Força na peruca

Campanha para doações a pacientes do Inca completa 10 anos

Por Melina Dalboni | ODS 1ODS 3
Publicada em 20 de julho de 2016 - 08:00  -  Atualizada em 20 de julho de 2016 - 14:05
Tempo de leitura: 3 min

Daniela Fizspan: campanha para pacientes câncer
A empresária Daniela Fiszpan: campanha para elevar a autoestima de pacientes câncer

Ao escrever o romance “A mulher de trinta anos” (1842), Honoré de Balzac ajudou a criar um termo muito usado no universo feminino e que mais tarde se consolidou como a crise dos 30. No caso da empresária carioca Daniela Fiszpan, o ingresso no rol  das balzaquianas provocou uma mudança de alguma maneira inspirada pelos cursos de Cabala. Terceira geração de uma tradicional família de comerciantes, ela começou a se questionar sobre a necessidade de dar um sentido mais profundo para sua trajetória. Era o início dos anos 2000.

– Eu estava a fim de fazer algo que estivesse ao meu alcance, dentro do meu ramo de negócio, para ajudar os outros – lembra Daniela.

Ao ler o best-seller mezzo auto-ajuda “Rumo a uma vida significativa”, do rabino ortodoxo Menachen Mendel Schneerson, teve a ideia de arrecadar perucas – produto que é carro-chefe de sua marca, Fiszpan – para pacientes com câncer. Criou, em 2007, a Campanha do Bem, em prol do Inca Voluntário, do Instituto Nacional do Câncer.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos
[g1_quote author_name=”Daniela Fiszpan” author_description=”Empresária” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]

Nós higienizamos, recuperamos, damos um corte novo à peruca antiga e doamos para o Inca

[/g1_quote]

O evento beneficente, que celebra este ano sua 10a edição, incentiva a doação de perucas, oferecendo descontos a quem compra um modelo novo na loja.

– Nós higienizamos, recuperamos, damos um corte novo à peruca antiga e doamos para o Inca. Acabamos contribuindo para a criação e manutenção de uma espécie de perucoteca – explica a empresária.

Fundada pelo avô de Daniela há mais de 80 anos, a Fiszpan é referência na moda e no mercado de perucas, apliques e acessórios. Autoestima é um dos conceitos ligados a este universo da beleza promovido pela marca. Em dez anos de campanha, foram arrecadadas 1.527 perucas. Por um sistema de empréstimo, pacientes do Inca têm acesso a modelos que custam, em média, R$ 2 mil.

Modelo de peruca: chanel
Modelo de peruca: chanel

– O cabelo é tão importante para as mulheres. É um momento delicado quando ocorre a queda dos fios. Mexe muito com as pacientes. Esta campanha contribui para a melhora da autoestima delas e, portanto, ajuda na resposta dos tratamento – comenta Angélica Nasser, supervisora do Inca Voluntário. – A paciente entra na nossa sala (perucoteca), interage com os voluntários, experimenta as perucas, os lenços…E sai dali renovada.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Como as perucas são emprestadas, as pacientes podem variar de modelo ao longo do tratamento. Basta devolver  uma (sem prazo) e pegar outra diferente. A Campanha do Bem, que já teve madrinhas como as atrizes Luana Piovani e Susana Viera, este ano conta  com Lavínia Vlasak. O encerramento será dia 26 de julho. A meta é alcançar a marca de 2 mil perucas doadas ao Inca.

Melina Dalboni

É jornalista e advogada. Trabalhou no jornal O Globo, onde colaborou como repórter nas colunas Ancelmo Gois e Gente Boa e no caderno ELA/O Globo. Escreveu para publicações como Veja Rio, Folha de S.Paulo, Elle e Marie Claire. É sócia da Me Gusta Produções, atua como consultora do programa Superbonita (GNT) e integra o time de colaboradores do diretor de TV e cinema Luiz Fernando Carvalho.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *