Como o Sistema Coca-Cola Brasil está atuando no combate aos efeitos da pandemia da Covid-19

Desde 2020, foram investidos mais de R$ 55 milhões em iniciativas para a prevenção da doença, fortalecimento do sistema de saúde, segurança alimentar das populações mais vulneráveis, conscientização sobre a importância da vacinação e apoio aos microempreendedores

Por Matheus Vieira | Conteúdo de marcaODS 10 • Publicada em 31 de agosto de 2021 - 19:00 • Atualizada em 9 de setembro de 2021 - 16:37

Agir com rapidez, em larga escala e de forma coletiva tornou-se um imperativo desde o início da pandemia. É um dever compartilhado pela sociedade enfrentar a crise, que afetou negócios, evidenciou desigualdades e agravou questões sociais e sanitárias. O Sistema Coca-Cola Brasil tem direcionado esforços em múltiplas frentes para apresentar respostas aos efeitos da covid-19. Só em 2020, mobilizamos uma contribuição de R$ 45 milhões. Os engarrafadores parceiros fizeram doações substanciais de bebidas, alimentos, embalagens e álcool em gel para comunidades e instituições de saúde. Foram 9,4 milhões de itens doados em parceria com 413 instituições.  Este ano, as ações ganharam um reforço de mais de R$ 10 milhões.

As iniciativas estão divididas em cinco pilares. Equilibramos os esforços em medidas de prevenção, contribuição para o sistema de saúde, segurança alimentar, conscientização sobre a vacinação e apoio aos pequenos empreendedores.

As medidas de prevenção amplificam o alcance das orientações do Ministério da Saúde com a força dos nossos canais, inclusive com orientações nos rótulos de nossas embalagens. Nossa contribuição também se dá com doações de itens essenciais, como água para os profissionais de saúde e suporte ao aumento de leitos nos hospitais, além da participação em ações como a do Movimento UniãoBR, que adquiriu usinas de oxigênio para o estado do Amazonas.

No que diz respeito à segurança alimentar, estamos realizando doações de alimentos e de cestas básicas para as populações mais vulneráveis. Um exemplo é a campanha Por Todas as Mesas, em parceria com  a ONG Ação da Cidadania, lançada no dia 21 de maio deste ano.

Em outra frente, colaboramos com a campanha de vacinação, por meio da distribuição de mais de um milhão de cartazes do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde. Em junho deste ano, nos juntamos ao Movimento Unidos Pela Vacina, criado para ajudar a viabilizar a imunização nas comunidades mais isoladas do país.

Fortalecendo mais um pilar, apoiamos os pequenos negócios com iniciativas de crédito, de fluxo, de capacitação e de digitalização, em parcerias com o Sebrae, com a Aliança Empreendedora e com a Caixa. O lançamento do site Coca-Cola Dá um Gás no seu Negócio  faz parte de nossos esforços para ajudar microempreendedores em todo o país.

Vamos enfrentar essa crise juntos! Acompanhe as ações do Sistema Coca-Cola Brasil no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19 pelo site estamosnessajuntos.com.br, que traz informações atualizadas sobre cada iniciativa.

Veja detalhes das mais importantes ações contra os efeitos da covid-19 que o Sistema Coca-Cola Brasil vem desenvolvendo.

2021

Por Todas as Mesas

Com a meta de distribuir 2,5 milhões de pratos de comida com bebida a quem mais precisa, a companhia doa R$ 0,50 de cada pedido que inclua um produto de seu portfólio realizado pelas principais plataformas de delivery. Para participar do Por Todas as Mesas, basta fazer a compra das bebidas (individuais ou em combos) do portfólio da Coca-Cola Brasil por meio de iFood, Rappi, Uber Eats, Aiqfome e Wabi. As doações são revertidas em refeições com bebidas, que estão sendo distribuídas pela ONG Ação da Cidadania, idealizadora da campanha Brasil Sem Fome. A ação também beneficia os pequenos varejistas. A marca Coca-Cola oferta R$ 1 milhão em vouchers de R$ 5 para os consumidores fazerem pedidos especialmente nos pequenos restaurantes participantes da ação e cadastrados no iFood, como forma de dar um estímulo extra ao consumo em pequenos negócios.

É possível doar diretamente para a campanha Brasil sem Fome: cada real é um prato de comida para quem mais precisa. São aceitas contribuições de qualquer valor.

Atuação no Amazonas

Muitas de nossas ações estão direcionadas ao estado do Amazonas. Disponibilizamos um aporte financeiro de R$ 3 milhões, aplicados em ações de ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade na capital e em outros 26 municípios amazonenses. Mais recentemente, nos juntarmos ao Unidos pela Vacina, fizemos uma doação de R$ 500 mil, com recursos da The Coca-Cola Foundation, que será destinada a cerca de 50 municípios do interior do Amazonas, para a compra de equipamentos e itens essenciais para o funcionamento dos locais de vacinação, impactando em torno de 1,8 milhão de pessoas.

O Movimento União BR, do qual a Coca-Cola Brasil faz parte, junto a outras 19 empresas, arrecadou R$ 5 milhões, desde janeiro, para a aquisição de 11 usinas de oxigênio, oito miniusinas, 80 mil EPIs e 500 cilindros de oxigênio para o estado. Outra iniciativa da Coca-Cola Brasil foi a doação de cinco mil litros de álcool 70% para hospitais de Manaus, em 2020. A companhia também equipou com geladeiras o Laboratório Central de Saúde do Estado. A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), com apoio da Coca-Cola Brasil, realizou a doação de dois mil aventais descartáveis e 100 máscaras de ventilação não invasivas (VNI) ao estado do Amazonas. A Coca-Cola Brasil também faz parte do Juntos pelo Amazonas, com uma série de empresas e entidades. Uma das ações do grupo foi doar R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, para dar suporte aos hospitais públicos da região.

A solidariedade se faz presente em toda a nossa cadeia. O Grupo Simões, engarrafador do Sistema Coca-Cola Brasil no Amazonas, emprestou cilindros e uma pequena usina de oxigênio para dar suporte às unidades de saúde de Manaus. O Grupo Simões também fez doações de água mineral, refrigerantes e cestas básicas para órgãos públicos de Saúde do Amazonas e instituições do Pará e do Acre. No total, foram doadas 9.725 garrafas de bebidas e cinco toneladas de alimentos. A Jayoro, que fornece parte do guaraná utilizado pelo Grupo Simões, deu suporte ao hospital de Presidente Figueiredo, doando o oxigênio que tinha disponível em suas instalações para a unidade de saúde.

Doação de cestas básicas da Solar, em Alagoas

Movimento Vacina Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil realiza a distribuição de  um milhão de cartazes do Movimento Vacina Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa visa a apoiar a campanha de vacinação, levando orientações à população.

Socorro ao microempresário

Cerca de 110 mil microempreendedores do ramo de alimentação de Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo foram impactados pelo programa “Crescendo juntos microempreendedor”. Enquanto muitas empresas fechavam as portas à medida que a pandemia se estabelecia no país, crescia o número de Microempreendedores Individuais (MEIs). Lançado pela Coca-Cola Brasil em parceria com dois dos seus fabricantes, Femsa e Solar, o programa foi criado para minimizar os impactos da pandemia no trabalho de ambulantes, dogueiros, donos de carrinhos de lanches e micro estabelecimentos comunitários.

Para ampliar as vendas, os microempreendedores puderam criar suas lojas online de forma simples e 100% gratuita pela plataforma Wabi Shop. Já para o acesso a crédito, o “Crescendo Juntos Microempreendedor” estabeleceu uma parceria com a Avante Microcrédito, uma fintech de impacto social conhecida por ter processos de análise e concessão de crédito realizados de forma 100% online para micro e pequenos empreendedores.

2020: Ações iniciadas no ano passado continuam dando frutos

Apoio ao setor de saúde

Coca-Cola Brasil, Coca-Cola Femsa, Bradesco Seguros e Grupo Fleury firmaram um acordo com a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan com objetivo de ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico da covid-19, destinados com prioridade aos profissionais de saúde. A meta é processar cerca de 26 mil testes diagnósticos, na metodologia RT-PCR.

O Sistema Coca-Cola Brasil colocou sua malha de distribuição a serviço do projeto Empresas do Bem, liderado pela Termocolor. Cinco engarrafadores do Sistema e a Leão Alimentos e Bebidas fizeram parte da rede de distribuição de 150 mil máscaras de proteção no modelo face shield, em 17 estados de norte a sul do país, para 110 instituições — são hospitais, asilos, penitenciárias, casas de saúde e equipes do Samu. A iniciativa chegou até as fronteiras com a Bolívia e com o Peru, beneficiando a população que busca por assistência médica nos municípios brasileiros.

O Sistema Coca-Cola Brasil destinou mais de 2,3 milhões de garrafas de água mineral Crystal (500ml) para 85 hospitais de campanha e de referência no combate à covid-19 em todo o país. A bebida foi oferecida aos profissionais de saúde que estão na linha de frente.

Fundo para comunidades vulneráveis

Para apoiar comunidades vulneráveis onde o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) está presente com seus programas, foi criado o fundo “Estamos nessa juntos”. Graças às sólidas parcerias construídas há mais de 10 anos com ONGs locais, foi possível chegar a algumas das mais remotas regiões do país. As ações aconteceram em três frentes: Sensibilização e Conscientização, Proteção à Saúde e Alimentação. Mais de 8,5 milhões de pessoas foram impactadas, em 2,6 mil comunidades de 21 estados mais o Distrito Federal.

Entrega de alimentos no Coletivo Coqueiros, em Belo Horizonte, com recursos do Fundo Estamos Nessa Juntos

Apoio a catadores de materiais recicláveis

A Coca-Cola Brasil contribuiu com um fundo que beneficiou catadores de materiais recicláveis — autônomos e cooperativados. Os aportes foram feitos por meio da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e da Campanha de Solidariedade aos Catadores do Brasil.

Refeições para quem mais precisa

O Instituto Coca-Cola Brasil apoiou a ONG Gastromotiva com R$ 1 milhão, com recursos da The Coca-Cola Foundation. O aporte possibilitou a distribuição de 270 mil refeições em comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Curitiba. A ação gerou trabalho e renda para cozinheiros. A parceria também permitiu a ampliação do projeto Cozinhas Solidárias, em que profissionais formados pela ONG preparam a comida em suas próprias casas. Ainda foram distribuídas 51 mil refeições para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade em Manaus e no Careiro da Várzea.

Todos à Mesa

A Coca-Cola Brasil disponibilizou 100 mil vouchers de R$ 8, no iFood, para ajudar pequenos restaurantes.

Movimento Nós

A Coca-Cola Brasil se uniu a outras sete empresas para criar o Movimento Nós. A coalizão oferece um pacote de benefícios em apoio a mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil. O impacto foi em larga escala. Incluindo as famílias dos pequenos empreendedores, foram atingidas três milhões de pessoas.

Os pequenos varejos receberam kits com cartilhas, cartazes, máscaras e álcool em gel para se manterem em segurança durante a retomada das atividades, além de terem acesso às demais frentes de apoio propostas pela coalizão. Juntas, as oito empresas contribuíram com R$ 370 milhões.

O projeto Cozinhas Solidárias, no Rio

Cartilha para um bom planejamento

A fabricante Solar lançou, em parceria com o Sebrae, uma cartilha, voltada a bares e restaurantes, com orientações e estratégias de planejamento financeiro, legislação e perspectivas de mercado. Além do material impresso, entregue com os pedidos feitos pelos clientes da Solar, o conteúdo pode ser acessado pelo site do Sebrae.

Cestas básicas e botijões de gás

A Coca-Cola Brasil, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, fez um aporte de R$ 1 milhão para a compra de cestas básicas e botijões de gás. Além disso, distribuiu mais de 25 mil cestas básicas, beneficiando 100 instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Informação que chega mais longe

Cartazes com mensagens do TeleSUS foram enviados aos fabricantes Femsa, Andina, Solar, Uberlândia, CVI, Sorocaba, Bandeirantes e Brasal para fixação em seus pontos de venda. Essa ação tem o objetivo de amplificar as informações do canal oficial do Ministério da Saúde para o combate à pandemia da covid-19.

Entrega de doações de garrafas de água Crystal, pela Femsa

O poder de conscientização dos rótulos

A marca Coca-Cola reforça a importância da prevenção contra a covid-19 por meio de suas embalagens. Garrafas de 2 litros de Coca-Cola Original chegam a Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Paraná com orientações do Ministério da Saúde sobre a importância do uso de máscaras, distanciamento, higiene das mãos e ventilação dos ambientes. Em abril de 2020, quando ainda se conhecia pouco sobre o coronavírus, a marca também aproveitou seu alcance e capilaridade para levar aos brasileiros informações sobre a covid-19 em seus rótulos.

Máscaras de proteção e aventais

Também com Coca-Cola Femsa, além de Braskem, Fitesa e Renner, colocamos à disposição nossa frota para a distribuição de 600 mil máscaras de proteção e 83 mil aventais hospitalares em hospitais e instituições de saúde nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Coca-Cola em dobro

A marca Coca-Cola transformou seu site (coca-cola.com.br) numa plataforma de benefícios para promover o estreitamento do relacionamento entre os pontos de venda e o consumidor. O novo site reúne múltiplos benefícios aos consumidores num só ambiente digital, onde as pessoas podem se conectar com diferentes ações, promoções e vantagens exclusivas.

Além de beneficiar o consumidor, com centenas de ofertas via sistema de cuponagem, a plataforma também serve de ajuda ao pequeno varejo neste momento de retomada dos negócios. Um exemplo de ação que movimentou o comércio local foi a “Coca-Cola em dobro”. Para participar da promoção e resgatar uma bebida gratuitamente na compra de outra, o cliente só precisava baixar um cupom no site e trocar na loja. No mesmo canal, o consumidor ainda podia resgatar cupons de ofertas da bebida combinada com refeições de 16 conhecidas franquias de restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência.

Texto originalmente publicado no site cocacolabrasil.com.br

Matheus Vieira

Da geração millennial, divide-se entre o jornalismo e o teatro musical. Trabalhou por três anos no Jornal Extra, onde foi repórter de cidades e repórter especial da editoria de entretenimento. Como assessor de imprensa, passeou por contas como Orquestra Sinfônica Brasileira, canal GNT e Globo Filmes. Como colaborador do jornalismo independente, se interessa por cultura, pautas de ativismo LGBT+ e outros assuntos do bem-estar das pessoas.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Sair da versão mobile