Economia do mar no centro dos debates do Futuro Azul Summit 2026

Vista costeira de Cabo Frio: município sedia Futuro Azul Summit 2026, evento com a economia do mar no centro dos debates (Foto: Prefeitura de Cabo Frio / Divulgação)

Evento gratuito em Cabo Frio (RJ) terá foco em economia azul, sustentabilidade, inovação, políticas públicas, turismo e conservação

Por #Colabora | ODS 12ODS 14
Publicada em 24 de março de 2026 - 09:38  -  Atualizada em 24 de março de 2026 - 09:47
Tempo de leitura: 8 min

Vista costeira de Cabo Frio: município sedia Futuro Azul Summit 2026, evento com a economia do mar no centro dos debates (Foto: Prefeitura de Cabo Frio / Divulgação)
Vista costeira de Cabo Frio: município sedia Futuro Azul Summit 2026, evento com a economia do mar no centro dos debates (Foto: Prefeitura de Cabo Frio / Divulgação)

O Futuro Azul Summit 2026, evento nos dias 25 e 26 de março em Cabo Frio (RJ) reunirá representantes do poder público, pesquisadores, empresários e investidores para debater estratégias relacionadas ao potencial econômico e ambiental dos oceanos. O evento será dedicado à chamada economia azul e contará com uma programação voltada à apresentação de projetos e iniciativas que buscam conciliar inovação, preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável. A proposta é estimular soluções práticas capazes de gerar impacto positivo nos territórios costeiros.

A programação também inclui debates sobre governança e políticas públicas, abordando como marcos regulatórios, instrumentos de planejamento e coordenação interinstitucional podem criar condições para o avanço da economia azul. A proposta é gerar alinhamento entre diferentes atores do governo, setor produtivo, ciência e inovação, visando oportunidades da economia e iniciativas que ressaltem a importância socioambiental. Além de abordar temas como biodiversidade e conservação, com objetivo de conectar a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos às estratégias de desenvolvimento sustentável, respeitando as questões climáticas e a valorização do patrimônio natural.

Leu essa? Cidades Verdes: especialistas defendem transporte coletivo e fim dos combustíveis fósseis

Outro eixo envolve o mercado e a cadeia de valor, com reflexões sobre competitividade, inclusão e oportunidades em setores ligados ao oceano e ao território costeiro. E ainda o espaço para inovação e empreendedorismo, com discussões sobre como transformar conhecimento e tecnologia em soluções aplicáveis e os seus desafios e oportunidades. “Nosso objetivo é criar um espaço de convergência entre setores e transformar diálogo em encaminhamentos: conectar conservação, desenvolvimento territorial, inovação e financiamento para acelerar uma agenda de economia azul com impacto positivo”, explica Matheus Monica, o secretário adjunto de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

O Futuro Azul Summit 2026 é gratuito, mas os ingressos devem ser retirados pela plataforma Sympla. Serão dois dias de debates (25 e 26 de março) no Hotel Paradiso Corporate – Avenida Teixeira e Souza 2011, bairro Braga, Cabo Frio, Rio de Janeiro.

​Confira a programação completa do Futuro Azul Summit 2026

Dia 25/03 – Quarta-feira

9h – Abertura

9h30 – Master Class Inaugural – Leandro Almeida (sócio da Jataí Investimentos) e Marinez Scherer (bióloga, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Laboratório de Gestão Costeira Integrada, e enviada especial para a COP30

10h30 – Painel 1 – Política Pública e Ecossistema da Economia Azul – Debatedores: Thauan Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval, Ana Asti, subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Governo do Rio, e Matheus Monica, o secretário adjunto de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio

11h30 – Painel 2 – Turismo costeiro e marinho sustentável – Jaílton Nogueira, secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento de Cabo Frio, Roberto Ramos, fundador do Projeto Mar Sem Lixo, Leandro Carvalho, tenente-coronel da PMERJ e secretário de Segurança e Ordem Pública de Cabo Frio, e Chico Pescador, ambientalista e pescador

14h – Painel 3 – Biodiversidade marinha e conservação – Cleber Ferreira, diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, Marcos Bastos, professor e diretor da Faculdade de Oceanografia do Centro de Tecnologia e Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Lucia Vendramini, bioquímica e professora do Programa de Pós Graduação Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, e Luiz Alberto Silva, presidente do Instituto Pró-Alga

15h – Painel 4 – Mercado e Cadeia de Valor – Bruna Leal Maske, Bióloga, pesquisadora e phD em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luís Costa, engenheiro químico, cientista chefe e administrador da A4F (Algae 4 Future), David Vilas Boas, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Solos, e Alexandre Freitas, professor do programa de pós graduação em economia regional e desenvolvimento Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e coordenador do Laboratório de Análises sobre Estrutura Produtiva Fluminense

16h30 – Painel 5 – Pista: Programa de Inovação, Startups e Tecnologias Azuis – José Alberto Sampaio Aranha, engenheiro e coordenador do projeto Pista; Eugênio Soares, subsecretário de Turismo, Indústria e Comércio de Maricá; Mauricio Guedes, superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio, Carolina Muller, coordenadora de Programas na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio e CEO da Âmbar Consultoria Socioambiental

Dia 26/03 – Quinta-feira

9h30 – Painel 6 – Financiamento Climático e Investimento Biotecnologia Azul – Pedro Valente, diretor de Gestão da Jataí Investimentos, e Renato Regazzi, engenheiro e diretor da Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio)

10h50 – Painel 7 – Inovação Azul – Fábio Eon, coordenador dos Setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil; Edmar Moraes, executivo, idealizador e cofundador do IlhaHub; Fabio Hochleitner, meteorologista e pesquisador cientista do Laboratório de Métodos Computacionais (Lamce) da Coppe/UFRJ; e Ana Asti, subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Governo do Rio

11h30 – Painel 8 – Blue Rio: Iniciativas e Oportunidades no Estado do Rio – Blue Rio é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que atua como hub de inovação voltado para a implementação de soluções em áreas costeiras, com foco na economia azul, voltada para o uso sustentável dos recursos do mar

14h – Painel 9 – Saberes do Mar – Conhecimentos tradicionais, pesca artesanal e comunidades costeiras – Alexandre Marques Cordeiro, pescador e presidente da Colônia Z-4 de Cabo Frio; Edwiges da Silva Pereira, marisqueira; e Gislene Aparecida dos Santos, doutora em Geografia, professora do Departamento de Geografia da UFRJ, e coordenadora do Grupo de Estudos em Espaço e População (GePoP)

15h – Painel 10 – Rede Saúva Jataí – Aguacologia: uma reflexão sobre plantar água – Denise Amador, educadora socioambiental e agroflorestora – Saúva; Hauley Valim, sociólogo, ativista e surfista – Foz do Rio Doce; e Monica Calderon, cientista política, pedagoga e ultramaratonista aquática.

Apoie o #Colabora.

Queremos seguir apostando em grandes reportagens, mostrando o Brasil invisível, que se esconde atrás de suas mazelas. Contamos com você para seguir investindo em um jornalismo independente e de qualidade.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *