O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, recebeu nos três primeiros dias da edição especial de 40 anos cerca de 300 mil visitantes — e a expectativa é que o número chegue a 700 mil com os shows entre hoje (19/09) e domingo (22/09). Como em outras edições, brasileiros, estrangeiros e cariocas se reúnem no Parque Olímpico para apreciar cantores e bandas que são fãs. Apesar do sucesso, organizar um evento deste porte de forma sustentável tem muitos desafios. A pegada de carbono — quantidade de gases de efeito estufa emitidos — da última edição do festival foi de 60 mil toneladas, devido a fatores como o transporte do público, bandas, equipamentos e materiais; o consumo de energia necessário para a produção do evento e o tratamento de resíduos.
Leu essa? Paris 2024: 10 iniciativas para tornar os Jogos Olímpicos mais sustentáveis
Para mitigar esses efeitos, o Rock in Rio segue o lema “Por um mundo melhor”, e assumiu metas até 2030 alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O #Colabora listou dez iniciativas do festival na busca de ser mais sustentável. Confira:
1 – Copos reutilizáveis pela primeira vez no Rock in Rio
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosEm entrevista ao #Colabora em 2019, a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, disse que “o copo plástico é um megacalo no meu pé”, pois já tentava implementar a operação de copos reutilizáveis, mas não conseguia. “Se conseguimos na Copa e nas Olimpíadas, por que não no Rock in Rio? É difícil provocar a mudança, mas eu não vou desistir”, contou na época.
E deu certo: o Rock in Rio, em parceria com Heineken, Coca-Cola, Schweppes, Red Bull e Braskem, espera reduzir em 14 toneladas a produção de lixo com a implementação de copos reutilizáveis, uma medida inédita no festival. A partir desta edição, as bebidas serão servidas num copo específico da marca, e na segunda compra os consumidores recebem um desconto. O copo comprado será trocado por um limpo e abastecido com a mesma bebida, enquanto o usado será higienizado, retornando para a cadeia circular de vendas.
2 – Palco Mundo com aço 100% reciclável
Pela segunda edição consecutiva, o Palco Mundo, onde se apresentam os principais nomes do festival, é feito de aço totalmente reciclável. A medida é resultado de uma parceria do Rock in Rio com a recicladora de sucata metálica Gerdau. São 200 toneladas de aço fornecidas pela empresa — o mesmo utilizado na edição de 2022 — para a estrutura que possui 860 metros quadrados, 104 metros de largura e 30 metros de altura, equivalente a um prédio de 10 andares.
3 – Uso de energia limpa e renovável
Em parceria com a empresa Neoenergia, o festival conta com 43 postes de iluminação abastecidos por energia solar e 30 carrinhos elétricos para a organização do evento. Além disso, outras marcas têm ativações focadas em sustentabilidade, como o espaço Coke Studio da Coca-Cola — totalmente abastecido por energia limpa, incluindo uma pista de dança que transforma o movimento das pessoas em energia. A Heineken também vai fornecer energia renovável para o evento a partir do Solar Station, um caminhão elétrico que carrega um banco de baterias abastecido com energia solar.
4 – Acessibilidade e inclusão
O Rock in Rio 2024 apresenta iniciativas de acessibilidade voltadas para Pessoas com Deficiência (PcDs). No que diz respeito à locomoção, o evento disponibiliza cadeiras de rodas manuais e motorizadas; suporte para reparo de possíveis danos nas cadeiras; mapa tátil em braile e pisos táteis de alerta para orientação de pessoas cegas; local específico para cuidados com cães guias.
Dentre outras medidas para garantir um bom show a todos, foram criadas salas de acomodação e regulação sensorial para pessoas neurodivergentes. Espalhados pela Cidade do Rock e com terapeutas ocupacionais especializados, esses espaços são projetados para reduzir estímulos como som e luz. Além disso, o festival oferece o empréstimo de kits sensoriais, com abafadores de ouvido, óculos escuros e brinquedos antiestresse.
5 – Saúde e bem-estar do público
A distribuição gratuita de água em pontos estratégicos e a instalação de 170 bebedouros são algumas das ações para garantir a saúde e o bem-estar do público. Além disso, copos biodegradáveis e vaporizadores estarão disponíveis para ajudar os visitantes a combater o calor e se manterem hidratados. Segundo a concessionária Iguá, “aguadeiros” — funcionários que circulam entregando a água — vão distribuir 120 mil litros de água. O evento também permite a entrada de garrafas plásticas transparentes de até 500ml contendo água, com tampa.
6 – Gestão do lixo na Cidade do Rock
Além de reduzir a produção de lixo com iniciativas como a nova operação de copos e a reutilização de materiais como no palco de aço, o festival também irá, mais uma vez, reciclar o lixo gerado. Nesta edição, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e cooperativas do ramo retornam ao Rock in Rio para garantir a destinação correta do lixo produzido.
Além disso, em parceria com a Startup Reutiliza Já, os resíduos gerados no evento serão rastreados a partir da tecnologia blockchain, para que seja possível acompanhar os materiais recicláveis desde o descarte até a transformação em nova matéria-prima. “A primeira participação da ANCAT junto com as cooperativas em 2022 foi um marco, resgatamos mais de 260 toneladas de materiais recicláveis, o que evitou que fossem parar em aterros sanitários, além de gerar renda para muitas famílias de catadores”, comenta Roberto Rocha, presidente da associação.
Sentiu que precisa ampliar o assunto? O #Colabora também está no WhatsApp. Clique e siga o canal para receber nossas produções direto no seu celular!
7 – Compensação de carbono
Para minimizar a pegada de carbono gerada pelo transporte e consumo de energia, o festival calcula a quantidade de gases de efeito estufa emitidos durante o evento e investe em projetos de compensação. A edição deste ano dará continuidade ao reflorestamento na Amazônia, onde já foram plantadas 1 milhão de árvores. Desde 2001, a organização já neutralizou emissões de 18 das 22 edições realizadas.
8 – Educação ambiental
A Gerdau, uma das parceiras do evento, trouxe um carro de Fórmula 1 feito de sucata para expor no festival. Além disso, a ativação também disponibiliza uma máquina semelhante a de pegar ursinhos de pelúcia, mas com itens recicláveis. Quem conseguir realizar a coleta correta de materiais será premiado, incentivando a conscientização ambiental ao público de forma lúdica.
O Rock in Rio também produziu a websérie documental “Na Rota da Energia“, disponível no YouTube. Realizada em parceria com a Neoenergia, a websérie explora os bastidores da construção da Cidade do Rock, as medidas voltadas para sustentabilidade e implementação de tecnologias verdes.
9 – Combate a pobreza com Favela 3D
Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida) é um projeto que já foi implementado na Favela do Haiti em São Paulo durante o The Town, em 2023, e chegou este ano ao Rio de Janeiro para atuar no Morro da Providência, com obras de revitalização que já começaram na Praça do Buraco e a Praça Sessenta.
Segundo portal oficial do festival, as melhorias vão “transformar pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros”. A iniciativa chega a partir do Rock in Rio em parceria com a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen – com realização do Instituto Entre o Céu e a Favela. O projeto visa promover o desenvolvimento social e gerar renda para as 250 famílias do local.
10 – Combate a fome
O festival lançou o “Dia Brasil”, marcado para este sábado (21) com uma line-up composta exclusivamente de artistas nacionais, em busca de mobilizar o público para duas causas urgentes: o combate à fome e a superação da pobreza. O Rock in Rio 2024 pretende doar 1,5 milhão de refeições para vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
Além disso, o festival também teve uma ação inédita com a gravação do clipe da música “Deixa o Coração Falar”, composta especialmente para a causa. Os direitos da canção, assim como os lucros de produtos licenciados e leilões de instrumentos autografados, serão destinados às organizações não governamentais (ONGs) parceiras do festival Ação da Cidadania e Gerando Falcões, que atuam nas causas. O público também poderá contribuir com doações durante a compra de ingressos e diretamente no site oficial do Rock in Rio.
“No Rock in Rio, buscamos plantar uma semente de conscientização na mente das pessoas, convidando todos a repensarem suas escolhas e a abraçarem um estilo de vida mais responsável com o meio ambiente. Engajar os fãs em nossos projetos sociais é uma forma poderosa de ampliar essa mensagem, reunindo a energia coletiva para chamar a atenção para temas que realmente importam para o futuro do planeta”, afirma Roberta Medina, a vice-presidente do Rock in Rio.