CEO da Coca-Cola Company assina pacto pela economia circular e reforça compromisso da companhia com a sustentabilidade

Coca-Cola Company assina pacto pela economia circular. Na foto, colaborador da PETCO, empresa sul-africana de reciclagem do PET (Crédito:  Dalton Dingelstad Photo)

Em carta, líderes de grandes empresas se comprometeram a repensar a gestão de resíduos, após os desafios da pandemia do coronavírus

Por #Colabora | Conteúdo de marcaODS 12ODS 13ODS 9 • Publicada em 2 de julho de 2020 - 19:21 • Atualizada em 4 de setembro de 2020 - 11:35

Coca-Cola Company assina pacto pela economia circular. Na foto, colaborador da PETCO, empresa sul-africana de reciclagem do PET (Crédito:  Dalton Dingelstad Photo)

James Quincey, CEO e presidente do conselho da Coca-Cola Company, juntou-se a chefes de organizações como L’Oréal, IKEA Foundation, World Wildlife Federation e World Economic Forum, ao lado da Fundação Ellen MacArthur, em apoio a uma economia circular. Em uma carta publicada na revista Financial Times Weekend, do jornal britânico Financial Times, eles se comprometeram a “reconstruir melhor”, após os desafios da pandemia global do novo coronavírus, de modo a repensarem a gestão de resíduos.

Leia o compromisso completo publicado na revista Financial Times Weekend (em inglês)

O conceito do “build back better” (ou “reconstruir melhor”) se tornou popular após o tsunami de 2004, quando se falou muito que o período após um desastre é o momento ideal para mudanças em uma comunidade. A fase de reconstrução é uma oportunidade única para avanços e melhorias.

Desenvolvimento de um compromisso conjunto

“Enquanto o mundo enfrenta desafios sem precedentes”, afirma o comunicado, “estamos mais comprometidos do que nunca em acelerar a transição para uma economia circular, criando soluções que combinam oportunidade econômica com benefícios para a sociedade e o meio ambiente em geral”.

Os signatários se comprometeram a criar soluções para a eliminação de materiais plásticos que não sejam necessários, inovar em novos modelos de negócios e materiais, e garantir que o plástico utilizado seja reciclável.

A Coca-Cola Company se une a outras empresas, que emergem da pandemia mundial, no que Quincey chamou de uma “nova realidade” — que exige mudanças na maneira como o trabalho é feito e um futuro que demanda flexibilidade, resiliência e novas ideias.

A economia circular cria oportunidades vitais para o crescimento econômico, a inovação e a criação de empregos, questões que tangenciam desafios globais, como as mudanças climáticas e a poluição.

Construindo um Mundo sem Resíduos

A iniciativa Mundo sem Resíduos, lançada pela Coca-Cola Company em 2018 em todo o mundo, ilustra como a organização tem contribuído para uma economia circular.

As iniciativas incluem:

Design: Tornar as embalagens 100% recicláveis até 2025 em todo o mundo.

Coleta: Coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma vendida até 2030.

Parcerias: Trabalhar ao lado de importantes atores, organizações sem fins lucrativos, comunidades, governos e parceiros do setor para reciclar e reutilizar.

Cada unidades de negócios da companhia tem um plano para atingir essas metas dentro dos países onde atua, com foco em progresso efetivo e na prestação de contas.

Considerando a questão das mudanças climáticas, o Sistema Coca-Cola reduziu sua pegada de carbono da “bebida que chega à sua mão” em 24% desde 2010, e está no caminho certo para alcançar a meta de 25% estabelecida para 2020. Um plano para 2030 com relação ao clima será lançado este ano pela Coca-Cola Company, com metas adicionais de redução da pegada de carbono, além de novos programas que terão o objetivo de melhorar a resiliência climática em toda a cadeia de suprimentos.

Conteúdo publicado originalmente no site da Coca-Cola Brasil.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *