ODS 1
Festival de documentários do Curta! exibe 200 filmes e séries gratuitamente
Segunda edição do Claro Festival Curta! Documentários distribuirá mais de R$ 100 mil em prêmios e tem votação via internet para selecionar finalistas
Com exibição gratuita de mais de 100 conteúdos, entre filmes e episódios de séries nas temáticas de Artes e Humanidades, a mostra oficial da segunda edição do Claro Festival Curta! Documentários começou na segunda 10 junho e seguirá aberta ao público até 10 de julho. O festival este ano disponibiliza ao público 200 conteúdos em três mostras e vai distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios.
Com o intuito de ampliar a difusão audiovisual, filmes e séries que estrearam recentemente na TV paga serão disponibilizados gratuitamente por 30 dias para audiência e votação pelo público via Internet. As cinco produções mais votadas em cada categoria da Mostra Oficial serão as indicadas para apreciação pelo júri oficial, que decidirá os premiados. Para assistir e votar nos filmes, o público deverá acessar o site do festival.
Leu essa? Chiquinha Gonzaga, uma compositora contra o machismo e o racismo
Entre os jurados da Mostra Oficial já confirmados estão o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, o psicanalista Christian Dunker, a atriz Marieta Severo, a diretora Viviane Ferreira e a diretora do grupo Estação de Cinema, Adriana Rattes.
As duas outras mostras, “Internacional” e a “Brasileiros”, com conteúdos também produzidos com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual para estreia em CABEQs, terão sua premiação indicada diretamente pelo voto popular. O Festival apresenta também uma intensa programação de atividades presenciais.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosEstão programados uma master class com a multi-premiada documentarista Susana Lira (que dirigiu 18 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando 120 prêmios) e quatro sessões “Salas de Montagem”, nas quais filmes absolutamente inéditos, ainda em fase final de montagem ou finalização, serão apresentados por seus diretores e montadores que, na sequência, conversam com o público formado por estudantes de cinema, cinéfilos e profissionais interessados, emulando as “cabines” de cinema fechadas para imprensa e exibidores.
O festival promoverá, ainda, três painéis de debates sobre política do audiovisual, coordenados por Alfredo Manevy, diretor de um dos filmes em destaque na competição — “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” — que, entre 2006 e 2010, atuou no Ministério da Cultura como secretário de Políticas Culturais e secretário-executivo.
O encerramento do 2º Claro Festival Curta! Documentários reunirá o júri, profissionais dos conteúdos participantes concorrendo e convidados, em uma cerimônia de premiação no complexo de cinemas Estação Net Gávea, na primeira semana de agosto, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Cardápio variado de documentários
No cardápio da Mostra Oficial estão, por exemplo, no campo das artes visuais, os filmes mais recentes sobre Adriana Varejão, Daniel Senise e Guignard. Na pauta musical, o público terá acesso às biografias de Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga e Lupicínio Rodrigues, entre outros. Serão exibidos também documentários sobre temas históricos como “Leopoldina do Brasil”, “1968 – Um Ano na Vida” e “Fake News”. Há séries sobre os bastidores do cinema, como “Diretores de Arte”, de Flavio R. Tambellini, e do teatro, como “Companhias do Teatro Brasileiro”, de Roberto Bomtempo. Dança, artes gráficas, design, memória, pensamento e todos os orixás do candomblé também fazem parte da programação.
A Mostra Internacional, com 67 conteúdos selecionados pela equipe de curadoria do canal Curta!, disponibilizados na rede a partir do dia 17 de junho, conta com obras como “George Harrison: Living in the Material World”, “Viagem Através do Cinema Francês”, com Bertrand Tavernier, “Van Gogh, a Criação de um Mestre”, “Beatles – Behind the Lyrics”, “Cannabis: A História Através dos Tempos” e “Mussolini, o Primeiro Fascista”.
Já a mostra Brasileiros com FSA está composta por obras realizadas por produtoras brasileiras, com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para estreia em diversos canais brasileiros independentes, que serão disponibilizadas a partir do dia 24 de junho, tendo como destaques “Gerson King Combo”, da Giros, “Meu Amigo Fela”, da O2 Produções, “Mães da Terra”, da Caliban Filmes e “Floresta, Onde a Terra Respira”, da Plural Filmes.
Relacionadas
#Colabora
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.