Força na peruca: solidariedade e empreendedorismo de mãos dadas

Curso da Fundação Laço Rosa capacita para ofício de peruqueiro e resgata autoestima de mulheres com câncer

Por Yuri Alves Fernandes | ODS 8 • Publicada em 1 de dezembro de 2017 - 13:45 • Atualizada em 2 de dezembro de 2017 - 13:54

Alessandra Oliveira, aluna do projeto ‘Força na Peruca’

Alessandra Oliveira, de 22 anos, avistou uma espécie de caminhão-escola ao sair do estágio, em Niterói, e ficou curiosa. Foi atrás e descobriu que se tratava do projeto “Força na Peruca”, da Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos que trabalha no combate ao câncer de mama.

A iniciativa capacita pessoas de baixa renda para o ofício de peruqueiro e resgata a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia por meio da entrega gratuita de perucas. Mas quando Alessandra chegou ao local, as vagas já estavam preenchidas. Ela insistiu e conseguiu entrar para o curso. Estar ali, para ela, tinha um significado ainda mais especial.  Alessandra perdeu a mãe, recentemente, vítima de câncer. Era uma chance de ajudar quem precisa e ainda ganhar uma profissão. Segundo Patrícia Bullé, diretora-geral da Fundação, o salário de um peruqueiro pode chegar a R$ 5 mil.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o #Colabora pega uma carona nessa rede de solidariedade, que já passou por Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo e formou cerca de 100 novos profissionais.

Alessandra Oliveira, aluna do projeto ‘Força na Peruca’, da Fundação Laço Rosa, que já atendeu mais de 3,6 mil pessoas com a doação de perucas (Foto: Yuri Fernandes)

Yuri Alves Fernandes

Jornalista e roteirista do #Colabora especializado em pautas sobre Diversidade. Autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora do Prêmio Longevidade Bradesco e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. Fez parte da equipe ganhadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série “Sem direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”. É coordenador de jornalismo do Canal Reload e diretor do podcast "DáUmReload", da Amazon Music. Já passou pelas redações do EGO, Bom Dia Brasil e do Fantástico. Por meio da comunicação humanizada, busca ecoar vozes de minorias sociais, sobretudo, da comunidade LGBT+.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *