Cidades-pólo do interior têm potencial de propagação da covid-19 semelhante ao de capitais

Com base em dados de mobilidade e ferramentas matemáticas, pesquisadores identificam municípios brasileiros mais vulneráveis à disseminação da pandemia

Por Agência Fapesp | ODS 3ODS 4 • Publicada em 4 de junho de 2020 - 18:36 • Atualizada em 6 de junho de 2020 - 12:14

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Calçadão cheio em plena pandemia em Ribeirão Preto, cidade-pólo no interior de São Paulo: potencial de propagação da covid-19 semelhante ao das capitais (Foto: Alexandre de Azevedo/Prefeitura de Ribeirão Preto)

Elton Alisson*

O potencial de propagação da covid-19 em cidades como Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, equivale ao das capitais de alguns estados do país. Os três municípios do interior são cidades-polo, com grande concentração de indústrias, comércio e serviços, e têm importância estratégica na dinâmica de mobilidade regional, medida pelas fortes conexões que possuem com diversos outros municípios em termos de fluxo de pessoas. Por isso, desempenham um papel central no processo de interiorização de casos de covid-19 no país, aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São José dos Campos, em colaboração com colegas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Resultado de um Projeto Temático apoiado pela Fapesp, o estudo foi publicado na plataforma MedRxiv, ainda sem revisão por pares. “Essas cidades podem ajudar a acelerar e amplificar a interiorização da epidemia de covid-19 ao servir de atalho para a propagação da doença para diversos outros municípios com os quais têm conexões”, afirmou à Agência FAPESP o pesquisador Leonardo Bacelar Lima Santos, do Cemaden.

Para identificar as cidades brasileiras mais vulneráveis à disseminação do SARS-CoV-2, os pesquisadores analisaram a mobilidade entre municípios das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, baseada em uma abordagem de redes. As redes de conexão entre municípios foram construídas a partir de dados de mobilidade terrestre obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fornece informações sobre os fluxos de pessoas entre as cidades por diversos modais.

Distribuição de máscaras e higienização em Campina Grande, cidade com 400 mil habitantes no interior da Paraíba: forças de conexão mais altas do que algumas capitais (Foto: Codecom/Campina Grande)
Distribuição de máscaras e higienização em Campina Grande, cidade com 400 mil habitantes no interior da Paraíba: forças de conexão mais altas do que algumas capitais (Foto: Codecom/Campina Grande)

As cidades foram representadas nas redes por nós e as conexões entre elas como arestas (segmentos de encontro dos nós).Por meio de ferramentas matemáticas foram medidos o número de municípios aos quais uma cidade está conectada – para avaliar o número de destinos possíveis de novos casos da doença –, a força da conexão, em termos de fluxo de pessoas, e a centralidade delas na rede.

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Os resultados indicaram que cidades como Campina Grande, na Paraíba, Feira de Santana, na Bahia, e Caruaru, em Pernambuco, têm forças de conexão mais altas do que as capitais de alguns estados do país. Algumas cidades do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba e Presidente Prudente, também figuraram em posições mais altas em todas as medidas analisadas.

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Ao comparar os resultados das medidas com os casos confirmados de covid-19 no Brasil até 1º de maio, os pesquisadores constataram que a força da conexão é a métrica que apresenta a melhor correspondência com a disseminação da doença no país. As cidades com maior força de conexão também são, em média, as que primeiro registraram casos de infecção pelo SARS-CoV-2. “Dados de mobilidade são fundamentais para pesquisas em desastres e em estudos de disseminação de doenças. As pessoas impactadas por um alagamento, por exemplo, não só moram na região alagada, mas também transitam por aquelas áreas em seus deslocamentos para o trabalho”, afirma o pesquisador, que atualmente faz estágio de pesquisa na Humboldt University, na Alemanha, com bolsa da Fapesp.

Os pesquisadores também conseguiram quantificar o limiar de conexão das cidades que as torna mais suscetíveis a registrar casos de covid-19 no país ou influenciar na disseminação da doença. No início da pandemia no país, em março, eles observaram que esse limiar era bastante alto – na média, as cidades precisavam ter um alto fluxo de pessoas para registrar casos de covid-19. A partir de meados de abril, o limiar passou a ser menor. “Essa é uma possível assinatura do processo de interiorização da covid-19 no país. Hoje, cidades que têm menor fluxo de pessoas já correm um risco significativo de registrar casos da doença porque têm conexões com cidades que são polos regionais”, avalia Santos.

Os pesquisadores pretendem analisar futuramente também os dados de mobilidade aérea e fluvial para avaliar a dinâmica de mobilidade entre cidades da região Norte do país, especialmente na Amazônia. A expectativa é que os resultados do estudo possam apoiar decisões de intervenção na mobilidade entre cidades durante a atual pandemia da covid-19 e em futuras epidemias “Como, infelizmente, estima-se que poderão ocorrer novas ondas da epidemia no país, os dados do estudo podem ser um recurso para predizer quais cidades têm alta probabilidade de registrar novos casos e orientar ações preventivas”, afirma Santos.

*Agência Fapesp

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Agência Fapesp

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