A pandemia do coronavírus reforçou ainda mais as diferenças socioeconômicas entre jovens estudantes no Brasil. As barreiras no ensino público à distância vêm prejudicando a população de baixa renda que vai prestar o ENEM – que foi adiado para janeiro de 2021, mas a mudança pouco adiantou para a maioria deles.
[g1_quote author_name=”Roberta Camargo” author_description=”Apresentadora do Reload” author_description_format=”%link%” align=”left” size=”s” style=”simple” template=”01″]Nem todos têm computador, celular, acesso à internet. Mas não é sobre isso, é preciso ter amparo familiar, tempo, estrutura e o mais importante: comida na mesa
[/g1_quote]Como mostrou a jornalista Edda Ribeiro, em reportagem para o #Colabora, a crise na saúde atual somou-se a outros problemas dos alunos do terceiro ano para garantir uma vaga na universidade pública: saúde mental na quarentena, ausência de aulas presenciais, exclusão digital e as dificuldades de estudar em casa. Em uma colaboração entre o #Colabora, Ponte Jornalismo e Marco Zero Conteúdo, o Canal Reload preparou um vídeo para discutir sobre esse abismo da educação brasileira, principalmente quando comparada aos privilégios do ensino privado. Quem apresenta é Roberta Camargo. Confira acima e se inscreva no canal.