Reportagem do #Colabora sobre Mulheres Coralinas ganha prêmio do Sebrae

Elizabeth Oliveira recebe seu prêmio pela reportagem sobre Mulheres Coralinas, publicada no #Colabora, das mãos de Sergio Gusman, da AgeRio (Foto: Divulgação / Sebrae Rio)

Trabalho da jornalista Elizabeth Oliveira fica em primeiro lugar na categoria texto na etapa do Rio e vai disputar premiação nacional

Por #Colabora | ODS 12ODS 4ODS 5 • Publicada em 30 de agosto de 2024 - 16:21 • Atualizada em 4 de setembro de 2024 - 10:41

Elizabeth Oliveira recebe seu prêmio pela reportagem sobre Mulheres Coralinas, publicada no #Colabora, das mãos de Sergio Gusman, da AgeRio (Foto: Divulgação / Sebrae Rio)

A reportagem ‘Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado’ – realizada pela jornalista Elizabeth Oliveira e publicada no #Colabora em agosto de 2023 – foi a primeira colocada na categoria Texto da etapa Rio de Janeiro do Prêmio Sebrae de Jornalismo (SPJ). A atual edição trouxe como tema ‘A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais’ e alcançou mais de 3 mil inscritos em todo o Brasil.

Leu a reportagem premiada? Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado

A matéria do #Colabora mostrou como o projeto Mulheres Coralinas – inspirado na obra e na trajetória de Cora Coralina e em outras autoras invisibilizadas – vem impulsionando o empreendedorismo feminino e a autonomia das mulheres na Cidade de Goiás. Mais de 500 mulheres do município e de outras locais da região já passaram pelos cursos promovidos pelo projeto, que deu origem à Associação Mulheres Coralinas O bordado inspirado na poesia de Cora Coralina é considerado a mola propulsora da produção artesanal. Mas a iniciativa também envolve outras frentes de capacitação como arte em cerâmica, gastronomia e confecção de bonecas.

Oficina de bordado do projeto Mulheres Coralinas: lições de empreendedorismo, capacitação e autonomia inspiradas na poética de Cora Coralina (Foto: Mulheres Coralinas / Reprodução Facebook)
Oficina de bordado do projeto Mulheres Coralinas: lições de empreendedorismo, capacitação e autonomia inspiradas na poética de Cora Coralina (Foto: Mulheres Coralinas / Reprodução Facebook)

A instituição ainda promove atividades culturais incluindo palestras, recitais e outros eventos que estão fazendo a diferença não somente na vida das mulheres participantes, mas também para suas famílias. “Considero muito emblemático que tenha sido contemplada a reportagem das mulheres goianas, envolvidas com iniciativas de capacitação e engajamento para o empreendedorismo do projeto Mulheres Coralinas, em um momento em que temos a natureza do Cerrado e a cultura dos seus povos sob inúmeras pressões e ameaças”, afirmou Elizabeth Oliveira, jornalista especializada em questões socioambientais há mais de 20 anos, que, desde 2017, contribui com o #Colabora – Jornalismo Sustentável.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

A premiação da etapa do Rio de Janeiro foi realizada em evento na sede do Sebrae na capital fluminense. “Fiquei muito feliz e emocionada em receber esta premiação do Sebrae, na etapa estadual do Rio de Janeiro do Prêmio Sebrae de Jornalismo. E mais feliz ainda de trazer uma poética para falar desse tema, pelas vozes de quem também defende as raízes culturais do bioma como alternativa de geração de renda, empoderamento feminino e resgate de memórias ancestrais dos seus povos. Agradeço ao Colabora por ter abraçado essa pauta que trouxe depois de uma viagem à Cidade de Goiás, em 2023”, disse a jornalista, que recebeu seu prêmio das mãos do presidente da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), Sergio Gusman, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ.

Apaixonada pelos temas socioambientais, Elizabeth Oliveira, formada em Jornalismo pela UFRN, fez doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), vinculado ao Instituto de Economia da UFRJ, e mestrado em Ecologia Social pelo Programa EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ. Pesquisadora, a jornalista, na academia, participa do Grupo de Pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social – GAPIS, da UFRJ. Integra, ainda, a Rede Brasileira dos Jornalistas Ambientais (RBJA) e a Rede dos Comunicadores Ambientais da América Latina e do Caribe (RedCalc). “Tenho buscado me capacitar continuamente em questões envolvendo a relação sociedade, natureza e cultura, que considero indissociáveis. Esses temas de pesquisa nos campos de ecologia social e políticas públicas se refletem fortemente nos trabalhos jornalísticos que tenho produzido”, acrescentou a jornalista.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), em sua 11ª edição, alcançou número recorde de inscritos. Ao todo, o Sebrae recebeu 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo país – 62% a mais do que o número de participantes registrados na edição anterior. Criado para reconhecer os melhores trabalhos que tratam do universo do empreendedorismo o PSJ tem quatro categorias principais – Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo – e incluiu, nesta edição, criação da categoria especial Jornalismo Universitário.

Os vencedores da etapa estadual na cerimônia no Sebrae Rio: em todo o país, foram mais de três mil trabalhos inscritos no Prêmio Sebrae de Jornalismo (Foto: Divulgação / Sebrae Rio)
Os vencedores da etapa estadual na cerimônia no Sebrae Rio: em todo o país, foram mais de três mil trabalhos inscritos no Prêmio Sebrae de Jornalismo (Foto: Divulgação / Sebrae Rio)

Na etapa Rio de Janeiro, além de Elizabeth Oliveira e o #Colabora na categoria texto, foram premiados pelo Sebrae Gabriela Hilário e Alfredo Soares, da Band News FM, na categoria áudio, com a matéria ‘Empreendedorismo negro: dificuldades e desafios’; a equipe da TV Brasil, liderada pela repórter e apresentadora Aline Beckstein, na categoria vídeo com a reportagem ‘Negócios com Sabor de História’; Thaiane Bonotto, do Portal Costa do Sol na categoria Foto (O desenvolvimento sustentável na produção de Biojoias em Arraial do Cabo); e a estudante Sabrina Jacob, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a matéria A moda está com os “crias”. Os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a etapa regional do PSJ, que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional. Os vencedores nacionais de cada categoria principal ainda concorrem ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Desde seu lançamento, em novembro de 2015, o #Colabora – site pautado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável vem colecionando premiações como o 41ª Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Produção Jornalística em Multimídia, com a série de reportagens “Sem Direitos – O Rosto da Exclusão Social no Brasil”, que também conquistou Menção Honrosa no Prêmio Patrícia Acioly de Direitos Humanos; e o Prêmio Petrobras 2017, na categoria Sustentabilidade, com uma série de reportagens sobre a Usina de Belo Monte. O #Colabora também conquistou, em 2019, o Prêmio Longevidade Bradesco, com a série “LGBT+60: Corpos que resistem”, a mesma série conquistou, no ano seguinte, o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas. A terceira temporada da série LGBT+60 ganhou, em 2024, o prêmio de “Melhor Uso de Vídeo” para mídias locais no Digital Media Americas 2024 Awards, promovido pela Associação Mundial de Editores de Notícias, e os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest 2023.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *