologista desportivo e atuo em uma área que também descobre dons incríveis no ser humano….minha área e o esporte competitivo. Estudei por 8 anos na Russia e aprendi a realizar e trabalhar com um exame que detecta o potencial genético para descobrir atletas fora do cimum….chama-se DERMATOGLIFIA – um exame que se realiza a partir da leitura das linhas e desenhos das impressões digitais de todos os dedos das mãos…….além de ajudar a descobrir o potencial atletico, também pode ajudar em programas de exercícios para melhoria da qualidade de vida. Caso você queira conhecer mais sobre este FANTÁSTICO exame, ou realizar em você ou seu filho, entre em contato conosco pelo whatsapp: +55 15 996738143…….veja também nosso site: http://www.dermatosport.webnode.com
Oi boa tarde
Tenho um filho autista leve
Super dotado extremamente inteligente
Já dito pelos seus professores da rede pública.
Eles me aconselharam procurar um lugar para ele poder fazer um teste para testa lo .
Preciso de orientação
Pois a mesma professora disse se não fizer nada ele vai ser um génio esquecido. Me ajudem
Procure o Instituto Helena Antipoff, se você for do Rio de Janeiro e ele for aluno da rede municipal. Não desperdice o potencial do seu filho!
Olá! minha filha tem três anos, e com seis meses ela disse sua primeira palavra papai. com oito meses já falava na linguagem de bebê, mais sempre comunicativa. E hoje com seus três anos já sabe se expressar e comunicar quase de igual ao adulto. Conta em inglês ate dez, sabe as cores em português e inglês também entre outras coisas também. Gostaria que ela estudasse em colégio que desse suporte ao seu potencial.
Tenho uma neta especial que eu crio e entro em várias decepção por ela agir como adulto por favor me ajude estou preste a entrega ela para um abrigo
OLÁ, BOA NOITE.
SOU O PAI DO GAROTO MIGUEL, ELE TEM 5 ANO.
APRENDEU A LER SOZINHO DESDE OS 2 ANOS E MEIO.
CONHECE TODAS AS BANDEIRAS E MAPAS DO MUNDO TODO, INCLUINDO AS QUE DEIXARAM DE EXISTIR OU TIVERAM ALTERAÇÕES.
TEM GRANDE INTERESSE POR OUTROS IDIOMAS. APRENDEU ALGUNS ALFABETOS E PALAVRAS DE VÁRIOS IDIOMAS, TUDO SOZINHO.
TEM APREÇO PELA MATEMÁTICA, REALIZADO AS TAREFAS DE CASA PASSADAS PELA PROFESSORA SOZINHO.
MEMORIZA COM FACILIDADE DATAS, E TEM UMA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA ALÉM DO COMUM.
TEM APREÇO E INTERESSE EM OUVIR HINOS DE PAÍSES, CIDADES ETC E ATÉ RECONHECE ALGUNS DESTES, SOMENTE OUVINDO A INTRODUÇÃO.
GOSTA E TEM FACILIDADE EM DESENHAR.
ME AJUDE A AJUDAR MEU FILHO.
FOI DIAGNOSTICADO PELA NEUROPEDIATRA COM AUTISMO LEVE E SUPERDOTAÇÃO, NO ENTANTO AINDA NAO FECHAMOS O DIAGNOSTICO, POR QUE ESTAMOS FAZENDO AS TERAPIAS E EXAMES.
PRECISO APOIO QUANTO AO TESTE DE QI DO MEU PEQUENO MIGUEL.
ASS: PAPAI DO MIGUEL