Como a pandemia afeta jovens de baixa renda para o próximo Enem?

Alunos e alunas da rede pública se depararam com o desafio de manter aulas em dia, para que não sejam prejudicados e não percam ano letivo, e com as dificuldades de acesso à internet.

Por Canal Reload | ODS 4Vídeo • Publicada em 11 de setembro de 2020 - 19:17 • Atualizada em 22 de setembro de 2020 - 09:44

Compartilhe

A pandemia do coronavírus reforçou ainda mais as diferenças socioeconômicas entre jovens estudantes no Brasil. As barreiras no ensino público à distância vêm prejudicando a população de baixa renda que vai prestar o ENEM – que foi adiado para janeiro de 2021, mas a mudança pouco adiantou para a maioria deles.

Nem todos têm computador, celular, acesso à internet. Mas não é sobre isso, é preciso ter amparo familiar, tempo, estrutura e o mais importante: comida na mesa

Roberta Camargo
Apresentadora do Reload

Como mostrou a jornalista Edda Ribeiro, em reportagem para o #Colabora, a crise na saúde atual somou-se a outros problemas dos alunos do terceiro ano para garantir uma vaga na universidade pública: saúde mental na quarentena, ausência de aulas presenciais, exclusão digital e as dificuldades de estudar em casa. Em uma colaboração entre o #Colabora, Ponte Jornalismo e Marco Zero Conteúdo, o Canal Reload preparou um vídeo para discutir sobre esse abismo da educação brasileira, principalmente quando comparada aos privilégios do ensino privado. Quem apresenta é Roberta Camargo. Confira acima e se inscreva no canal.

Canal Reload

O Reload é um canal de notícias para jovens que produz conteúdo a partir das reportagens e checagens de 10 organizações jornalísticas: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Tem o objetivo de descomplicar as notícias e democratizar a informação com conteúdos inovadores distribuídos pelas redes sociais.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *