ODS 1
Força na peruca

Campanha para doações a pacientes do Inca completa 10 anos


Ao escrever o romance “A mulher de trinta anos” (1842), Honoré de Balzac ajudou a criar um termo muito usado no universo feminino e que mais tarde se consolidou como a crise dos 30. No caso da empresária carioca Daniela Fiszpan, o ingresso no rol das balzaquianas provocou uma mudança de alguma maneira inspirada pelos cursos de Cabala. Terceira geração de uma tradicional família de comerciantes, ela começou a se questionar sobre a necessidade de dar um sentido mais profundo para sua trajetória. Era o início dos anos 2000.
– Eu estava a fim de fazer algo que estivesse ao meu alcance, dentro do meu ramo de negócio, para ajudar os outros – lembra Daniela.
Ao ler o best-seller mezzo auto-ajuda “Rumo a uma vida significativa”, do rabino ortodoxo Menachen Mendel Schneerson, teve a ideia de arrecadar perucas – produto que é carro-chefe de sua marca, Fiszpan – para pacientes com câncer. Criou, em 2007, a Campanha do Bem, em prol do Inca Voluntário, do Instituto Nacional do Câncer.
[g1_quote author_name=”Daniela Fiszpan” author_description=”Empresária” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]Nós higienizamos, recuperamos, damos um corte novo à peruca antiga e doamos para o Inca
[/g1_quote]O evento beneficente, que celebra este ano sua 10a edição, incentiva a doação de perucas, oferecendo descontos a quem compra um modelo novo na loja.
– Nós higienizamos, recuperamos, damos um corte novo à peruca antiga e doamos para o Inca. Acabamos contribuindo para a criação e manutenção de uma espécie de perucoteca – explica a empresária.
Fundada pelo avô de Daniela há mais de 80 anos, a Fiszpan é referência na moda e no mercado de perucas, apliques e acessórios. Autoestima é um dos conceitos ligados a este universo da beleza promovido pela marca. Em dez anos de campanha, foram arrecadadas 1.527 perucas. Por um sistema de empréstimo, pacientes do Inca têm acesso a modelos que custam, em média, R$ 2 mil.

– O cabelo é tão importante para as mulheres. É um momento delicado quando ocorre a queda dos fios. Mexe muito com as pacientes. Esta campanha contribui para a melhora da autoestima delas e, portanto, ajuda na resposta dos tratamento – comenta Angélica Nasser, supervisora do Inca Voluntário. – A paciente entra na nossa sala (perucoteca), interage com os voluntários, experimenta as perucas, os lenços…E sai dali renovada.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosComo as perucas são emprestadas, as pacientes podem variar de modelo ao longo do tratamento. Basta devolver uma (sem prazo) e pegar outra diferente. A Campanha do Bem, que já teve madrinhas como as atrizes Luana Piovani e Susana Viera, este ano conta com Lavínia Vlasak. O encerramento será dia 26 de julho. A meta é alcançar a marca de 2 mil perucas doadas ao Inca.
Últimas do #Colabora

Melina Dalboni
É jornalista e advogada. Trabalhou no jornal O Globo, onde colaborou como repórter nas colunas Ancelmo Gois e Gente Boa e no caderno ELA/O Globo. Escreveu para publicações como Veja Rio, Folha de S.Paulo, Elle e Marie Claire. É sócia da Me Gusta Produções, atua como consultora do programa Superbonita (GNT) e integra o time de colaboradores do diretor de TV e cinema Luiz Fernando Carvalho.