ODS 1
Documentário do #Colabora é premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)
De autoria de Amanda Costa e Fausto Borges, “Sobre a cabeça, os aviões” levou o prêmio de Melhor Direção de Curta-Metragem. Filme foi financiado pela Alter Conteúdo Relevante e pelo #Colabora, em parceria com a Fundação Heinrich Böll.
O documentário “Sobre a cabeça, os aviões”, lançado pelo #Colabora em 2022, levou o prêmio de Melhor Direção de Curta-Metragem da Mostra de Cinema Goiano do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O filme foi criado e dirigido por Amanda Costa e Fausto Borges com financiamento de uma bolsa promovida pela Alter Conteúdo Relevante e pelo #Colabora, em parceria com a Fundação Heinrich Böll, para promover e aprofundar o debate sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências. A premiação aconteceu neste domingo, 16.
Leu essa? Dia do Cinema Brasileiro: projeto itinerante leva filmes e sustentabilidade pelo país
“Sobre a cabeça, os aviões” mostra que dez anos após uma ação criminosa de pulverização aérea de agrotóxico na Escola Municipal Rural São José do Pontal, de Rio Verde (GO), crianças continuam vulneráveis no estado. Traz depoimentos de ex-alunos, professores, pais e de outras crianças que continuam expostas aos impactos do agronegócio e seus venenos em comunidades do campo no estado.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosA Mostra Competitiva do Cinema Goiano exibiu e premiou filmes de longas e curtas-metragens produzidos no Estado de Goiás. O Fica é o primeiro festival de cinema a abordar a temática ambiental do Brasil e um dos pioneiros no mundo. Consolidado como um dos eventos mais expressivos no gênero, o festival é referência tanto no cenário nacional quanto internacional. De 11 a 16 de junho, o festival foi realizado na cidade de Goiás com o tema “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”.
Clique aqui e siga o canal do Whatsapp do #Colabora
O objetivo deste ano foi trazer para os holofotes o debate sobre o papel da tecnologia na transição em direção a uma economia de baixo carbono e alinhar o festival com os debates que ocorrem rumo à COP-30, em 2025, na cidade de Belém.
Em 2024, as mostras competitivas receberam 1078 inscrições de 77 países de 5 continentes, e ainda de 26 estados brasileiros. Foram exibidos mais de 100 filmes, 40 painéis e debates, 6 conferências, 20 shows, dezenas de apresentação artísticas, 18 oficinas e minicursos, 3 exposições, e outras atividades.
Assista ao documentário “Sobre a cabeça, os aviões”:
Relacionadas
#Colabora
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.