#Colabora conquista prêmio de associação mundial de jornalismo com a série LGBT+60

Yuri Alves Fernandes, autor de LGBT+60, na premiação que ocorreu na CIdade do Panamá (Foto: Arquivo pessoal)

De autoria de Yuri Alves Fernandes, série concorreu no Digital Media Americas Awards na categoria Melhor Uso de Vídeo em premiação do WAN-IFRA na Cidade do Panamá.

Por #Colabora | ODS 16 • Publicada em 12 de abril de 2024 - 11:23 • Atualizada em 22 de abril de 2024 - 09:10

Yuri Alves Fernandes, autor de LGBT+60, na premiação que ocorreu na CIdade do Panamá (Foto: Arquivo pessoal)

O #Colabora conquistou na noite desta quinta-feira, 11, o prêmio de “Melhor Uso de Vídeo” para mídias locais no Digital Media Americas 2024 Awards, promovido pela Associação Mundial de Editores de Notícias (World Association of News Publishers). O reconhecimento é pela terceira temporada de LGBT+60, lançada em janeiro deste ano no nosso site. A cerimônia do WAN-IFRA, considerado um dos mais importantes prêmios em jornalismo digital do mundo, aconteceu na Cidade do Panamá. 

Leu essa? Confira todas as histórias da série ‘LGBT+60’

Ao todo, 140 produções de 69 veículos de comunicação de 17 países das Américas do Norte, Central e do Sul disputaram a premiação em 13 categorias. Em “Melhor Uso de Vídeo”, concorreram também duas produções argentinas: “La Vida por la Camiseta”, da CNN, e “Why does Rosario bleed?”, do jornal Clarín – que levou o prêmio para grandes mídias. O #Colabora esteve representado pelo jornalista e roteirista Yuri Alves Fernandes, editor do site e autor da websérie laureada. “Agora, literalmente, podemos falar que LGBT+60 está ganhando o mundo. Quando tocamos no ponto da visibilidade é exatamente sobre isso: propagar ao máximo essas histórias para que furem bolhas e cheguem em lugares que, por serem muitas vezes marginalizadas, teriam mais dificuldade para alcançar”, pontua.

O trabalho tem autoria, roteiro e direção de Yuri Alves Fernandes; codireção e fotografia de Gab Meinberg e produção executiva de Giulia da Graça. ‘LGBT+60’ aborda, de forma documental, as histórias de luta e conquistas de cinco idosos LGBT+. A estreia de LGBT+60 no #Colabora foi em 2018. “Para o #Colabora, é um orgulho imenso e reforça nosso compromisso com os direitos humanos, afinal, a sustentabilidade só será alcançada de forma plena se as nações conseguirem reduzir também as desigualdades sociais. Estamos falando de pessoas idosas LGBT+ e a semente que foi plantada em 2018 agora já é uma árvore que além de dar frutos está fazendo muitas pessoas inspirarem um futuro melhor”, afirma Yuri.  Assista ao trailer abaixo.

É a segunda vez que o #Colabora concorre ao prêmio. Em 2018, conquistou o 2º lugar na categoria Melhor Projeto de Branded Content, com o site da Coca-Cola Brasil. O WAN-IFRA é uma organização global de imprensa com uma rede de mais 3.000 empresas de notícias e empreendedores de tecnologia. Abrange 60 associações de editores que representam 18 mil veículos de 120 países. O Digital Media Americas Awards premia a excelência e a inovação no jornalismo digital. São reconhecidos trabalhos que se destacam pela qualidade, criatividade e impacto. 

Outros veículos brasileiros também foram premiados no Digital Media Americas Awards: a InfoAmazonia – em parceria com La Liga Contra el Silencio (Colômbia) e Armando.Info (Venezuela) – ganhou na categoria Melhor Projeto de Jornalismo (local), com Amazônia Underwold; The Brazilian Report como Melhor Site (local); a Sumaúma na Melhor visualização de dados; o site Aos Fatos venceu em duas categorias com seu projeto FátimaGPT (Melhor uso de IA na redação e Melhor projeto de verificação de fatos); a Lupa na categoria Melhor campanha publicitária nativa (local); e o UOL Melhor estratégia de assinatura digital/receita de leitores.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Veja aqui a lista com todos os vencedores do Digital Media Americas Awards 2024 (em inglês).

Colabora vence prêmio de associação mundial de jornais (WAN-IFRA) com a série LGBT+60
Yuri Alves Fernandes ao lado de Alexandre Aragão, editor-executivo do Aos Fatos, e Alexandra Moraes, da Folha de S. Paulo e convidada para palestrar no WAN-IFRA 2024. (Foto: Arquivo pessoal)

A série LGBT+60

A premiada websérie do #Colabora “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 4 milhões de views nas plataformas digitais, estreou em janeiro com cinco novos episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude. Os episódios – dirigidos e roteirizados por Yuri Alves Fernandes – contam as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do aposentado Seu Franco, de 67 anos. “São histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o idealizador do projeto, que tem produção Vintepoucos e coprodução da RioFilme. Os episódios estão disponíveis no nosso canal do YouTube e nas redes sociais

Outros prêmios

Desde que estreou, em 2018, “LGBT+60” vem conquistando diversos prêmios, os mais recentes foram os de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023, maior festival de webséries do mundo. “LGBT+60também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021). Em 2023, ocupou uma exposição no Museu da República, no Rio. A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

Ficha Técnica:

Autor: Yuri Alves Fernandes
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto e Allana Gana
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável
Assessoria: Prisma Colab

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *