Teclado mecânico: uma opção duradoura e sustentável

O teclado mecânico é uma alternativa durável e amiga do meio ambiente (Foto: Juan Gomez / Unsplash)

Opções disponíveis no mercado são modernas, eficientes e podem durar até 30 anos

Por A Melhor Escolha | Conteúdo de marca • Publicada em 18 de fevereiro de 2022 - 15:41 • Atualizada em 21 de fevereiro de 2022 - 14:31

Compartilhe

O teclado mecânico é uma alternativa durável e amiga do meio ambiente (Foto: Juan Gomez / Unsplash)

Vivemos na era dos descartáveis, quase tudo possui vida útil reduzida, com os eletrônicos não é diferente, por isso, vamos conversar sobre o teclado mecânico como alternativa de produto durável e amigo do meio ambiente.

Diferente de outras opções no mercado, o teclado mecânico é aquele famoso “feito para durar”, sabe?

Trazendo isso para a nossa realidade, onde o meio ambiente vem sendo atacado continuamente pela má ação humana, qualquer atitude positiva é válida para preservar esse tesouro e garantirmos tempos de paz.

Aí você pode estar se perguntando: “Tá, mas o que o teclado mecânico tem de positivo para o meio ambiente?”

 Vamos explicar tudinho e você vai entender como fazer essa opção vai ser um passo a favor da natureza.

O que é teclado mecânico?

Antes de partirmos para os esclarecimentos sobre a questão ambiental do teclado mecânico, vamos explicar um pouco mais sobre esse produto para você entender melhor.

Os teclados mecânicos são modelos totalmente diferentes daqueles modelos comuns ou teclados de membrana como também são conhecidos.

Ao contrário dos modelos convencionais, o teclado mecânico possui processador e firmware próprios que decifram o acionamento e o envia para as entradas de ELS do computador.

Nos teclados de membrana há uma película única de silicone (membrana) que fica embaixo das teclas e fecha as conexões enviando a informação à máquina.

Já nos teclados mecânicos cada tecla possui switchers individuais ordenados por molas, sendo assim, a digitação é facilitada e mais ágil além de reduzir erros.

O que o teclado eletrônico tem que os outros não têm?

Agora que você já entendeu o que é teclado eletrônico, vamos trazer sua funcionalidade em favor do meio ambiente, pois, a maior vantagem desse produto é a durabilidade.

E, vamos ser sinceros, tudo que possui vida útil maior dificilmente será substituído, não é mesmo?

Como o usuário tem acesso direto ao switch, a limpeza é facilitada caso algo seja derrubado sobre a peça, pois, acúmulo de resíduos são os maiores vilões da durabilidade de teclados.

Poder retirar a tecla e higienizar a parte interna ajuda bastante para evitar prejuízos nas ações do teclado.

Além disso, o teclado mecânico pode durar até trinta anos mantendo a qualidade de digitação ao longo do tempo.

Sabe por que você contribuirá para o meio ambiente ao optar pelo teclado mecânico?

Porque se trata de um produto de alta qualidade que vai evitar que você compre outro e o descarte no lixo, quando optamos por produtos duráveis não temos o peso na consciência de ficar descartando lixo eletrônico com maior incidência.

Quais as outras vantagens do teclado mecânico?

Mas, pensando além dessa questão da consciência ambiental ao consumir produtos com maior vida útil e descarte em tempo oportuno, o teclado mecânico possui outras vantagens incríveis, veja só.

●       Conforto

Os teclados mecânicos podem ser customizados de acordo com as suas necessidades de conforto, desde a troca de swithces ou de keycaps até espessuras que geram melhor comodidade às mãos.

Com todas as adaptações e a ergonomia da peça a sua digitação será mais ágil e reduzirá expressivamente a fadiga dos dedos.

O produto possui teclas mais altas que podem dar a falsa ideia de que exijam mais força para teclar, o comando é percebido ao mínimo toque não sendo necessário clicar até o final.

●       Anti-ghosting

Isto significa que você pode clicar em mais de uma tecla de uma só vez e todas serão reconhecidas em simultâneo, com isso, acaba-se com aqueles erros de digitação muito comuns em teclados de membrana.

Para quem joga, essa função é fundamental para acionar comandos distintos durante as partidas.

●       Agilidade

Quem não gostaria de aumentar a produtividade?

Com os teclados mecânicos a digitação é mais confortável e, consequentemente, você terá maior rapidez durante o uso.

O feedback rápido das teclas faz com que o usuário possa movimentar as mãos sem prejudicar a qualidade da digitação ou do comando de jogo.

●       Personalização do setup

São teclados mais atrativos, com personalidade e com grandes vantagens para quem busca maior imersão ao ambiente.

Os teclados mecânicos se adaptam a qualquer setup, seja para jogos ou home office ele pode ganhar características para compor o cenário e incluir mais sofisticação.

Você já conhecia os teclados mecânicos?

São ótimas opções para a sua saúde física, pois, é ideal para grandes jornadas de uso e são excelentes para durar um longo tempo poupando a natureza de entulhos eletrônicos.

Newsletter do Colabora

Nossa newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã, com uma análise do que está acontecendo no Brasil e no mundo, com conteúdo publicado no #Colabora e em outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.