ODS 1
LGBT+60 é eleita a melhor série de diversidade de 2024 no Rio WebFest
Pelo segundo ano consecutivo, série consegue vitórias no festival - considerado o maior do mundo em webséries.
A série ‘LGBT+60: Corpos que Resistem’ saiu novamente premiada da 10ª edição do Rio WebFest, que aconteceu na Cidade das Artes, no Rio, na noite desta segunda-feira, 2. O festival, considerado o maior de webséries do mundo, premia produções nacionais e internacionais. A produção, de autoria de Yuri Alves Fernandes, levou o prêmio de Melhor Série de Diversidade de 2024 pela terceira temporada, lançada em janeiro deste ano. Também concorria nas categorias: Melhor Direção (não ficção); Melhor Roteiro (não ficção); Melhor Série de Variedades; e Voto Popular.
Em 2023, “LGBT+60: Corpos que Resistem” ganhou os prêmios ‘Zé’ de Melhor Roteiro (não ficção) e Melhor Direção (não ficção). Neste ano, o #Colabora também saiu vencedor na categoria especial Melhor Série com Acessibilidade com ‘Circulando pelo Rio’, criada por Valquíria Daher com apresentação de Edu Carvalho. Em outras edições, o #Colabora já recebeu indicações com as webséries “Pedalando até 2030” e “Comendo Lixo”.
LGBT+60
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosDe autoria de Yuri Alves Fernandes, ‘LGBT+ 60: Corpos que Resistem’, narra a trajetória de idosos LGBT+ no Brasil e suas histórias marcadas pela resistência política e social. Em cinco episódios, a terceira temporada premiada contou com as participações da ativista Denise Taynáh Leite; do jornalista Márcio Guerra; da influenciadora Ana Apocalypse; da drag queen Luiza Gasparelly; e do aposentado Seu Franco. Entre vários prêmios desde 2018, data do lançamento, a série conquistou também em 2024 o de “Melhor Uso de Vídeo” para mídias locais no Digital Media Americas 2024 Awards, promovido pela Associação Mundial de Editores de Notícias. Os novos episódios estão disponíveis no Globoplay desde maio deste ano.
O festival
O Rio Webfest é o principal festival internacional de conteúdos dramatúrgicos para web no mundo e pioneiro no Brasil, com início em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro. Além das premiações e rodadas de negócio, o festival promove o produto audiovisual nacional e ajuda criadores a encontrar mercado fora do país.
Ficha Técnica ‘LGBT+60’
Roteirista e diretor: Yuri Alves Fernandes (@yurifernands)
Diretor de fotografia: Gab Meinberg (@gabmeinberg)
Captação: Le Jorge (@lejorgeramos) e Guilherme Maia (@guimaiap)
Produção: Giulia da Graça (@giuliadagraca) e Tatiana Coelho (@_tatianacoelho)
Som: Felipe Gali (@ofelipegali)
Drones: Hugo Rodrigues (@eu_escolhimudar), Diego Quetz (quetz_drone) e Vinicius Meirelles (meirellesvini_)
Produtora: Vintepoucos (@avintepoucos)
Apoio: Marins – Projetos e Soluções (@marinsprojetos)
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (@prefeitura_rio / @_riofilme)
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável (@colabora)
Relacionadas
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.