ODS 1
Você sabe quais são as habilidades técnicas e emocionais fundamentais para você conquistar um emprego, especialmente a primeira colocação? Três professores do Alicerce Educação falaram sobre isso em uma live transmitida nos canais do #Colabora no dia 26 de janeiro, com apoio de Doralgina. A íntegra continua disponível aqui, com as dicas dos professores, que, ao longo de uma hora, falaram sobre desenvolvimento, matemática e linguagens, tirando dúvidas de internautas.
Na live, mediada pelo jornalista Vinicius Grossos, do #Colabora, Ana Carolina Castro, Diretora da Nação Adultos do Alicerce, destacou as principais habilidades socioemocionais na oralidade, necessárias a um bom desempenho num processo seletivo. De acordo com a professora, é fundamental ter uma comunicação eficiente e positiva.
“O exercício da comunicação eficiente é pensar o que eu quero comunicar, diferente da positiva, que é como eu quero comunicar. O primeiro aspecto da positiva é você entender o que você sente, e o segundo é entender o que o outro sente. O problema da comunicação que a gente vê, até nos conflitos políticos grandes, é a falta de empatia de não conseguir pensar como o outro está se sentindo, o quanto isso vai afetar o outro. Na eficiente, eu acredito que o poder de síntese é o principal aspecto”, detalha Ana Carolina Castro.
Ela frisou ainda a importância do exercício da escuta ativa e da prática de mindfulness, que reúne técnicas de meditação e respiração para foco e concentração, a fim de trazer segurança e autocontrole durante uma entrevista de emprego, por exemplo, para que as respostas não sejam impulsivas.
Na sequência, o guia Alicerce da turma de Itabuna, Alexnaldo Palmeira, deu dicas sobre leitura e escrita na parte de redação de processos seletivos de emprego. Ele recomendou exercícios que treinem a clareza, a interpretação e a correção ortográfica, evitando gírias e a repetição de palavras. O professor ressalta a importância de ler com frequência.
“Com certeza, a leitura de livros ajuda na organização das ideias e na interpretação. Quanto mais você lê, mais você se prepara para ter uma estrutura textual adequada. Tudo o que você lê é importante: seja jornal, quadrinhos, até mesmo uma receita”, exemplifica Palmeira.
Por fim, Ricardo Leite, gestor de Tribo no Alicerce Educação, tratou de como os números podem impactar no mercado de trabalho. Segundo o professor, além de saber as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), é preciso aplicá-las a contextos diversos para a resolução de problemas práticos da vida cotidiana.
Na live, ele também abordou a importância de conhecimentos mais específicos, como percentual e matemática financeira, no mercado profissional farmacêutico.
“A matemática é um divisor de águas no setor farmacêutico: seja no cálculo da dosagem de um medicamento, na quantidade de miligramas que ele tem, no intervalo entre uma dose e outra ou no preço que custa aquele remédio”, aponta Leite.
Sobre a Ação EducaDORA
A live faz parte do projeto Ação EducaDORA de Incentivo ao Jovem que está capacitando profissionalmente cerca de 100 jovens de 18 a 30 anos para o ingresso no mercado de trabalho como auxiliar de farmácia. Com o apoio de Doralgina, um dos N motivos para escolher Neo Química, em parceria com a Alicerce Educação e a Federação Brasileira de Farmácias (FEBRAFAR).
Além de aulas teóricas de capacitação profissional, o projeto visa a inserir os jovens no mercado de trabalho. A Ação EducaDORA terá duração de 4 meses, com aulas remotas que buscam complementar a educação básica dos participantes, abordando assuntos como leitura, escrita, matemática, oralidade, comunicação e desenvolvimento de habilidades profissionais e socioemocionais para qualificação profissional.
Cinco cidades foram escolhidas para a primeira fase do projeto: São Paulo, Campinas, Salvador, Itabuna e Varginha. Ainda há vagas disponíveis nas cidades de São Paulo, Campinas (SP) e Varginha (MG) para jovens que se interessem em participar do projeto. As inscrições são feitas online, por meio dos links: São Paulo, Campinas e Varginha:
Dizer Legal Doralgina:
Doralgina. dipirona, mucato de isometepteno e cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico; incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas. MS 1.5584.0380. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2023.
Relacionadas
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.