Coletivo Jovem: programa inspira e empodera jovens ao conectá-los com oportunidades de trabalho

O Coletivo Jovem empodera jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda (Foto: Luciano da Trindade)

Por meio do desenvolvimento profissional e valorização da autoestima, programa realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil traz nova chance para moradores de comunidades urbanas de baixa renda

Por Ana Morett | Conteúdo de marca • Publicada em 3 de julho de 2019 - 02:42 • Atualizada em 19 de setembro de 2020 - 12:29

O Coletivo Jovem empodera jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda (Foto: Luciano da Trindade)

(Reportagem publicada originalmente no Coca-Cola Journey

O Coletivo Jovem é um programa realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil que tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda.

Fruto de um processo de cocriação e aprendizados adquiridos em campo com parceiros, comunidades e beneficiários finais, o curso do Coletivo conta com uma tecnologia social que norteia todo o trabalho, respeitando as especificidades de cada local onde é implementado, o que garante escala e seu aprimoramento contínuo.

O Coletivo Jovem empodera jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda (Foto: Luciano da Trindade)
O Coletivo Jovem empodera jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda (Foto: Luciano da Trindade)

Aprender fazendo

O programa se propõe a criar referências que ampliem a visão de mundo dos participantes, destacando a importância de se prepararem para o futuro. Além disso, promove condições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de uma metodologia que promove o “aprender fazendo”, o protagonismo, a comunicação, autonomia e pensamento crítico – atitudes fundamentais para o jovem.

Os beneficiários, durante o curso, são convidados a pensar sobre seu plano de vida e sobre o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos. Dessa forma, o programa apresenta ao jovem oportunidades de aproximar seus sonhos com a realidade em que vivem a partir do pensamento sobre o futuro, incentivando-os a enxergar o caminho para a inserção profissional como um caminho possível. (Conheça Doralice, um exemplo de jovem que conquistou o primeiro emprego após participar do Coletivo)

Protagonismo e liderança

O programa tem como causa principal a empregabilidade e entende que o processo de desenvolvimento profissional dos jovens vai além da vaga de emprego. Por isso, sua metodologia trabalha com uma abordagem que incentiva o protagonismo e a liderança, fortalecendo a autoestima dos participantes. Os jovens são estimulados a realizar projetos práticos nas comunidades onde vivem em temas como marketing, vendas, comunicação e produção de eventos. Além de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos, o programa também possui uma plataforma virtual de aprendizagem, que pode ser acessada dentro ou fora das salas do Coletivo. (Confira no mapa onde encontrar uma unidade do Coletivo)

Ao colocarem em prática o que aprendem no curso, os participantes colaboram com o desenvolvimento de suas comunidades e fortalecem suas condições de inserção no mundo do trabalho.

Ao final do curso, os jovens são conectados com oportunidades de emprego, e aqueles que tenham outros objetivos profissionais, como empreender e continuar os estudos, são direcionados para parceiros que tenham expertise nesses temas. As parcerias do programa com ONGs locais e uma rede de mais de 250 empresas empregadoras espalhadas por todo o país são primordiais para que os resultados sejam alcançados. Desde o início de sua implementação, o Coletivo Jovem já impactou mais de 219 mil jovens em 75 comunidades brasileiras espalhadas em 14 estados + DF. Desses, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. (Leia também: Coletivo Jovem aposta em parcerias com empresas para ampliar acesso a oportunidades de primeiro emprego)

Coletivo Jovem empodera jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda

 

COCA-COLA BRASIL

 

Ana Morett

Ana Carolina Morett é jornalista, formada pela PUC-Rio, com MBA em Marketing Digital pela FGV. Com passagens pela Rede Globo e jornal O Globo, onde cobriu de política e futebol a vida de artistas, há cinco anos trabalha com conteúdo de marca. Acredita na força da internet para potencializar boas causas e histórias. Para ela, redes sociais não são só bla, bla, bla.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *