ODS 1
Retratos do epicentro da desertificação
No Piauí, 15 cidades sofrem com o processo, uma área equivalente a cinco vezes a capital paulista; Gilbués é um dos municípios mais afetados
No Piauí, 15 cidades sofrem com o processo, uma área equivalente a cinco vezes a capital paulista; Gilbués é um dos municípios mais afetados
Os jovens se foram, a fertilidade da terra também. Ficaram os mais velhos tentando extrair do solo seco o pouco que ele ainda pode dar. A cidade de Gilbués, no Sul do Piauí, é um retrato da desertificação no Brasil, que se amplia. São seis os núcleos reconhecidos pelo governo e estudados pela Organização das Nações Unidas (ONU), todos no Semiárido nordestino: Irauçuba (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Cabrobó (Pernambuco), Cariris Velho (Paraíba) e Sertão do São Francisco (Bahia), além de Gilbués, município visitado pelo #Colabora, considerado um dos epicentros da desertificação.
No Piauí, 15 municípios sofrem com o processo, uma área de cerca de 7.759,56 km², segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o equivalente a mais de cinco vezes a capital paulista. Longe dos centros econômicos, a realidade mostrada nas seguintes imagens é ignorada por grande parte dos brasileiros.
Leu essas? Todas as reportagens da série “Desertos brasileiros“
-
Outras matérias do especial Desertos brasileiros
Relacionadas
Marcio PimentaFotógrafo especialista em documentários, viagens e culturas. Abandonou o doutorado em Relações Internacionais pela Universidad de Santiago do Chile para se dedicar a contar histórias. Atualmente reside em Curitiba (PR). Publica reportagens independentes sobre desastres ambientais, crise hídrica, imigração, trabalho escravo etc. no Guardian (Inglaterra), na National Geographic (Brasil), no El País (Brasil), no Roads and Kingdoms (EUA), no GlobalPost (EUA), na Gazeta do Povo (Paraná) e no #Colabora.