Jornalistas revelam bastidores de reportagens especiais que marcaram os 6 anos do #Colabora

Yuri Fernandes, Adriana Barsotti, Marceu Vieira e Joana Suarez são os convidados da série de vídeos que relembra curiosidades e resultados de grandes reportagens do nosso site.

Por #Colabora | ODS 10 • Publicada em 1 de dezembro de 2021 - 09:27 • Atualizada em 8 de dezembro de 2021 - 18:27

Compartilhe

Ao longo dos seus seis anos de existência, o #Colabora publicou diversas séries especiais de reportagens com questionamentos importantes e reveladores nos temas de sustentabilidade e direitos humanos, sobretudo com foco nas desigualdades sociais. Em sua maioria, os conteúdos mostram os rostos e as histórias de brasileiros e brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade, seja pela miséria, pelo orientação sexual, pelo gênero ou por um sistema excludente que os colocam à margem. Além de gerar maior sensibilização sobre os temas, essas reportagens conquistaram prêmios; exibições na grande mídia, em universidades e festivais; e alta repercussão nas plataformas digitais, gerando debates e inquietações.

Nesta série de depoimentos, jornalistas que fizeram e fazem parte da história do #Colabora revelam os bastidores dessas séries especiais e contam mais detalhes sobre a apuração, a relação com os entrevistados, os aprendizados e os resultados das coberturas jornalísticas.

Extremos do Brasil por Adriana Barsotti

Como é a vida nos estados com o maior e o menor número de miseráveis? Foi com esse questionamento que Adriana Barsotti e Yuri Fernandes viajaram para Marajá do Sena, no Maranhão, e a Florianópolis e Rio Fortuna, em Santa Catarina para conversar com os moradores e administradores locais e mostrar os extremos do Brasil. No caminho, muitas histórias de bastidores e quebra de estereótipos. A repercussão segue sendo alta mesmo três anos após a publicação: o vídeo sobre Marajá do Sena já ultrapassou 1 milhão de views no Youtube e é objeto de estudo em universidades quando o assunto é desigualdade social no nosso país. Clique aqui para ler a série de reportagens na íntegra. 

LGBT+60: Corpos que Resistem por Yuri Fernandes

LGBT+60 é uma websérie do #Colabora que venceu o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros de Jornalismo e o Prêmio Cidadania em Respeito à Comunidade LGBT+. São nove depoimentos que, juntos, somam quase 2 milhões de views no Youtube e já foram exibidos em congressos, simpósios e diversos eventos sobre diversidade. Yuri Fernandes, autor do projeto, revela mais detalhes dos bastidores e o retorno pessoal e profissional que teve com o trabalho. Clique aqui para assistir à série de vídeos na íntegra.

Fome, seca e resistência na Terra Indígena Xakriabá por Joana Suarez

Finalista do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a série especial “Fome, seca e resistência na Terra Indígena Xakriabá” revelou como vivem 11 mil indígenas no sertão de Minas. O povo Xakriabá foi expulso de suas áreas próximas ao Rio São Francisco e, hoje, luta para reconquistar suas terras e preservar sua cultura. Quem traz mais detalhes é Joana Suarez, que junto com Flávio Tavares, venceu uma das Bolsas #Colabora de Reportagem. Clique aqui para ler a série de reportagens na íntegra.

Fim de Festa em Belo Monte por Marceu Vieira

Vencedora do IV Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria Sustentabilidade, a série de reportagens “Fim de Festa em Belo Monte” questiona a construção de Belo Monte e mostra que, por trás de todas as discussões sobre condicionantes, geração de energia e promessas não cumpridas, estão as pessoas. Suas histórias, suas vidas e suas angústias foram retratadas por Marizilda Cruppe e Marceu Vieira, que conta mais sobre os bastidores da viagem para Altamira, no Pará. Clique aqui para ler a série de reportagens na íntegra.

Em comemoração aos 6 anos do #Colabora, também foi realizado um ciclo de debates sobre saúde, clima, economia verde, gênero, meio ambiente e diversidade. Clique aqui para assistir aos vídeos de “#Colabora 6 anos: 6 debates fundamentais”.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *