ODS 1
Acompanhe seu colunista favorito direto no seu e-mail.
Veja o que já enviamosConselhos que Você Pediu
A opinião de uma terceira pessoa desinteressada pode ser muito útil nos pequenos perrengues que enfrentamos diariamente
Todo mundo fala que se conselho fosse bom ninguém dava, se vendia. Acontece que a falta de conselhos pode fazer com que a gente se sinta meio perdida no cotidiano. A opinião de uma terceira pessoa desinteressada pode ser muito útil nos pequenos perrengues que enfrentamos diariamente e é isso que Isabela Reis tem feito em seu novo podcast, o Conselhos que Você Pediu.
Leu essa? A última barbeiragem de Elon Musk
Acompanhe seu colunista favorito direto no seu e-mail.
Veja o que já enviamos
Isabela é uma jovem jornalista que navega com bastante desenvoltura na imensidão de podcasts; antes do Conselhos já brilhava no Ppkansada, no Angu de Grilo e no Não É Um Podcast, todos divididos com outros comunicadores e comunicadoras que assim como ela facilmente conduzem conversas com seus públicos. Desde 7 de julho Isabela adicionou ao seu repertório de conversas o Conselhos Que Você Pediu e nesta, seus companheiros de conversa são os próprios ouvintes. Funciona da seguinte maneira: você tem um problema? Bela está disposta a ler, pensar sobre ele e te dar um conselho, um conselho que você mesmo solicitou – e que, portanto, não é dado, nem vendido, é solicitado.
Conforme a própria podcaster conta no primeiro episódio, Conselhos que Você Pediu surgiu a partir do instagram, onde ela abria espaço para as pessoas pedirem conselhos. Alguns carregavam tom bastante sério, outros de maneira bem engraçada. O sucesso da caixinha de conselhos inspirou o podcast.
Sou ouvinte dessa nova empreitada de Bela Reis desde o episódio 1 e me impressiona bastante a maturidade dos conselhos que ela oferece, assim como a forma sensata com que ela conduz os temas que emolduram os problemas relatados por quem lhe escreve. A Bela dos Conselhos é diferente da Bela do Angu, do PpK e do Não É Um Podcast, o que também demonstra as habilidades de comunicação da jornalista.
Até o momento, são 8 episódios, todos com menos de 30 minutos – o que na minha opinião é um golaço. O problema é apresentado, Bela dá o conselho e o episódio acaba. Fim de papo, até o próximo domingo.
A apresentação do podcast traz alerta importante sobre saúde mental. Bela deixa explícito a seu público que além de bons conselhos, terapia e cuidado com a saúde não fazem mal a ninguém. O tom é de uma amiga preocupada que está disposta a ajudar a resolver perrengues, mas a preocupação não significa condescendência.
Até aqui, percebemos que Bela está disposta a aconselhar, mas sem passar pano, falando sobre amadurecimento, autorresponsabilidade, deixando bem evidente que nos nossos problemas a gente também tem participação. Vai lá ouvir Conselhos que Você Pediu; talvez entre os episódios tenha alguma coisa que você nem sabe que precisa ouvir, mas precisa.
Comecei a ouvir despretensiosamente e já tomei uns dois tapões não esperados para acordar para a vida.
Apoie o #Colabora
Queremos seguir apostando em grandes reportagens, mostrando o Brasil invisível, que se esconde atrás de suas mazelas. Contamos com você para seguir investindo em um jornalismo independente e de qualidade.