Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Golpe de proporções exponenciais

Cortes do governo interino ameaçam a pesquisa matemática brasileira


(Com a colaboração de Liana Melo) – Espalhados pelas três alas do prédio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), 226 matemáticos desenvolvem projetos complexos, praticamente todos eles com repercussão internacional. O Impa é uma unanimidade entre os especialistas dos principais centros de pesquisa do mundo. Entre os muitos prêmios acumulados em seis décadas, o jovem matemático, e aluno do Impa, Artur Avila, ganhou, há dois anos, a Medalha Fields, equivalente ao Prêmio Nobel da área.

Tamanho acúmulo de conhecimento e respeito internacional não é suficiente para blindar o Impa do corte de gastos previsto no governo interino Michel Temer. Caso o convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) não seja renovado nos próximos dias, o futuro do Impa corre sérios riscos. O prazo final é 30 de maio. Clique ou toque na imagem para ter mais detalhes e ver a fotogaleria. Se estiver usando o celular, prefira a visualização horizontal.

Golpe de proporções exponenciais


Escrito por André Teixeira

Formado em Jornalismo pela UFRJ, começou a carreira como estagiário de O Globo, em 1990. Dois anos depois, passou a trabalhar como free-lancer para empresas como Sebrae, Petrobras, Coca-Cola e Unisys. Em 98, voltou ao Globo, como repórter-fotográfico, e, em 2011, passou a atuar como editor assistente de fotografia. Atualmente escreve e fotografa.

16 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *