ODS 1
SUV or not to SUV?
Prefeitura de Paris organiza plebiscito para discutir se carros mais pesados devem pagar tarifas mais altas de estacionamento
Mais caros, maiores, mais pesados e mais poluentes. Apesar dos adjetivos pouco atraentes, os carros SUV – “Sport Utility Vehicle” são um sucesso de vendas. Aqui, no Brasil, e lá fora. Segundo Isabelle Autissier, Presidente de Honra da WWF França, se nada for feito para inverter a tendência, os SUV devem representar 2/3 das vendas em 2030.
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Pesando 200 Kg a mais do que um veículo “normal”, com 25 cm a mais de comprimento e 10 cm a mais de largura, a Prefeitura de Paris decidiu perguntar aos parisienses qual o lugar que esse tipo de veículo deve ocupar no espaço público da cidade. A resposta vai dar um sinal verde para um aumento nas tarifas de estacionamento dentro da capital.
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Veja o que já enviamosEnquanto o número de carros em circulação em Paris diminuiu drasticamente ao longo das três últimas décadas – o transporte público preenche, em grande parte, as necessidades de locomoção dentro da área urbana -, os carros ganharam peso, passando de 975 kg em 1990, para mais de 1200 kg nos dias de hoje.
Além de contribuírem com peso e tamanho maiores, a categoria SUV consome bem mais do que um veículo standard e, pelo peso e processo de fabricação, ela é também mais poluente! Se isso só já não bastasse, a Prefeitura de Paris identificou ainda um outro impacto: os atropelamentos envolvendo os SUVs são duas vezes mais mortais do que aqueles envolvendo carros mais simples.
Com toda essa argumentação, a prefeitura marcou um plebiscito, para o próximo dia 4 de fevereiro de 2024, aberto a todos os eleitores da cidade: você concorda que os SUVs tenham uma tarifa majorada de estacionamento dentro da cidade?
Essa será a segunda vez que a cidade organiza um plebiscito ligado à ocupação do espaço público. Em abril deste ano, os eleitores foram convidados a participar da decisão sobre o aluguel de patinetes elétricos nas ruas de Paris. Apesar do sucesso, vários acidentes envolvendo o uso desses patinetes levaram mais de 100.000 parisienses às urnas que votaram pelo “não” em sua maioria e o serviço deixou de ser oferecido.
Acusada de prejudicar os proprietários e impor restrições, a Prefeitura relembra que essas medidas não serão aplicadas a motoristas de táxis e residentes que estacionem no bairro onde moram e que o estacionamento continuará gratuito para todos diariamente, à noite, a partir das 20 horas e aos domingos e feriados.
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Jornalista e profissional de comunicação, vive em Paris e conhece bem a ebulição do ambiente corporativo. Acredita que a queda do império romano "é pouco" perto das transformações que a sociedade está vivendo mas, otimista até a raiz dos cabelos, acredita que dias melhores virão. Inxalá!