ODS 1


Belém será a sede da COP30 e se prepara para receber líderes e especialistas de todo mundo (Foto: Bruno Cecim / Agência Pará)
O que é a COP30?
Entenda a Conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém do Pará, na Amazônia
A COP30 é a 30ª edição da Conferência das Partes, o principal encontro mundial sobre o clima. Evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), a COP reúne representantes dos países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse encontro, os países discutem metas de redução de gases de efeito estufa e políticas globais. O foco é limitar o aumento da temperatura média global em até no máximo 1,5°C, em relação aos níveis pré-industriais — marco ultrapassado pela primeira vez em 2024, ano mais quente da história.
A conferência do clima acontece todos os anos, desde 1995 — exceto em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Cada edição faz parte de um processo contínuo de negociações climáticas internacionais, com o objetivo de monitorar avanços, revisar metas e definir novos compromissos entre os países.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosPor que a COP30 acontece em Belém do Pará?
O Brasil será o anfitrião do evento pela primeira vez. A maior conferência climática do mundo acontece em Belém do Pará entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. A escolha do local tem um peso simbólico e político: o coração da floresta amazônica será o centro das discussões climáticas do planeta, por sua importância na regulação do clima e na absorção de carbono. Por isso, esta edição também é chamada de “COP da Amazônia” ou “COP da floresta”. A COP30 será um espaço para avaliar o que os países já fizeram — e o que ainda precisam fazer — para conter a crise climática.
Além disso, a COP30 servirá como palco para o debate de soluções globais e regionais, reunindo governos, sociedade civil, empresas e cientistas. A conferência também será uma oportunidade para mostrar as ações brasileiras na proteção da Amazônia. Também discutirá formas de financiamento internacional para projetos de mitigação e adaptação climática.
								Ana Carolina Ferreira
								
						Estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF). Gonçalense, ou papa-goiaba, apaixonada pelas possibilidades de se contar histórias na área da comunicação. Foi estagiária na Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal e da UFF. Amante da sétima arte e crítica amadora do universo geek.









































