Festival de documentários do Curta! exibe 200 filmes e séries gratuitamente

Segunda edição do Claro Festival Curta! Documentários distribuirá mais de R$ 100 mil em prêmios e tem votação via internet para selecionar finalistas

Por #Colabora | ODS 9 • Publicada em 18 de junho de 2024 - 15:38 • Atualizada em 19 de junho de 2024 - 12:25

Floresta onde a terra respira, filme do festival Curta!. Foto: Divulgação

Com exibição gratuita de mais de 100 conteúdos, entre filmes e episódios de séries nas temáticas de Artes e Humanidades, a mostra oficial da segunda edição do Claro Festival Curta! Documentários começou na segunda 10 junho e seguirá aberta ao público até 10 de julho. O festival este ano disponibiliza ao público 200 conteúdos em três mostras e vai distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios.

Com o intuito de ampliar a difusão audiovisual, filmes e séries que estrearam recentemente na TV paga serão disponibilizados gratuitamente por 30 dias para audiência e votação pelo público via Internet. As cinco produções mais votadas em cada categoria da Mostra Oficial serão as indicadas para apreciação pelo júri oficial, que decidirá os premiados. Para assistir e votar nos filmes, o público deverá acessar o site do festival.

Leu essa? Chiquinha Gonzaga, uma compositora contra o machismo e o racismo

Entre os jurados da Mostra Oficial já confirmados estão o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, o psicanalista Christian Dunker, a atriz Marieta Severo, a diretora Viviane Ferreira e a diretora do grupo Estação de Cinema, Adriana Rattes.

As duas outras mostras, “Internacional” e a “Brasileiros”, com conteúdos também produzidos com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual para estreia em CABEQs, terão sua premiação indicada diretamente pelo voto popular. O Festival apresenta também uma intensa programação de atividades presenciais.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Estão programados uma master class com a multi-premiada documentarista Susana Lira (que dirigiu 18 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando 120 prêmios) e quatro sessões “Salas de Montagem”, nas quais filmes absolutamente inéditos, ainda em fase final de montagem ou finalização, serão apresentados por seus diretores e montadores que, na sequência, conversam com o público formado por estudantes de cinema, cinéfilos e profissionais interessados, emulando as “cabines” de cinema fechadas para imprensa e exibidores.

O festival promoverá, ainda, três painéis de debates sobre política do audiovisual, coordenados por Alfredo Manevy, diretor de um dos filmes em destaque na competição — “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” — que, entre 2006 e 2010, atuou no Ministério da Cultura como secretário de Políticas Culturais e secretário-executivo.

O encerramento do 2º Claro Festival Curta! Documentários reunirá o júri, profissionais dos conteúdos participantes concorrendo e convidados, em uma cerimônia de premiação no complexo de cinemas Estação Net Gávea, na primeira semana de agosto, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O filme "África - Continente partilhado" está no festival Curta!. Foto: Divulgação
O filme “África – Continente partilhado” está no festival Curta!. Foto: Divulgação

Cardápio variado de documentários

No cardápio da Mostra Oficial estão, por exemplo, no campo das artes visuais, os filmes mais recentes sobre Adriana Varejão, Daniel Senise e Guignard. Na pauta musical, o público terá acesso às biografias de Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga e Lupicínio Rodrigues, entre outros. Serão exibidos também documentários sobre temas históricos como “Leopoldina do Brasil”, “1968 – Um Ano na Vida” e “Fake News”. Há séries sobre os bastidores do cinema, como “Diretores de Arte”, de Flavio R. Tambellini, e do teatro, como “Companhias do Teatro Brasileiro”, de Roberto Bomtempo. Dança, artes gráficas, design, memória, pensamento e todos os orixás do candomblé também fazem parte da programação.

A Mostra Internacional, com 67 conteúdos selecionados pela equipe de curadoria do canal Curta!, disponibilizados na rede a partir do dia 17 de junho, conta com obras como “George Harrison: Living in the Material World”, “Viagem Através do Cinema Francês”, com Bertrand Tavernier, “Van Gogh, a Criação de um Mestre”, “Beatles – Behind the Lyrics”, “Cannabis: A História Através dos Tempos” e “Mussolini, o Primeiro Fascista”.

Já a mostra Brasileiros com FSA está composta por obras realizadas por produtoras brasileiras, com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para estreia em diversos canais brasileiros independentes, que serão disponibilizadas a partir do dia 24 de junho, tendo como destaques “Gerson King Combo”, da Giros, “Meu Amigo Fela”, da O2 Produções, “Mães da Terra”, da Caliban Filmes e “Floresta, Onde a Terra Respira”, da Plural Filmes.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *