ODS 1
Uma das maiores dores de cabeça dos jovens é a entrada no mercado de trabalho. Por isso, a Ação EducaDORA de Incentivo ao Jovem capacitou 57 jovens em cinco cidades do país ao longo do primeiro semestre de 2023. O projeto de formação profissional de jovens à procura de emprego ocorreu em São Paulo e Campinas (SP), Salvador (BA), Itabuna e Varginha (MG), com o patrocínio da Neo Química, por meio da marca Doralgina, medicamento para dores de cabeça que reconheceu que a frustração profissional e a incerteza financeira são preocupações comuns entre os jovens de hoje. (Veja o vídeo para conhecer as histórias de sucesso de alguns formandos).
Cada uma das cinco turmas formadas no curso de quatro meses seguiu uma trilha educacional que buscou complementar a educação básica dos participantes com aulas remotas sobre habilidades socioemocionais, leitura, escrita, comunicação e matemática. Foram mais de 72 horas de muito aprendizado, que incluiu uma qualificação profissional para ingressar no mercado como auxiliar de farmácia.
O conhecimento adquirido em todo o curso gerou descobertas e oportunidades para jovens como Fernando Gomes Oliveira, de 22 anos, que se formou na turma de Varginha, em Minas Gerais. Depois de se formar na Ação EducaDORA, ele conseguiu um emprego como promotor de farmácia. “Antes de conhecer o curso, eu estava desempregado. Era uma dor de cabeça para mim. O meu currículo foi incrementado bastante com o curso. Acabou a dor de cabeça! As oportunidades apareceram”, comemora Eduardo.
Também formanda de Varginha, Cícera Ingrid Pereira da Silva, de 20 anos, começou a trabalhar como auxiliar de logística após a conclusão do curso. Ela ficou sabendo da Ação EducaDORA por um site de vagas profissionais e se inscreveu por sentir necessidade de complementar sua formação na educação básica.
“Minha dor de cabeça era realmente não ter um certificado de um curso, além da minha escola. Amei participar do projeto. Espero que o que aconteceu comigo, conseguir emprego, que todo ensinamento tenha valido muito a pena para os outros alunos também”, torce Cícera.
A caminho da faculdade e do trabalho formal
O projeto também surgiu como uma oportunidade de capacitação para jovens aprenderem as vantagens do trabalho formal. É o caso de Daniela Santos, 22 anos, que participou do projeto em Salvador. “Foi uma oportunidade incrível. O curso nos ensinou muito sobre como lidar com clientes no dia a dia, como é o processo de organização de uma farmácia e quais são as atribuições do auxiliar de farmácia. Isso me despertou interesse em trabalhar na área. Sempre tive trabalho informal e agora quero ser CLT”, planeja.
Beatriz Alves Oliveira, de 26 anos, uma das participantes de São Paulo, concluiu o curso em abril de 2023. Uma semana depois, incentivada pelos estudos, decidiu iniciar a faculdade de Recursos Humanos, de forma online. Atualmente, não está trabalhando, mas procura emprego como auxiliar de farmácia, para poder aplicar os conhecimentos do curso. “O projeto me ajudou a quebrar o preconceito de que cursos à distância não funcionam, abriu minha mente para o aprendizado online. Na época, eu assistia às aulas dentro do ônibus, a caminho do meu trabalho. Descobri então que, se você se esforçar, você consegue”, conta Beatriz.
Os conteúdos da Ação EducaDORA foram ministrados pelo Alicerce, organização que tem a missão de levar educação de alta qualidade para todos no Brasil, e a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), que auxiliou na construção do conteúdo técnico.
A Ação EducaDORA foi mais do que um programa de capacitação promovido pela Neo Química, foi também um agente de transformação de vidas através da educação com impacto social relevante.
Dizer Legal Doralgina:
Doralgina. dipirona, mucato de isometepteno e cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico; incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas. MS 1.5584.0380. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Março/2023.
Relacionadas
Jornalista, com mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), trabalhou nos jornais O Globo e Extra e foi estagiária da rádio CBN. Há mais de dez anos trabalha com foco em internet. Foi editora-assistente do site da Revista Ela, d'O Globo, onde se especializou nas áreas de moda, beleza, gastronomia, decoração e comportamento. Também atuou em outras editorias do jornal cobrindo política, economia, esportes e cidade.