
Quantos negros têm no setor da empresa em que você trabalha? Quantos em cargos de chefia? Apesar de pequenos avanços nos últimos anos, a realidade ainda aponta para uma discriminação racial no mercado de trabalho. Um estudo de 2016 do Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil, mostrou que somente 4,7% dos executivos são negros. Em contrapartida, o número de negros nas universidades do país dobrou nos últimos 10 anos: uma esperança futura em meio a esse cenário excludente.
Pensando justamente em conectar esses jovens universitários ou recém-formados, nasce a Comunidade Empodera!, fundada pelo engenheiro de telecomunicações Leizer Vaz Pereira. “Somos uma plataforma de relacionamento que conecta empresas interessadas em diversidade com jovens talentos entre 18 e 34 anos de todo o Brasil. Nós tiramos esses jovens da invisibilidade”, conta Leizer.
Gostando do conteúdo? Nossas notícias também podem chegar no seu e-mail.
Veja o que já enviamosA plataforma é gratuita e voltada não só para o público negro, mas também para pessoas de baixa renda, LGBT+, refugiados e pessoas com necessidades especiais. O objetivo é criar uma ponte para que essa parcela da população ingresse e se desenvolva em grandes organizações. Para a carioca Thayná Alves, estudante de Psicologia de 20 anos, uma forma de quebrar barreiras e abrir novos caminhos para quem sempre encontrou dificuldades em entrar no mercado por causa do preconceito: “Para mim que sou negra, pobre, que faço faculdade com bolsa e que preciso de estágio para ter conhecimento, essa iniciativa é crucial”.
Conheça no vídeo acima histórias de jovens como a Thayná e empresas que estão se beneficiando da iniciativa, além de entender o funcionamento do projeto.