Série ‘LGBT+60’ vence Prêmio Gandhi de Comunicação 2024

Yuri Alves Fernandes, autor da série publicada no #Colabora, conquistou a categoria Produtor de Conteúdo Online. Prêmio reconhece trabalhos que fortalecem a Cultura de Paz.

Por #Colabora | ODS 16 • Publicada em 23 de dezembro de 2024 - 16:54 • Atualizada em 24 de dezembro de 2024 - 10:36

Yuri Alves Fernandes, idealizador de LGBT+60, com Denise Taynáh

Com a série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, o jornalista e roteirista Yuri Alves Fernandes venceu o 17º Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Produtor de Conteúdo Online. Segundo a organização, foram 253 trabalhos inscritos em nove categorias. Em segundo lugar ficou o trabalho “Resistir para Existir”, de Dídio Lopes de Oliveira, e em terceiro “Ceará: comer e curar”, de Nicolas Paulino Pinto. A cerimônia para anunciar os vencedores aconteceu no dia 11 de dezembro no Auditório do Centro Universitário Estácio, em Fortaleza. 

Leu essa? Confira todas as histórias da série ‘LGBT+60’

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz, através da Comunicação. Com o Prêmio Gandhi, a Agência da Boa Notícia visa fortalecer a relação com os profissionais e estudantes de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade & Propaganda –, como também os produtores de conteúdo online, destacando os trabalhos que mais contribuem para a Cultura de Paz que despertem a atenção da sociedade para a importância do tema.

Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora, formada por profissionais indicados pela Agência, reconhecidos e respeitados no exercício de suas atividades na área. Além de Produtor de Conteúdo Online, são cinco categorias para jornalistas profissionais e três para estudantes universitários. A categoria em questão considera trabalhos autorais, publicados em revistas, blogs, portais, sites, redes sociais, youtube e videologs, produzidos e divulgados no país ou no exterior, desde que abordem temática nacional. 

LGBT+60 tem autoria, roteiro e direção de Yuri Alves Fernandes; codireção e fotografia de Gab Meinberg e produção executiva de Giulia da Graça. ‘LGBT+60’ aborda, de forma documental, as histórias de luta e conquistas de cinco idosos LGBT+. A estreia de LGBT+60 no #Colabora foi em 2018. Assista ao trailer abaixo.

A série LGBT+60

A premiada websérie do #Colabora “LGBT+60: Corpos que Resistem”, que já soma mais de 10 milhões de views nas plataformas digitais, estreou sua terceira temporada em janeiro com cinco episódios repletos de histórias inspiradoras que revelam a trajetória de vida e celebrações de brasileiros LGBT+, que vivem a terceira idade em sua plenitude. Os episódios contam as nuances e conquistas por trás da vida da ativista Denise Taynáh Leite, de 74 anos; do jornalista Márcio Guerra, de 63 anos; da influenciadora Ana Carolina Apocalypse, de 65 anos; da drag queen Luiza Gasparelly, de 60 anos; e do aposentado Seu Franco, de 67 anos. “São histórias que nem todas as pessoas estão acostumadas a ouvir, seja na mídia ou em debates. São idosos LGBT+, de diferentes contextos sociais, que contam sobre suas experiências, muitas vezes dolorosas, mas também sobre conquistas e sonhos”, afirma o idealizador do projeto, que tem produção Vintepoucos e coprodução da RioFilme. Os episódios estão disponíveis no nosso canal do YouTube e nas redes sociais. Em maio, também ficou disponível no Globoplay e está em exibição no Canal Futura. 

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Outros prêmios

Desde que estreou, em 2018, “LGBT+60” vem conquistando diversos prêmios, o mais recente foi o de Melhor Série de Diversidade de 2024, pelo Rio WebFest e o internacional Digital Media Americas Awards, na categoria Melhor Uso de Vídeo. Em 2023, também venceu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção, no Rio Webfest daquele ano. “LGBT+60também já levou o Prêmio Longevidade Bradesco Seguros na categoria Jornalismo Web (2019), o 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ na categoria Audiovisual e Arte Cênicas (2021) e a Menção Honrosa na Mostra Cine Diversidade, do Rio de Janeiro (2021). Em 2023, ocupou uma exposição no Museu da República, no Rio. A terceira temporada da série ‘LGBT+60+ Corpos que Resistem’ é resultado do programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022, gerido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica:

Autor: Yuri Alves Fernandes
Roteiro e direção: Yuri Alves Fernandes
Codireção e Direção de fotografia: Gab Meinberg
Captação: Gab Meinberg, Le Jorge e Guilherme Maia
Produção Executiva: Giulia da Graça
Assistente de Produção: Tatiana Coelho
Som: Felipe Gali
Drones: Hugo Rodrigues, Diego Quetz e Vinicius Meirelles
Montagem: Giulia da Graça
Assistência de Montagem: Gabriel Melo
Finalização: Gab Meinberg
Desenho de Som/Mixagem: Felipe Gali e Caudo Feitosa
Pesquisa: Yuri Alves Fernandes
Arte Conceitual: Danilo Torres
Mídias Sociais: João Pedro Boaretto e Allana Gana
Produtora: Vintepoucos
Coprodutora: RioFilme
Apoio: Marins – Projetos e Soluções
Veiculação: Colabora – Jornalismo Sustentável
Assessoria: Prisma Colab

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *