ODS 1
Reportagem do #Colabora sobre enchentes no Sul conquista Prêmio Abecip de Jornalismo
Matéria do jornalista Micael Olegário foi a vencedora na categoria ESG; ao todo foram 114 trabalhos inscritos
A reportagem “Chuvas no Sul: reconstrução impõe repensar ocupação urbana e rural”, publicada em maio pelo #Colabora, foi a vencedora da categoria ESG do 21° Prêmio Abecip de Jornalismo. A premiação faz parte de uma iniciativa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) para levar informações de qualidade sobre assuntos relacionados a crédito imobiliário.
Leu essa? Desastre climático reforça papel da agroecologia como alternativa à agroexportação
O texto, escrito pelo jornalista Micael Olegário, descreve as alternativas para a reconstrução do Rio Grande do Sul após o desastre climático de maio. A reportagem destaca a necessidade de mudanças no planejamento das infraestruturas das cidades e nas lógicas de produção no campo, considerando as mudanças climáticas.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosAs causas da degradação ambiental no estado e a urgência de políticas de mitigação e educação para desastres são outros temas que o texto aborda. A reportagem foi produzida como parte da cobertura das chuvas e enchentes no sul feita pelo #Colabora.
Para Micael Olegário, a premiação reconhece a profundidade e qualidade buscada em toda a cobertura do desastre. “A intenção foi narrar os acontecimentos com um olhar amplo, considerando os contextos sociais, ambientais e econômicos das cidades gaúchas. Tudo isso, sem esquecer que a crise climática afeta, principalmente, grupos marginalizados da população”, afirma o jornalista, formado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e mestrando em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Sobre o 21°Prêmio Abecip
Neste ano, foram 114 matérias jornalísticas inscritas no Prêmio Abecip de Jornalismo. Foram consideradas produções publicadas ou reproduzidas por jornais e revistas, nas versões físicas e on-line, rádio, TV, internet e podcast, em diversos estados e regiões do país.
A avaliação foi feita por uma comissão julgadora formada por oito integrantes, sendo quatro jornalistas especializados na área financeira e três especialistas em economia e crédito imobiliário. O presidente da Abecip, Sandro Gamba, completou a comissão.
Além da categoria ESG, o prêmio Abecip também reconhece produções voltadas para os temas de Crédito Imobiliário e as Políticas Públicas, Custos, Preços da Habitação, Funding para o Crédito Imobiliário e Segurança Jurídica, Digitalização e Eficiência na Contratação do Crédito Imobiliário.
Entre os demais vencedores estão: Circe Bonatelli e Matheus Piovesana, da Agência Estado – Broadcast; Guilherme Silva de Souza Guilherme, da Exame; Italo Nogueira, Yuri Eiras e Julia Barbon, da Folha de S.Paulo; Leno Falk e Teresa Klein, da Agência Radioweb; Leon Ferrari, do Estado de S. Paulo; Lucas Freire Falconery, do Diário do Nordeste; Mariana Reis, Thayane Ribeiro e Agnaldo Silva, da Rádio Bandnews FM e Sérgio Tauhata, do Valor Econômico. O jornal Estado de S. Paulo foi escolhido como veículo do ano.
Relacionadas
Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.