Colgate lança escova de dente com cabo de alumínio reutilizável

A escova dental com cabo de alumínio reutilizável da Colgate: menos plástico e menos lixo (Foto: Divulgação)

De acordo com a empresa, novo modelo com cabeça removível é composto por 80% menos plástico do que uma escova tradicional

Por #Colabora | ODS 12 • Publicada em 20 de agosto de 2021 - 20:57 • Atualizada em 25 de agosto de 2021 - 16:34

Compartilhe

A escova dental com cabo de alumínio reutilizável da Colgate: menos plástico e menos lixo (Foto: Divulgação)

A Colgate está lançando no mercado um modelo de escova de dentes composto por 80% menos plástico do que as escovas tradicionais. Batizada de Pro Planet, o novo produto é uma escova manual com corpo feito de alumínio e a cabeça, de plástico, removível. De acordo com a empresa, a novidade permite que o consumidor vá trocando apenas as cerdas, reduzindo drasticamente a produção de lixo ao longo dos anos.

Em comunicado, a Colgate afirmou que estabeleceu uma estratégia de impacto social e sustentabilidade que visa promover a inclusão e o bem-estar de pessoas diversas, a ajuda do desenvolvimento de hábitos saudáveis, além da preservação e melhora do meio ambiente. “O cabo da escova, produzido em alumínio, é feito para ser usado para sempre, até por isso ele leva o formato do infinito, pois não se desgasta, nem em contato com água”, disse Daniel Fadiga, gerente de Marketing da Colgate-Palmolive.

Leu essa? Petroquímicas encabeçam lista de empresas que produzem plásticos de uso único

A Pro Planet integra as ações da empresa, no Brasil, para cumprir suas metas de ESG (índice que avalia as operações das empresas conforme seus impactos em três eixos da sustentabilidade: Meio Ambiente, Social e Governança) para 2025. Há dois anos, a Colgate lançou uma escova dental feita de bambu. “Um dos principais territórios que queremos atingir é a redução do descarte de plástico. Temos o compromisso de até 2025 tornar nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis”, destacou Daniel Fadiga no comunicado.

A Estratégia de Sustentabilidade e Impacto Social da Colgate prevê a redução, pela metade, da quantidade de resíduos plásticos em suas escovas de dente. Além disso, a Colgate afirma que eliminará um terço dos novos plásticos usados em suas embalagens como parte da transição para embalagens de plástico 100% recicláveis ou reutilizáveis.

A escova Pro Planet está sendo vendida em um kit com o cabo de alumínio e dois refis (pontas descartáveis) que tem cerdas do modelo 360° Whitening que, de acordo com a Colgate, “retiram manchas e limpam dentes, gengivas e língua”. A empresa enfatiza que, após a primeira compra, não é preciso trocar o cabo de alumínio, podendo só comprar novos refis, que estarão à venda separadamente, diminuindo assim o uso de plástico e descarte de lixo.

A escova dental com cabo de alumínio foi lançada em fevereiro nos Estados Unidos, onde, de acordo com os cálculos do mercado, quase 500 milhões de escovas (a grande maioria, totalmente de plástico) foram vendidas em 2020. Nos EUA, a Colgate tem parceria com a empresa especializada TerraCycle para reciclar 5 milhões de escovas de dentes em 10 anos.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *