#Colabora lança programa de inclusão e diversidade para jovens jornalistas

Ilustração Gerd Altmann/Pixabay

Iniciativa faz parte do edital "Acelerando a Transformação Digital", do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor)

Por #Colabora | ODS 10ODS 4ODS 8 • Publicada em 7 de junho de 2022 - 21:06 • Atualizada em 23 de junho de 2022 - 16:53

Compartilhe

Ilustração Gerd Altmann/Pixabay

A urgência de um jornalismo mais diverso e inclusivo precisa ser perseguida permanentemente no Brasil. Por isso, o #Colabora lança o programa #COLABORA COM INCLUSÃO E DIVERSIDADE”, para modificar sua própria equipe e ampliar o acesso de jovens jornalistas periféricos ao mercado de trabalho. O projeto faz parte do edital “Acelerando a Transformação Digital”, do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

A iniciativa consiste num programa de treinamento e estágio no #Colabora, dentro do modelo trainee, para jovens jornalistas e comunicadores de periferias do Brasil. A participação será exclusiva para candidatos pretos e indígenas que vivem em rincões ou favelas. No processo seletivo, dentro do conceito de inclusão, serão priorizados jornalistas e/ou comunicadores LGBTQIA+ e PCD.

Serão oferecidas, na primeira fase, 40 vagas de um curso de formação em empreendedorismo e jornalismo independente, para jovens de todo o país. Ao longo de dois meses, os escolhidos terão aulas remotas, semanais (8 aulas no total), com profissionais experientes e ativos no mercado atual.

Além dos critérios de inclusão e diversidade, a seleção vai avaliar vídeos ou textos feitos pelos candidatos, com seus celulares, nos quais eles terão a oportunidade de se apresentar e explicar por que devem ser selecionados.

Após o período de aulas, a segunda fase terá dois alunos selecionados para fazerem parte do time de trainees do #Colabora por seis meses, com remuneração de R$ 2.500 mensais cada, e seguro de vida. Os demais participantes poderão, se assim o desejarem, fazer parte do time de jornalistas freelancers do #Colabora, recebendo por reportagens produzidas.

Os dois trainees, durante todo o período de trabalho, serão acompanhados e orientados por jornalistas experientes do quadro fixo do #Colabora, produzindo textos, fotos e vídeos.

As inscrições para o “#COLABORA COM INCLUSÃO E DIVERSIDADE” devem ser feitas por meio deste formulário, até o próximo dia 8 de julho.
Queremos um jornalismo mais plural, diverso, inclusivo e, por extensão, democrático. Venha construí-lo com a gente!

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.