Fernanda Torres vence o Globo de Ouro de Melhor Atriz: “estou chocada”

A atriz, que vive Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, destaca que "esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos assim"

Por #Colabora | ODS 16 • Publicada em 6 de janeiro de 2025 - 09:54 • Atualizada em 7 de janeiro de 2025 - 13:13

Fernanda Torres com a estatueta de Melhor Atriz em filme dramático: homenagem à Fernanda Montenegro (Foto: Golden Globes / Divulgação)

A brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5/1), por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O longa – indicado ao Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa vencido pelo francês Emilia Perez- revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, interpretada por Fernanda Torres. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.

Leu essa? Ainda estou aqui: a sociedade que escolheu apagar a própria memória

Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando Central do Brasil – também dirigido por Walter Salles e protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro – venceu como melhor filme em língua estrangeira. “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”, disse Fernanda Torres, ao receber o Globo de Ouro. “Com tantos problemas hoje no mundo, tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos assim”, acrescentou a atriz.

Leu essa? Ainda Estou Aqui: nunca esquecer, nunca perdoar

Ainda Estou Aqui, dirigido por Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, mostra como a ditadura brasileira despedaçou famílias, para além da censura, da opressão e da supressão do direito de escolha. O filme ajuda a lembrar como o país respirava medo sob o regime militar. “A vida é incrível, porque às vezes esses momentos de terrível dificuldade acabam formando seu caráter. E é o que eu acho que aconteceu com a Eunice”, disse Fernanda Torres em entrevista à BBC dias antes da cerimônia.

Leu essa? ‘Ainda estou aqui’ e as casas que não estão mais na orla

A morte de Rubens Paiva só foi reconhecida pelo Estado brasileiro em 1996, 25 anos depois de seu assassinato. Até então, oficialmente, ele era um “desaparecido” – uma das 243 vítimas de “desaparecimento forçado”, mais da metade das 434 executada pela ditadura, segundo o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, publicado em 2014. Foi só naquele ano que vieram a público as circunstâncias das torturas sofridas por Rubens Paiva e a identidade dos responsáveis pelo crime. Nenhum deles foi julgado e punido. Estamos em 2025, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro por sua interpretação de Eunice em Ainda Estou Aqui e o corpo de Rubens Paiva continua desaparecido.

Estou chocada…Estou emocionada, por tudo, pela história com a mamãe, com o Walter, pela Eunice Paiva, pelo Marcelo Paiva. Esse filme é tão bonito, está movendo tantas coisas. É tudo muito bonito

Fernanda Torres
Atriz

Na mesma entrevista à BBC, a atriz lembra Fernanda Montenegro. “Eunice lembra muito mamãe, por ter essa inteligência da mulher dos anos 70, que, de certa forma, eu acho que herdei também”, afirmou No filme, Eunice acaba criando sozinha os cinco filhos, que ainda eram crianças quando o pai foi levado. Em uma das cenas, ela é forçada a dizer que “mamãe não está triste” e enxugar as lágrimas quando é perguntada por uma das filhas por que ela estava triste. “A mãe, de certa maneira, tem que dar uma segurada mesmo”, disse na entrevista. “Às vezes você sonha que seus filhos te ponham no colo, mas quando você tenta, acaba não dando muito certo (risos). Toda mãe já teve isso: você tenta chorar para que seu filho tenha pena de você, mas, geralmente, eles não têm, e eu acho que esse é o papel da mãe mesmo, estar ali para segurar”.

Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.

Veja o que já enviamos

Em entrevista após a premiação, Fernanda Torres disse estar “chocada” com a vitória no Globo de Ouro. “Eu achava que não tinha jeito, que não tinha a menor chance. Estou chocada…Estou emocionada, por tudo, pela história com a mamãe, com o Walter, pela Eunice Paiva, pelo Marcelo Paiva. Esse filme é tão bonito, está movendo tantas coisas. É tudo muito bonito”, comentou a artista, em entrevista à Globonews. Ela ainda contou que sua mãe, Fernanda Montenegro, tinha certeza de sua vitória: “Ela falou: ‘vai levar'”.

Fernanda também avaliou o que pode ter contado para sua vitória. “Acho que é um ano dividido, porque todo mundo merecia. É um ano que todo mundo está merecendo… A gente está em um trabalho muito forte e meu nome veio vindo. A Variety ajudou imensamente, o Deadline… começou uma campanha bonita comigo, mas não tenho ideia”, frisou ela, citando veículos especializados em entretenimento. Sobre ter uma carreira internacional, a atriz disse à Globonews: “Não separo a nacional da internacional. É tudo uma carreira só”, concluiu.

Fernanda Torres agradece à premiação com o Globo de Ouro nas mãos: "Estou chocada...Estou emocionada, por tudo, pela história com a mamãe, com o Walter, pela Eunice Paiva, pelo Marcelo Paiva"
Fernanda Torres agradece à premiação com o Globo de Ouro nas mãos: “Estou chocada…Estou emocionada, por tudo, pela história com a mamãe, com o Walter, pela Eunice Paiva, pelo Marcelo Paiva” (Reprodução TNT)

Celebração nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Fernanda Torres. “Emocionante! Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns!”, escreveu Lula nas redes sociais. “Fernanda é versão em português de um nome de origem germânica que significa “ousada, corajosa”. E nós, brasileiros, sabemos, mais do que ninguém, que nossas Fernandas são ousadas, corajosas e, também, talentosas. Minhas felicitações à Fernanda Torres, reconhecida como a Melhor Atriz em Filme de Drama, no Globo de Ouro, por sua atuação em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles”, publicou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O ator Selton Mello, que estava presente na premiação em Los Angeles e comemorou com Fernanda Torres e Walter Salles, publicou um texto nas redes sociais. “Eu vi a história sendo feita. Te amo, Fernanda. Quando eu pousar os pés no chão eu falo mais”, escreveu. “Eunice Paiva, Rubens Paiva, Marcelo Rubens Paiva, o nosso cinema brasileiro. Brasil no topo”.

O casal de atores Taís Araújo e Lázaro Ramos também celebraram o Globo de Ouro de Fernanda Torres. “Ela ganhou! Ela ganhou! E quando uma mulher brasileira conquista o respeito e a admiração por seu trabalho, todas nós nos sentimos um pouco ela. Obrigada Nanda por através do seu trabalho incrível nos afetar em tantos lugares. Te agradeço como mulher, como mãe, como brasileira e como atriz. Viva você! Viva seu talento”, escreveu Taís no Instagram. “Nanda. Que orgulho da zorra de você. Gritei, chorei, achei lindo ter sido a Viola a entregar. Sei lá… tanta coisa”, afirmou Lázaro.

A cantora Ivete Sangalo também foi às redes sociais. “Que alegria ver o Brasil ganhando, e quando o motivo é algo tão essencial e importante como o cinema é pra uma nação, arte, fica ainda mais especial. Fernanda Torres, obrigada por fazer uma nação vibrar, torcer e ser feliz tendo uma atriz da sua grandeza trazendo esse aplauso merecido. Parabéns querida! Estamos tão felizes”, escreveu Ivete.

O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.

Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.

Além disso, Ainda Estou Aqui segue como forte candidato à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, já que integrou a lista de 14 filmes feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os 10 filmes escolhidos para concorrer na cerimônia principal serão anunciados em 17 de janeiro. No mesmo dia, serão anunciadas as indicações para melhor atriz e, principalmente depois da vitória no Globo de Ouro, a expectativa é que Fernanda Torres esteja na lista de candidatas ao Oscar.

#Colabora

Texto produzido pelos jornalistas da redação do #Colabora, um portal de notícias independente que aposta numa visão de sustentabilidade muito além do meio ambiente.

Newsletter do #Colabora

A ansiedade climática e a busca por informação te fizeram chegar até aqui? Receba nossa newsletter e siga por dentro de tudo sobre sustentabilidade e direitos humanos. É de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *