#RioéRua – a saideira de uma celebração carioca

Orla de Leblon e Ipanema quase deserta na santa semana de confinamento: pandemia impede a celebração da rua (Foto: Oscar Valporto)

Pandemia faz rua e aglomeração virarem risco de vida e torna celebrar verbo de mau gosto: só resta ao cronista sair temporariamente de cena

Por Oscar Valporto | ODS 11 • Publicada em 4 de abril de 2021 - 18:19 • Atualizada em 28 de junho de 2022 - 09:49

Orla de Leblon e Ipanema quase deserta na santa semana de confinamento: pandemia impede a celebração da rua (Foto: Oscar Valporto)

Esse #RioéRua nasceu como forma de celebrar o reencontro de um carioca com esta cidade – em particular, com sua característica rueira, marcante e definidora, de ser um lugar de encontros. Encontros, naturalmente, na rua: nos bares, nas praias, nas praças, nas rodas de samba, nas manifestações de protesto, nas aglomerações grandes e pequenas.

Resistimos, assim, durante esses últimos anos – o cronista, sua cidade e as ruas – com muitos momentos felizes, apesar do Crivella, do Witzel e do inominável. Mas veio a pandemia. Desde março de 2020, este #RioéRua foi condenado a revisitar momentos do passado desta cidade sempre rueira – das andanças de Tiradentes à história da Pedra do Arpoador, passando pelo Convento do Carmo e pelo Buraco do Lume – ou a lamentar as perdas deste Rio de São Sebastião para a pandemia.

Mesmo em momentos mais otimistas, era preciso ter cuidado para não incentivar, de alguma forma, qualquer tipo de aglomeração carioca. De todas ações preventivas contra a disseminação do vírus, o distanciamento social é a mais eficaz – mais do que qualquer máscara – e, certamente, a mais dolorosa.

Com um ano de pandemia, e o Brasil mergulhado em um destino trágico a caminho dos 500 mil mortos, empurrado por um presidente genocida e seu inepto governo, este #RioéRua não tem como prosseguir na sua proposta.

Cervantes, Bar do David e Galeto Sat's: tríplice aliança para as madrugadas na região do Lido (Foto: Oscar Valporto)
Madrugada na calçada em frente ao Cervantes, em Copacabana: mais um símbolo da boemia carioca fecha as portas temporariamente na pandemia do Lido (Foto: Oscar Valporto – 16/12/2019)

O meu prazer – a rua – “virou risco de vida”, como cantou o poeta Cazuza. O Rio que eu buscava sempre encontrar agora agoniza nas esquinas, entre o medo e a irresponsabilidade. Rodas de samba e manifestações de protesto são quase sempre virtuais; o fechamento provisório do glorioso Cervantes, ponto final de tantas noitadas cariocas, é só mais um parágrafo triste de uma lastimável sequencia de golpes nas história boêmia da cidade que já vitimou o Hipódromo, o Mosteiro, o Navegador, o Kalango, o Senataí, a Casa Vilarino.

E celebrar, definitivamente, virou um verbo fora de mora, quase politicamente incorreto. Sobreviver parece ser o único motivo adequado para celebração no país à mercê do Capitão Cloroquina, com hospitais lotados, mutirão para abrir covas, de filas para entrar nas UTIs, falta de oxigênio, de vacinas e de governo.

Por tudo isso, este #RioéRua vai pedir uma saideira carioca e, como o Cervantes, fechar as portas por tempo indeterminado. Sou otimista e acho que tudo vai melhorar.  Mas ainda demora. O cronista espera estar vacinado até o fim de abril; e vivo quando a pandemia for vencida pela ciência. Assim, poderemos voltar a celebrar o Rio e a rua e aproveitar todas as aglomerações que os cariocas adoram e merecem.

#RioéRua

Oscar Valporto

Oscar Valporto é carioca e jornalista – carioca de mar e bar, de samba e futebol; jornalista, desde 1981, no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, no Governo do Rio, no Viva Rio, no Comitê Olímpico Brasileiro. Voltou ao Rio, em 2016, após oito anos no Correio* (Salvador, Bahia), onde foi editor executivo e editor-chefe. Contribui com o #Colabora desde sua fundação e, desde 2019, é um dos editores do site onde também pública as crônicas #RioéRua, sobre suas andanças pela cidade

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *